quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PERDER OU VENCER


PERDER OU VENCER SÃO ACIDENTES DE PERCURSO NA ESTRADA DA VIDA DAQUELES QUE CONFIAM EM DEUS E QUE SEGUEM DE CABEÇA ERGUIDA, COM AS MÃOS LIMPAS, O CÉREBRO LIVRE DA ARROGÂNCIA E MALDADES, TENDO O CORAÇÃO CHEIO DE FÉ, DE AMIZADE, DE ESPERANÇAS E DE PERDÃO.

Nós vivemos em um mundo onde as vitórias acontecem, mas as derrotas também acontecem.
• Se um time de futebol ganha o outro perde. 
• Se no tribunal, um ganha o outro perde. E isso é recebido pelas pessoas, nas mais variadas formas. 
• Enquanto um fica alegre, o outro fica triste. Enquanto uma acha que foi abençoado outro pensa que foi amaldiçoado.
E na teologia da prosperidade, experimentar uma derrota é estar em pecado, longe de Deus, pois segundo o que ensina, o homem vitorioso nunca pode perder.
Verdadeiramente Cristo é vitoria sempre! Mas nós cristãos, como pecadores, somos às vezes colocados à prova durante esses desafios que se nos deparam no nosso cotidiano. Desta forma estamos sujeitos às forças contrárias, às intempéries, aos percalços, aos tropeços, às quedas e às  desonras, das quais poderemos nos livrar, superar  e, finalmente, vencê-las nas etapas que se sucedem pela estrada de nossa vida.                                                                      
As derrotas existem e nós não devemos fugir delas, porque elas fazem parte de nosso viver. O que se torna preciso, para que a própria vida seja constantemente renovada, é estarmos atentos e vigilantes. Não devemos nos deixar abater diante de uma eventual derrota, em momentos de dor, na ocasião de alguma perda, no contexto do nosso chamado em nossas vidas, porque temos uma missão a cumprir e as vitórias daqueles quem têm o chamado em Cristo, fazem parte do cotidiano, e  cada um terá um resultado final segundo seus merecimentos. Deus age em nossas vidas de maneiras diferentes. O que, agora, neste exato momento se nos  apresenta de uma forma diferente daquela que desejamos merecer, revelar-se como a mais adequada para produzir os desígnios de Deus. A Providência Divina nunca falha e somente Deus é capaz de produzir a verdadeira misericórdia, pois dele é a VERDADE E A JUSTIÇA.            
Nós sabemos que uma pessoa não vive somente de vitórias. As vitórias e as derrotas, assim como a pobreza e a riqueza, são acidentes de percurso em nossa trajetória e se fazem presentes em nossa vida através das nossas atitudes, a nos recordar sempre da nossa própria condição de seres imperfeitos, perante o Deus nosso Criador.
O que precisamos é aprender, nesse momento, é olhar para a derrota sem derrotismo e usufruir da vitória sem arrogância, porque tanto a derrota como a vitória estão presentes em nossa vida, e que tudo dependerá das nossas corretas  atitudes e bons propósitos.

Nm 13 : 25 - 33.

25 Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, 26 caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. 27 Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. 28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. 29 Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. 30 Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. 31 Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. 32 E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33 Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.
Então, no texto lido, vemos duas realidades:
A 1ª realidade foi de uma atitude positiva:
27 Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela.
Ou seja, a terra é muito boa! A terra é Excelente! Essa foi a noticia que trouxeram ao povo.
E a 2ª realidade, foi de uma atitude negativa:
28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. 29 Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão.
O que fez com que eles ficassem impressionados, e foi onde a visão carnal prevaleceu, foi quando eles disseram que o povo que nela habita era monstruoso! Que era um povo formado de gigantes.
Então, o que podemos ver é que existia uma sensação de vitória, porque a terra é boa; mas logo veio a sensação de derrota, de que não iria dar certo, porque havia um povo poderoso lá.
Veremos neste texto, que os 10 espias, foram habitados por um espírito de derrota.
A atitude dos 10 espias não foi concentrada na visão divina de ter fé e crer em uma possível vitória, mas foi concentrada em uma visão carnal e negativa, porque já tinham absorvido a derrota como coisa concreta em seu espírito.      
Eles tinham confessado a derrota, antes de serem derrotados!                                                                           
Precisamos estar vigilantes, e não absorver as sugestões de satanás.
O versículo 31 nos diz assim:
31 Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
Como é triste ver alguém confessando sua incapacidade, antes de ir à luta!                                         
• Não posso. 
• Não vou conseguir.
 
• Não vai dar certo.
• Não sou forte como eles….isso é confessar a derrota antes de enfrentar o inimigo.
       
 
Todas as pessoas que não têm uma visão divina correta, só veem as coisas colocando defeitos, porque têm uma visão de derrotado.                                                                         
Veremos os 3 tipos de visão incorretas e que desonram a Deus:
Na 1ª delas, eles ressaltaram os defeitos e os problemas ao invés das coisas boas. Veja o versículo 32.
32 E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.                      
Na 2ª eles aumentaram as dificuldades. Veja o versículo 33.
33 Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.
Amados, eles sequer haviam sido vistos pelos Anaquitas!
Na 3ª, tudo isso teve uma conseqüência:
O povo se revoltou contra Moisés, foi tomado pelo pessimismo, desânimo e incredulidade.
Foram também, devido às suas atitudes, terrivelmente castigados…veio perturbação na mente deles.
Em Nm 14:1 – 2, a palavra do Senhor nos diz assim:
1 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. 2 Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!
Todo tipo de atitude incorreta contra as ordenanças de Deus, contra os princípios da palavra, nos trazem de volta a mente de cativeiro. Ou seja, todos desanimaram, por causa de 10 infelizes espias.
Se você Líder, fez alguém perecer, com atitudes incorretas suas, de desonra, de desânimo, de pessimismo ou de incredulidade, corra e restaure essas pessoas, porque esses 10 espias, sequer Deus falou a respeito deles depois disso. 
Quem tem esse tipo de atitude, desonra a Deus!
Todos os que desonram e que não acreditam no chamado, perecem e são esquecidos.
Porque uma pessoa pessimista, que não quer lutar, e que é derrotada em suas emoções, tem um poder diabólico de influência que consegue levar uma multidão à derrota, consegue levar uma multidão a murmuração e ao desespero.
Mas graças a Deus que o que habita em nós, é a atitude de humildade e de vitória.
A atitude de Josué e Calebe foi otimista, foi a de ter vitória.
Josué e Calebe acreditaram nas promessas de Deus. E baseados nestas promessas, Josué e Calebe, viram as possibilidades de conquistar a terra de Canaã.
E como nós acreditamos nas promessas, e vimos a possibilidade, através desse modelo que Jesus nos deixou M12, de conquistar tudo ao nosso derredor, com humildade e com a atitude de um vitorioso, buscando assim uma mudança interior em nossa vida.
Como?
1° Tendo afirmação positiva de fé, de quem crê nas promessas.
Vemos em  Nm 14: 7, como Josué e Calebe tinham essa convicção do Deus que eles serviam:
7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa.
Ou seja, a terra que Deus nos deu para possuir é essa, e nós temos que ter uma visão otimista, como Josué e calebe tiveram naquela época.
Josué e Calebe creram na vitória e tentaram convencer a multidão de que a terra era boa.
2ª coisa, que é essencial, é crer nas promessas de Deus.                                                                               
Em Nm 14: 8 Josué e Calebe mostraram essa fé.
8 Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.  Aquele povo não entrou na terra porque não creu.
O que podemos observar também é que a fé dos dois não minimizou as dificuldades, mas colocou a questão da vitória sob a vontade de Deus.
O que eles disseram? “Se o Senhor quiser”. E o Senhor queria.
Mas o negativismo levou o povo a peregrinar pelo deserto durante 40 anos.
A desonra para Deus foi tanta desse povo, que toda aquela geração incrédula ficou peregrinando pelo deserto até que todos morressem.
Vejamos o que esse texto quer nos ensinar:
O 1° ensinamento é que a derrota pode ser fruto de uma atitude negativa e incrédula.
11 Disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele? 
 
O 2° ensinamento é que a derrota também é fruto da desobediência.
23 nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá. 24 Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.
E o 3° e último ensinamento é que podemos nos tornar vítimas, de nossas palavras e visão.
27 Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim.
28 Dize-lhes: Por minha vida, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. 29 Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;
Precisamos andar em uma só visão, em um só sentimento e em um só espírito para conquistarmos.
Precisamos acreditar nas promessas de Deus para as nossas vidas, e seguir em frente na certeza de que tudo é vitória em nossas vidas.
Não se deixe ser derrotado por aquele que quer frustrar o chamado de Deus em sua vida, porque maior é o que está em você do que o que está no mundo.
O bem jamais será derrotado pelo mal.
"Sua jornada moldou você para seu bem maior, e foi exatamente o que precisava ser. Não pense que você perdeu tempo. Não existem atalhos para a vida. Foi necessária cada e toda situação que você encontrou para trazê-lo para o agora. E agora é o momento certo."
( Asha Tyson ) 

A vitória é o resultado final de um acalantado projeto, numa grande caminhada que dura muito tempo, na qual haverá batalhas, tropeços, quedas, tristezas, derrotas, acordos, acertos, muita luta, alegrias e, acima de tudo, o desejo de todos em andarem unidos pelo bem comum, sempre sob a proteção de um Deus que é todo poderoso e o único dono do nosso destino.
VENCEM OS QUE CREEM E QUE SEGUEM NA JUSTIÇA;
VENCEM OS QUE LUTAM COM HONESTIDADE;

VENCEM OS QUE SE PERSEVERAM NO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog