quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O BARROCO TARDIO MINEIRO EM MINAS NOVAS

IMAGEM POLICROMADA DE DOURADO, DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO BOM SUCESSO DE MINAS NOVAS, ENTRONIZADA EM ALTAR ESCULPIDO (A CANIVETE) EM UM BLOCO ÚNICO DE JACARANDÁ NEGRO.
(CONJUNTO REMANESCENTE DA CAPELA PARTICULAR DO CÔNEGO BARREIROS)


O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.

Contexto histórico
O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.

Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.

A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a idéia de irregularidade.

O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades, embora as principais características do barroco estão presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com freqüência.

BARROCO EUROPEU

As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são : mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
Podemos citar como principais artistas do barroco: o espanhol Velásquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo Rubens.

BARROCO NO BRASIL

O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.

O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).

Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.


O barroco, no Brasil, foi introduzido no início do século XVII pelos missionários católicos, especialmente jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. O poema épico Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira, é um dos seus marcos iniciais. Atingiu o seu apogeu na literatura com o poeta Gregório de Matos e com o orador sacro Padre Antônio Vieira, e nas artes plásticas seus maiores expoentes foram Aleijadinho, na escultura, e Mestre Ataíde, na pintura.


No campo da arquitetura esta escola floresceu notavelmente no Nordeste, mas com grandes exemplos também no centro do país, em Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Na música, ao contrário das outras artes, sobrevivem poucos mas belos documentos do barroco tardio. Com o desenvolvimento do neoclassicismo a partir das primeiras décadas do século XIX a tradição barroca, que teve uma trajetória de enorme vigor no Brasil e foi considerada o estilo nacional por excelência, caiu progressivamente em desuso, mas traços dela seriam encontrados em diversas modalidades de arte até os primeiros anos do século XX.



BARROCO TARDIO EM MINAS NOVAS (MG)

ALTAR-MOR DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO DOS HOMENS PARDOS DE MINAS NOVAS (MG), ONDE SE NOTAM OS RECURSOS DO DOURAMENTO.

Na cidade de Minas Novas existe ainda um expressivo conjunto arquitetônico considerado como “barroco tardio mineiro”, assim classificado em razão de terem as construções surgido no final do século 18, período coincidente com o final do ciclo do ouro, quando ali ocorreram os últimos descobertos de jazidas auríferas, sendo a VILA DO FANADO (nome original da povoação fundada em 1727) localizada no extremo norte da chamada ESTRADA REAL, fazendo a intermediação dos caminhos que demandavam a Província da Bahia, época esta caracterizada pela exaustão das safras auríferas.


Em decorrência da crise da mineração, nas edificações públicas, sacras e monumentos diversos foram utilizados outros recursos de materiais locais em substituição às generosas aplicações de douramento que caracterizaram as edificações das demais cidades históricas, localizadas no circuito da mesma “Estrada Real”, em seus prolongamentos tidos como "novo" e "velho", estes que, na realidade, se originavam das regiões produtoras, tando de riquezas mineirais como de produtos agrícolas que abasteciam a metrópole e as "caquendes" (como Diamantina, que apenas fazia intermediação da produção vinda do Jequitinhonha!).

A simplicidade dos detalhes artísticos, entretando, em nada comprometeu a expressividade da obra que restou exuberante e que bem caracteriza o sentimento religioso e ao mesmo tempo solidário, no sentido social e profano, nas vertentes da culinária, do folclore, do artesanato e dos costumes gerais que dali se expandiram e evoluiram para todo o Vale do Jequitinhonha.

******

TESTES E SIMULADOS > QUIZZES - Uma boa prática de se atualizar acerca dos conhecimentos gerais necessários a uma pessoa razoavelmente em dia com o mundo culto: WWW.mundo.busca.uol.com


BOLETIM UOL QUIZ EDUCAÇÃO


'Ó não aguardes, que a madura idade/ Te converta essa flor, essa beleza/ Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada'.


Os versos são do poeta brasileiro Gregório de Matos.


O que você sabe sobre o Barroco no Brasil?



Teste-se

( Foto: Flávio Florido/ Folha Imagem)


1- Que poema épico de Bento Teixeira foi que marcou o início do Barroco no Brasil?
Perseguido pela Inquisição, o poeta morreu em 1600:

O Uraguai

Os Lusíadas

Prosopopéia

Eustáquidos




2- Que contrastes foram explorados pelo poeta Gregório de Matos na sua literatura barroca?

O soneto e o sermão

O modernismo e o parnasianismo

A religiosidade e a libertinagem

A sensualidade e o erotismo



3- Luís de Góngora e Francisco de Quevedo são escritores de que país? Eles serviram de inspiração para o Barroco no mundo:

De Portugal

Da Itália

Da França

Da Espanha




4- 'Nasce o Sol, e não dura mais que um dia/ Depois da luz se segue a noite escura'. Que figura de linguagem, típica do Barroco, você identifica nestes versos de Gregório de Matos?

A meteorologia

A catacrese

A antítese

A hipérbole




5- As obras estão em Ouro Preto, Congonhas do Campo, Mariana. Assinale o nome de um mestre da escultura de estilo barroco no Brasil:

Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde

Antônio Francisco da Costa Lisboa, o Aleijadinho

Padre José Maurício

Padre Antônio Vieira





6- 'Eu era em Portugal/ sábio, discreto, entendido (...) mas chegando a esta cidade/ logo não fui nada disto,/porque um direito entre tortos/ parece que anda torcido'. Em que cidade o Boca do Inferno escreveu grande parte de sua poesia?

Em Recife

Em Salvador

No Rio de Janeiro

Em Luanda

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog