segunda-feira, 12 de outubro de 2015

SALVE O DIA DAS PROFESSORAS

PROFESSORA - Mais que heroína, a professora deve ser vista como uma profissional, de indiscutível importância para toda a sociedade, mas que não tem merecido o reconhecimento necessário, por parte do Poder Público, no que se refere à sua justa remuneração e na adequada oferta das condições dignas de trabalho e de crescimento funcional, para o exercício de sua nobre função de educadora e de formadora de cidadãos.
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Sempre admirei a garra e a dedicação dessa injustiçada classe de heroínas, pois tenho a honra de ser casado com uma professora, a qual, já estando aposentada, ainda assim não deixa de pensar, um único dia, sobre seus antigos alunos e de se lembrar, com saudades, de seu tempo na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, na cidade de Minas Novas.
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Sou testemunha viva desse tempo de dificuldades e de completa ausência de incentivos, quando me sentia na obrigação de socorrer minha esposa, colaborando no preparo de material escolar e comprando, com meus próprios recursos, tudo do que ela precisava para desenvolver um bom trabalho, junto de seus alunos, aos quais ela se afeiçoava como se fossem seus próprios filhos e não admitia que nada lhes faltasse.
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Vejo, hoje, também com saudade e muito carinho, seus antigos cadernos de "plano de aula", assim como o álbum de fotografias que ela guarda como relíquias e que ela exibe, a parentes e visitantes, com o orgulho de seus quase trinta anos de magistério.

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É por isto que, neste dia dedicado às Professoras, não poderia deixar de registrar, aqui neste espaço, toda a minha admiração às mestras, de vez que sempre enalteci a figura gigantescas dessas heroínas deixando em mim a marca de minha eterna gratidão.
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VIVA O DIA DAS PROFESSORAS:




CAJUBI CÉSAR FERNANDES





CHICO XAVIER, porém, movido pela grandeza de sua bondade e imensa fé no PODER DE JESUS CRISTO, certa vez afirmou categoricamente que somente algumas criaturas humanas são livres de passar por todo aquele processo de purificação e, quando morrem, o espírito delas seguem diretamente para os braços do Divino Criador, que se reserva ao direito de ser o ÚNICO ANJO DE RESGATE dessas privilegiadas criaturas: TODAS AS MÃES.
AS MÃES, segundo o grande Chico Xavier, formam uma legião de espíritos evoluídos que agem, como ANJOS, numa hierarquia imediatamente subordinada ao DIVINO MESTRE. Nessa legião ficam em permanente comunhão com NOSSA SENHORA e todas as demais mulheres que se consagraram à maternidade, seja pelo parto de seus filhos, seja pelo acolhimento de crianças ou pela especial dedicação às criaturas carentes e indefesas.
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Com esta breve e simples explanação, quero também compreender a indagação feita pela minha amiga ROSÂNGELA BASTOS quando, movida pela imensa saudade de sua bondosa mãe e nossa querida CAJUBI CÉSAR, ela quer saber o motivo que leva à morte essa pessoa tão amada de quem jamais gostaríamos de nos separar. E, nesse sentido, é preciso que lembremos que, além de mãe admirável, CAJUBI foi uma criatura humana, das mais exemplares, movida tão somente pela sua bondade, pelo seu desejo de colaborar e de proteger os mais necessitados.
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Certa vez, perguntando à minha amiga DONA ÁUREA, que foi também outra figura minas-novense que deve ser eternamente lembrada pelo seu imenso trabalho em prol da população carente, onde que ela encontrava apoios para o desenvolvimento de seu incrível apostolado de solidariedade cristã, ela me disse ser apenas uma “soldado” coordenada pela coragem e pela firmeza de pessoas como CAJU, que sempre conseguia os recursos para arranjar os remédios, alimentos, roupas, agasalhos e outros bens de que necessitava, assim como era essa “mãe dos pobres” que não media esforços para curar feridas, aplicar injeções, ajudar em partos difíceis e alegrar, com sua graciosa presença, os lares da periferia que se iluminavam e enchiam de cores e alegrias com a frequente visita que ela fazia até aos mais distantes tugúrios onde uma alma necessitasse de um apoio, de um calor humano , de um gesto solidário e de uma presença carinhosa e amiga.
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Dia do Professor





Dia do Professor
Próximo Dia do Professor será na quinta-feira, 15 de Outubro de 2015
Dia do Professor é comemorado no Brasil anualmente na data de 15 de outubro.
O Dia do Professor foi oficializado nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar seu dia, e também traçar novos rumos para o próximo ano.
Mensagem para o Dia dos Professores
Querido professor, obrigado pela dedicação, paciência e companheirismo ao longo de todos esses anos de ensino. Sabemos que às vezes não me comporto muito bem (falo alto, durmo ou jogo bolas de papel nos colegas), mas eu com certeza sei que o meu futuro depende muito de ti! Obrigado por estar me ajudando a construir o meu amanhã! Feliz Dia dos Professores!
Não és apenas mais um professor, mas sim um mestre! Empenho, dedicação e, acima de tudo, a esperança em ver um futuro melhor para o mundo, são os seus principais motivadores! Não quero decepcioná-lo, professor! Obrigado por dedicar a sua vida ao ensino. Parabéns!
Mestres na arte de educar, especialistas em contar histórias e explicar as ‘maluquíces’ desse mundo… Eu reconheço o grande valor da sua existência, querido professor! O prazer em espalhar a cultura e a informação me enche de orgulho. Sim, tenho muito orgulho em ter o professor mais dedicado e apaixonado do mundo! Muito obrigado por estares sempre presente para nos ajudar a crescer como seres humanos melhores! Feliz Dia dos Professores!
Origem do Dia dos Professores
No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.
O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.
A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

sábado, 10 de outubro de 2015

DIREITOS DAS CRIANÇAS




UNICEF

20 de Novembro de 1959

As Crianças têm Direitos:
Direito à igualdade, sem distinção de raça religião ou nacionalidade.

Princípio I  -
- A criança desfrutará de todos os direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as crianças, sem qualquer exceção, distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de outra natureza, nacionalidade ou origem social, posição econômica, nascimento ou outra condição, seja inerente à própria criança ou à sua família.

Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.

Princípio II -
- A criança gozará de proteção especial e disporá de oportunidade e serviços, a serem estabelecidos em lei por outros meios, de modo que possa desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este fim, a consideração fundamental a que se atenderá será o interesse superior da criança.

Direito a um nome e a uma nacionalidade.

Princípio III -
- A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade.

Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.

Princípio IV -
- A criança deve gozar dos benefícios da previdência social. Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe, cuidados especiais, incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.

Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.

Princípio V -
- A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre da algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.

Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.

Princípio VI -
- A criança necessita de amor e compreensão, para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possível, deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em qualquer caso, em um ambiente de afeto e segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais, não se deverá separar a criança de tenra idade de sua mãe. A sociedade e as autoridades públicas terão a obrigação de cuidar especialmente do menor abandonado ou daqueles que careçam de meios adequados de subsistência. 

Convém que se concedam subsídios governamentais, ou de outra espécie, para a manutenção dos filhos de famílias numerosas.
Direito á educação gratuita e ao lazer infantil.

Princípio VII -
- A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade.

O interesse superior da criança deverá ser o interesse diretor daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais.

A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.

Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.

Princípio VIII -
- A criança deve - em todas as circunstâncias - figurar entre os primeiros a receber proteção e auxílio.

Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.

Princípio IX -
- A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono, crueldade e exploração. Não será objeto de nenhum tipo de tráfico.

Não se deverá permitir que a criança trabalhe antes de uma idade mínima adequada; em caso algum será permitido que a criança dedique-se, ou a ela se imponha, qualquer ocupação ou emprego que possa prejudicar sua saúde ou sua educação, ou impedir seu desenvolvimento físico, mental ou moral.

Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Princípio X -
 

terça-feira, 6 de outubro de 2015

“DURA LEX, SED LEX”





“DURA LEX, SED LEX”
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A criminalidade campeia, à solta, no município de Minas Novas, onde a Segurança Pública, assim como os demais serviços comunitários, está uma verdadeira calamidade.  A bandidagem está agindo livremente, à luz do dia, colocando a população em constante estresse e ninguém vê qualquer providência por parte do prefeito, uma autoridade que está sendo comparada ao zero à esquerda.
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POR FALAR EM LEIS E EM POLÍCIA, acabei de me lembrar de um fato, muito antigo, mas que pode sugerir uma saída para resolver os problemas de segurança pública em nossa cidade. Vou direto aos fatos: 
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Lá pelos idos de 1940-1950, para variar, Minas Novas estava entregue às traças, pois não havendo boas lideranças no município as coisas desandam e, como diziam os mais experientes, a "vaca vai pro brejo". Naquele tempo, como agora, a falta de vergonha era geral e os políticos que aqui militavam só o faziam no sentido de encherem suas burras - ou seja - para puxar a sardinha para sua brasa, botarem o dinheiro da prefeitura no bolso e viverem, com seus familiares, no bem bom das capitais. 
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Nesse tempo o descaso era tanto que as igrejas estavam caindo e até o fórum, que funcionava no Sobradão, deixou de existir em virtude das péssimas condições daquele prédio. Escola pública só existia uma e, mesmo assim, eram poucas as professoras formadas. Prefeitura era uma repartição de enfeite, onde compareciam os empregados somente no dia de receber o salário. Não havia juiz, nem promotor e o delegado era chamado de "calças curtas", pois era um pau mandado do prefeito. Mesmo assim, sendo o principal "testa de ferro" o pobre do delegado vivia no mais completo aperto e sofrimento para fazer o seu serviço - diga-se de passagem - sem receber qualquer salário em troca. Era apenas um cargo honorífico, para atender os interesses partidários e do chefe político. Contudo, como se tratava de pessoa muito simples mas orientada pela religiosidade, pelo bom senso e pelo respeito que vigorava entre as famílias, essa autoridade procurava pautar-se pela "boa convivência", sem cometer arbítrios e injustiças. Mas a falta de um poder mais efetivo, com mais representatividade e condições de agir, levou a comunidade a sentir, cada vez mais, a sua decadência e os efeitos do abandono administrativo. 
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Foi assim, estando sem saída, que o delegado, que era o saudoso JOAQUIM LOPES, procurou pelas pessoas que ele acreditava serem as mais importantes do lugar, como o próprio prefeito da época, os vereadores, o juiz de paz, o adjunto de promotor de justiça, as professoras, o padre, os comerciantes e mais alguns amigos e estes, junto dele, passaram a discutir as medidas que deveriam tomar, mas o que se verificou foi um jogo-de-empurras, quando um ficou passando sua responsabilidade sobre os ombros do outro e, daquela discussão, resultou que em nada chegaram de positivo. Ninguém queria assumir responsabilidade e cada um achava que deveria ficar no seu canto, como se nada fosse de seu interesse. Mas, aquele bom homem, muito bem intencionado e de fato desejoso de ver a cidade andar nos trilhos da normalidade social, sem bagunças, sem alterações e sem crimes, mas, ao mesmo tempo considerando sua triste impotência diante de tantos problemas graves, ele resolveu tomar uma drástica atitude. Mandou que sua filha, a saudosa professora MARIA LOPES, pintasse uma faixa bem grande, com os seguintes dizeres, afixando-a em frente de sua casa, pois nem mesmo delegacia existia:

"POR FALTA DE AUTORIDADES, DE POLICIAIS E DE CADEIA, A PARTIR DESTA DATA FICAM PROIBIDAS AS BRIGAS"

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LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
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  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
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  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
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  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

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