terça-feira, 9 de junho de 2009


Já não se fazem farmácias como as de antigamente, pois nos dias atuais, até as louras de farmácia são falsificadas. O Biotônico, naqueles bons tempos de Agenor, era melhor que o Vinho do Porto dos dias de hoje!!!

PHARMACIA SANTOS

(À MEMÓRIA DE MEU PADRINHO WALDEMAR CESAR SANTOS,
QUE HOJE É NOME DE UMA AVENIDA)
-

Como todos sabem, o longevo Professor Chalaça - afora os gorós homéricos de pinga com jurubeba que tomava diariamente (para isto carregava no bolso uns frasquinhos de EPOCLER - adenosina, dl- metionina, betaína, citrato decolina, cloridrato de piridoxina, sorbitol - sabor de abacaxi) e, além disto, torresmos, chouriços, muzzelas, lombos e feijoadas, pois muito metódico, sempre se cuidou bastante da saúde, o que lhe permitiu chegar, naturalmente, aos dias de hoje gozando de uma saúde invejável e de posse de todas as faculdades físicas e mentais.

-

É que, durante toda a vida, ele sempre usou medicamentos da Pharmacia Santos, na Rua do Amparo, s/n –lá nas Minas Novas, onde havia, entre outros, os "productos medicinaes, compendiados em o Pharol Medicinal", como a Maravilha Curativa do Dr. Humphreys, à base de Hamamelis Virginica; os homeopáticos Coryfolium, Nux Vomica e Phosphorus; as pastilhas de leite de magnésia - Milma, e a Malvona; Vick Vaporub, à base de cânfora, o Chophytol, à base de alcachofra, para distúrbios digestivos, o Optalidon, para dores de cabeça. As Pílulas de Vida do Dr. Ross e Galenogal; xarope Tussaveto, pastilhas Biolaymo, Linimento de Sloan; Bromil, Pondicilina, emplastro Sabiá, cigarros Gonzaga (de Estramôncio ou Beladona, para asmáticos) e Astringosol ("Tereza é uma princesa, lava a boca com Astringosol"). Bolinhas de tetracloroetileno (Lab. Laffi) para tênias, xaropes Benadril e Ambenil; Curitibina, Mistol, Pilulas do Dr. Mc Coy, Guaraina. Peitoral Pinheiro (usado até hoje pelo Rafael); Neo-Riodine, Arhéol, Kola Astier; Urodonal, para os rins; Grindélia de Oliveira Júnior, Colubiasol. Rugol, Hidrolitol, Vinho Reconstituinte Silva Araújo, Pastilhas Valda, Rhum Creosotado, Lugolina, Cilion. Odorono (desodorante), Odorance (perfumava o hálito), Alginex, Untissal (unguento), Magnésia Fluida de Murray, sal amargo (sulfato de magnésio), cataplasma de Antiphlogistyne, Neo-Rhumex (injeção para gripe), injeção de ouro (também para gripe), Eucaliptyne (também). OtoSulfa (com um pedacinho de algodão, para não escorrer de volta), Ambodryl (irmão do Benadryl), Trilafon, Ipecacuanha, Elixir João da Silva Silveira, Elixir Dória, Elixir 914, xarope Queiróz, Salsaparrilha do Dr. Ayer, Pilulas do Abade Moss, Pílulas de Lussen. E, mais importante, para os Primeiros Socorros, dispõe até hoje de uma maravilhosa caixa importada, cujo conteúdo é uma reserva estratégica de todos estes medicamentos mencionados.São produtos que equivalem a uma panacéia.

-
Curioso é que até os anos 60 muitos destes "medicamentos" ainda eram utilizados: tomei muito xarope de Gringelia, que ao menos era muito gostoso e se dessem bobeira eu entornava o vidrinho de uma vez só.

-
Às escondidas, bebíamos vidros mais vidros de Biotônico, Água Ingleza, Vinho Reconstituinte, naqueles cálices que vinham junto da embalagem, e no lugar do medicamento colocávamos cinzano misturado com água da talha. Agarol, então, era uma delícia.,,

-
Acredito que muitos dos supracitados, tenham migrado para a dita medicina alternativa. Tomava-se cloreto mercuroso no passado, assim como se aplicava merbromino como antisséptico, um metal pesado cumulativo e altamente tóxico, só que até hoje estamos vivos e fortes.

-
A verdade é que, com o aumento, no mundo, da síntese orgânica e graças ao advento do petroquímica fina, estas formulações artesanais deram lugar aos medicamentos testados e validados pela química moderna e pela medicina da era nuclear.

-
Sempre achei muito estranho o uso de suga-sangue como terapêutico. O mais belo exemplo são os tais do beta-bloqueadores, pois isso cura quase tudo! A velocidade com que a ciência apresentou, não ainda a cura, mas a resposta breve para uma melhoria na qualidade de vida para os portadores do HIV, lá ainda nos anos 80, foi impressionante e essas drogas, a cada dia, tornam-se mais específicas, sem agredir a saúde do paciente. Já existem terapias, em aplicação nos EUA, como a “trapp drugs”, cuja forma permite-se “enganar” o vírus e dificultar ou até mesmo impedir sua reprodução no interior de uma célula.

-Os avanços são consideráveis, mas dentre os velhos e saudosos medicamentos, como os da nossa casa, que ficavam em uma caixinha metálica toda branca, com uma grande cruz vermelha bem no meio, muitos ainda são eficazes. A referida caixa de emergência era um produto distribuído pela Johnson&Johnson e creio que, se ainda existe, deve ser muito utilizada em casa, onde hoje estão os netos e bisnetos da mamãe, que ardilosos, assim como eu no meu tempo de criança, certamente vivem se machucado nas estrepolias. Tintura de iodo, mercúrio-cromo, gazes e esparadrapos, pomada de sulfato de penicilina, pomada de picrato de butesina (da Abott) que era proibido em todo mundo, por ser confirmadamente agente carcinogênico, Melhoral infantil, de embalagem branca, Cibalena (Ciba) nun saquinho rosa; na farmacinha tínhamos xarope de Grindélia, Farmacetina, álcool com folhas de arnica, álcool 96&25 GL em garrafa de vidro e rolha de cortiça (não me lembro a marca agora), um frasquinho de éter para "soltar" o esparadrapo, atadura em algodão, óleo de rícino e o famigerado óleo de fígado de bacalhau suspensão de Scott, argh!!!!!!!!.

-
Tinha Capote Anglaise; lembro-me que quando criança tomava sempre os xaropes Ambenil e Benadril, que eram deliciosos. Tempos depois soube que foram proibidos porque causavam dependência, uma pena, não me lembro se resolviam, mas que eram gostosos, isso eram.
E a homeopatia? muita gente acreditava piamente nesta medicina de água pura.
AROLFRAN -

-
Lembro de muitos outros, pois na Loja vendíamos muito deles, assim como os vendiam até mesmo nas vendas, como na dos Camargos, entre eles que eram usados la em casa (por volta dos anos 50, 60 e 70). Fez-me lembrar do medicamento para vermes chamado de "saúde das crianças" (êta remedinho ruim) Dava até vontade de fugir de casa quando tomava conhecimento que iria ter que tomar o bendito remédio na manhã seguinte. Aproveito para lembrar também do Emulsão Scoot (óleo de fígado de bacalhau!)
-
Lembrando dos remédios de antigamente, naqueles tempos reinava absoluta a “Maravilha Curativa do Dr. Humphreys”, à base de Hamamelis Virginica, que de unha encravada a câncer, passando por ralados e dores de cabeça, era o santo remédio. Além, é claro, dos homeopáticos Coryfolium, da Nux Vomica e do Phosphorus. Não podiam faltar as pastilhas de leite de magnésia - Milma, e a Malvona. Obrigatório, para as crianças crescerem fortes e saudáveis, era a nauseante Emulsão de Scott, óleo de fígado de bacalhau com o pescador encurvado no rótulo. O pote de Vick Vaporub, cheirando a cânfora, o Chophytol, à base de alcachofra, para distúrbios digestivos, o Optalidon, comprimidos cor de rosa, para dores de cabeça. E um aparelho de três partes, com um abaixador de língua vazado, um recipiente para líquido (tipo iodo) e uma pêra semelhante a dos aparelhos de pressão, para “pinceladas” nas gargantas inflamadas. O sempre presente “Cristal Japonês”, um creme frio, em bastão, para dores de cabeça. Cibalena, Acetim, Ambrassinto, AAS infantil, Melhoral e o hoje proibido Elixir Paregórico, Manah (sacarose de tamarindo composto, numa caixa metálica pintada de verde) cujo conteúdo, uns torrõezinhos, usávamos para adoçar queimadinha de cachaça com limão, para beber antes das “horas-dançantes”. Lavolho para qualquer problema ocular e Atroveran para dores de barriga. Mercúrio-cromo, ainda com uma haste de vidro presa sob a tampa, para espalhá-lo na ferida. Pomadas diversas, entre elas Nupercainal, Furacin, Basilicão e Beladona. Algodão, gaze, termômetro, leiba, biotônico, sadol, veramon, cibalena, cibazol, agarol, pílulas vitalizantes cor de sangue, pílulas do Abade Moss, Pílulas de Erva de Bicho, Xarope Thuyuiuh, ..... Pílulas de Vida do Dr. Ross, um “must” da época, e Galenogal, nunca vi. “Dura lex, sed lex, no cabelo só Gumex”,
que vinha num pote de vidro, na forma de um creme avermelhado, ou então Brylcreem ou Fixador Bourbon. Para dor de ouvido, gotinhas de Aurissedina. Faltou algum?
-
Ainda me lembro do xarope Tussaveto, pastilhas Biolaymo, Linimento de Sloan etc...
A famosa POMADA MINANCHORA era um remédio, mas era vendida mais durante o carnaval, para os foliões pintarem a cara de branco... e também para os palhaços de circo.

-
Elixir Paregórico, Cibalena, Cafeaspirina, Bromil, Pondicilina, emplastro Sabiá, cigarros Gonzaga (de Estramôncio ou Beladona, para asmáticos) e - como esquecer? - do Astringosol ("Tereza é uma princesa, lava a boca com Astringosol"). Bolinhas de tetracloroetileno (Lab. Laffi) para tênias, xaropes Benadril e Ambenil. A maior parte dos remédios ainda estão à venda, inclusive a Maravilha Curativa. Bons tempos...

-
Calcigenol, Bromil, Curitibina, Mistol, Pilulas do Dr. Mc Coy, Guaraina...
Quando eu era criança, lembro de ter tomado um remédio pra tosse chamado Peitoral Pinheiro. Era gostoso! Nunca mais ouvi falar dele.
Calcigenol Irradiado, Gotas Binelli para a tosse, Regulador Xavier (A Saúde da Mulher). Neo-Riodine, Arhéol, Kola Astier... Atroveran nas cólicas menstruais...

-
Foi Joaquim Manoel Luiz quem descobriu que o líquido que havia dentro das bolinhas de tetracloroetileno,moído no lenço e inalado, dava o maior barato.

-
A família era composta de: Cloreto de etila ( Kelene), Tricloroetileno ( Trilene) e Tetracloroetileno.

-
Eu adorava as pastilhas de Pondicilina. Também tomei muito Gotas Binelli para a tosse. E também fiz muita inalação com Vick Vaporub. Nunca mais tinha ouvido falar nesses remédios.
Urodonal (remédio para os rins anunciado no rádio pelo Jorge Cury)e Xarope Lasa (escuro e de gosto horrível).

-
Agarol, as bolinhas homeopáticas do Dr. Almeida Prado - as famosas 46 - e os supositórios de glicerina. Hemovirtus também é bem antiga, como a erva de bicho e a castanha da Índia...

-
Já que é um sábado com ares hipocondríacos, não podia deixar de lembrar das injeções! Eram o meu terror, e eu já desconfiava, de longe, ao ver chegar Luquinhas com sua maletinha marrom debaixo do braço, quando vinha aplicar suas vitaminas, antitérmicas e antigripais. Quem tinha a mão mais leve era Du de Agenor. Zé Motinha também sempre foi bom aplicador de injeção, mas sempre “matreiro” – alertado pelo vovô Domingos - só podia aplicar injeções lá no Posto de Saúde, porque tinha receio de ser denunciado pelo exercício ilegal de medicina. As seringas e agulhas não eram descartáveis e a cada uso (antes e depois) elas eram levadas ao fogo, no fogareirozinho à álcool que se fazia dentro do próprio estojo de ferro cromado, com água para serem fervidas os êmbolos de vidro.

-
Caju César era boa nos curativos de perebas diversas. Levy Maria de São Geraldo sempre foi insuperável (milagroso!) na encanação de braços e pernas. Carrão Preto era benzedor único para curar cobreiro e espinhela caída e Bina, lá do Campinho, tinha poderes incríveis para curar mau olhado.

-
Vó Ana de Sabino, Rosa Lopes e Rita Cachimbo foram parteiras de várias gerações e mãe nenhuma morreu de parto.

-
Uma coisa interessante desse tempo: Não havia alxibumgagem .... Os meninos eram sadios e as meninas fortes e bonitas.

-
Médico na cidade? Só o Dr. Chico, assim mesmo nas vésperas das eleições...

-
No mais, eram os diversos sais preparados em papeizinhos, pílulas e drágeas de seu Agenor e as garrafadas, com sulfato-ferroso, distribuídas na Casa de Caridade por Domingos Mota.

-
Havia uma pomada que até há poucos anos eu consegui comprar numa Farmácia da Rua Curvelo (Floresta), chamada de “picrato de butesin". Era maravilhosa para queimaduras. Não sei se caiu em desgraça ou não, o fato é que ela funcionava mesmo, se aplicada logo despois da queimadura.

-
E o "vagostesil"? Era para um tal de vaso simpático, ou o que quer que isso queira dizer. Não entendia como uma coisa simpática pudesse fazer mal. Esqueci da alegria de quebrar termômetro da era pré-digital. Aquelas bolinhas de mercúrio que se dividiam e se recompunham era o máximo. De vez em quando eu quebrava um "sem querer"!... E os remédios mais citados pela propaganda de rádio dos anos 40/50?. Falo da tradicional Grindélia de Oliveira Júnior, e também olvidou do Creme Pond's - ("Ela é linda, está noiva, usa Pond's") E o Colubiasol; o Rugol; o Hidrolitol; o Vinho Reconstituinte Silva Araújo; as Pastilhas Valda; o Rhun Creosotado; a Lugolina; o Cilion; a quina petróleo Sandar; Odorono (desodorante), Odorance (perfumava o hálito), Alginex (ainda existe ?)

-
Como era o nome daquele remédio que fazia crescer o cabelo? Seria o Tricófero de Barry?

-
Eu sinto falta do Colubiazol! Quando eu era criança morria de medo (e nojo) daquele spray laranja, mas depois passei a usar em gotas, era tiro e queda! Hoje em dia só existem esses "antissépticos bucais com algo mais" que não são tão eficazes. Vocês tomavam tricloroetileno e ainda estão vivos???

-
Isso aí, e a também a experiência do mercúrio, me lembram da Santa Casa: certa época descobri o tetracloreto de carbono, gostava do cheirinho dele, depois descobri que seria cancerígeno... é um líquido engraçado, parece água mas é bem mais pesado e não se mistura com ela.
Hemo-Kola Ludaol Evelynol Waldenol Shamol Todos com muitas contra indicações e severos efeitos colaterais.

-
Caladryl Cetiva Leite de magnésia – magnésia purgativa - matricária – leiba - Adeolin (ihhcc), tomava-se em jejum a cada 6 meses!

-
Untissal (unguento), Vinho Reconstituinte Silva Araujo e o famoso, aquele dos anúncio do bonde, em que um "belo tipo faceiro quase morreu de bronquite, salvou-o o Rum Creosotado".

-
Azul de Metileno (quem conheceu sabe que o Colubiasol foi um avanço imenso...), com aqueles bastões de vidro azul, para enrolar um algodão e pincelar a garganta. Iodex, Magnésia Fluida de Murray, sal amargo (sulfato de magnésio), cataplasma de Antiphlogistyne, Neo-Rhumex (injeção para gripe), injeção de ouro (também para gripe), Eucaliptyne (também), Neo-Sinefrina (para coriza), AAS Infantil (cor-de-rosa), KH-4 (ou 3?), álcool canforado, OtoSulfa (com um pedacinho de algodão, para não escorrer de volta), Ambodryl (irmão do Benadryl), Trilafon (o pior xarope que já existiu), Ipecacuanha, sabonete Derso, ... Bombas de laquê para o cabelo das moçoilas... com a bomba de borracha, que acabava ressecando e rachando.

-
E os bobs no cabelo?O Gumex também vinha em sachés de pó, para dissolver em álcool e água (eu acho) - versão mais econômica. Mas o pior de todos (graças a Deus, nunca precisei) era o aparelho de clister. Um verdadeiro terror!

-
Emulsão de Scott, óleo de fígado de bacalhau, e hoje eles disfarçam com sabor de laranja, que tomou essa emulsão tem arrepios só em lembrar, eu nunca tomei isso, mas lembro de leite de magnésia de Phlips, credo que horror!!!

-
Onde encontro a Maravilha Curativa?

-
Esqueceram da pomada minancora, que servia para tantas coisas, mas até hoje não descobri para que realmente ela servia!!! rsrsrs

-
Procurando pelo VAgostesil, vim parar aqui e achei legal. Quanto ao remédio para o cabelo, creio que se chamava Pilogenio.

-
ILOSONE marcou minha infância... até hoje não posso comer nem beber nada que tenha sabor artificial de laranja sem lembrar do bendito com certo arrepio. COLUBIAZOL também com seu gosto forte de funcho e sua cor "suave". Era tiro e queda!

Quem é que se lembra dos versos famosos do Bastos Tigre?


“VEJA ILUSTRE PASSAGEIRO,
O BELO TIPO FACEIRO
QUE O SENHOR TEM A SEU LADO,
MAS NO ENTANTO ACREDITE,
QUASE MORREU DE BRONQUITE
SALVOU-O O RUM CREOSOTADO

Gostaria de saber qual o remédio que substitui o Vagostesil, nos dias de hoje.

-
E para as mulheres? Água Ingleza, Sadol, Vinho Reconstituinte Silva Araujo...


...AGREAL, remédio para controlar os fogachos,característicos da menopausa, uma semana depois, a mesma retornou ao médico, reclamando de intensa diarréia,e os calores não diminuíram, no que o médico perguntou: a senhora está tomando o remédio certinho, e ela respondeu claro, tomo AGAROL três vezes ao dia. Detalhe:

-
AGREAL - FOGACHOS

AGAROL - PRISÃO DE VENTRE

-
Sou fanático por descobrir marcas de remédios antigos. O barato é que inúmeros deles ainda são fabricados até hoje. Alguns deles para nosso deleite:
Elixir João da Silva Silveira, Elixir Dória - aquele do homem engolindo uma rez - elixir sulfuroso,elixir 914, xarope Queiros limão bravo, Salsaparrilha do Dr. Ayer, Pilulas do Abade Moss,pílulas de Lussen, Ventre Livre, Anativo, Olina, Melpoejo, Fahnestock,sal de uva, Sal de Frutas Eno, Pílulas Dr. Ross, Pomada São Sebastião, pomada Reny, Colírio Moura Brasil, Sabão Russo, etc.

-
Por favor, onde poderia encontrar o linimento de Sloan, minha tia sofre de ciática e ouvi dizer que esse linimento é muito bom... vagostesil, qual nome se dá hoje a este medicamento? ....Lembram-se do Sabão Aristolino?

-
Esqueceram Anapyon, como antisséptico bucal e Um Minuto para dores de dente ou a Cera do Dr. Lustosa.

O que fazia crescer o cabelo era a Loção Brilhante !

-
Guarayna, lembro-me vagamente que era escrito assim, com "y", pois e' remédio lançado ainda ao tempo de quando o "Y, W, e K" ainda faziam parte do alfabeto português, do inicio da década dos 1940s para trás. Eventualmente, com a reforma ortográfica dos 1930s, passou a ser escrito com "i", Guaraina. Acho que a Guarayna chegou a ser comercializada ate a década dos 1950s, posteriormente sumindo do mercado. O fabricante, no Brasil, era o Laboratórios Raul Leite S/A, pertencente a' firma Dr. Raul Leite e Cia., o qual, ainda em 1941, publicava um folheto informativo chamado Almanaque Guaraína. A Guaraína era um concorrente do Melhoral, e provavelmente antecedeu o Melhoral, já que devia estar no mercado já desde os 1920s e, analogamente, que eu me lembre, era composto puramente de acido acetil salicilico, o nome químico da aspirina comum. Então, era comercializado para dores de cabeça e outras dores
Então, era comercializado para dores de cabeça e outras dores, já' que, como aspirina que era, era analgésico. E como a aspirina Bayer (e de outras marcas), tomava-se muito para aliviar o mal-estar dos resfriados comuns e as gripes, pois, além de analgésico, era antipirético, i.e., antifebril. Gente, não sei se foi citado o Emulsão de Scott e o permanganato de potássio...
Colubiazol", Deu-me uma saudade dos almanaques que distribuíam nas farmácias (ou serão pharmácias?). Em Piedade existia a de Lauro Machado. Em Capelinha, a dos Pimentas, em Chapada existia a Homeopática de Durval Queiroga e a Loja de Manoel Lourenço que vendia só remédios. Mas, a mais acreditada era a “PHARMÁCIA SANTOS”, pois o remédio desta vinha sempre na dose certa e com as recomendações corretas do modo de usar (posologia!), e do jeito que era melhor: fiado, a perder de vista!!!

-
Falou-se do Merthiolate e do mercúrio cromo, mas não falaram na Tintura de Iodo, que vinha em um vidrinho parecido com as amostras de perfume de hoje com uma tampinha de borracha. “Veja ilustre passageiro: o belo tipo faceiro sentado a seu lado, no entanto acredite, quase morreu de bronquite, salvou-o o RUM CREOSOTADO Havia, também, PHILOGESTINE, um emplastro que era uma verdadeira tortura medieval... quando as crianças ficavam encatarradas, era colocado quase fervendo no peito e nas costas, envolto em tiras de algodão, enfaixado com gaze crepe, e la ia a gente para a escola fedendo que nem sei o que... mas a gente ficava bem rapidamente e não diagnosticavam uma virose de 3, 5 ou 7 dias!!!!

FRÍGIA, era em bastão desodorante muito eficiente no verão.Talvez por isso que sumiu da Praça, por ser eficiente.
Boas lembranças.

=
Minha mãe me disse em princípios de 1975, quando eu estava com indisposição, que era para eu tomar Chophytol durante alguns dias para melhorar. Melhorei, só que em 14 de novembro do mesmo ano Chophytol nasceu.

-
Alguém usou Ascoxal? Era uma pastilha efervescente pra bochechar, combatia aftas. Para este incômodo, o que também é muito bom é o uso de água oxigenada de 10 volumes, para gargarejo (sem engolir). Dizem que água oxigenada é tão poderosa que pode curar até o cancer!
Lembro-me também do Ascaridil, combatia Ascaris Lumbricóides...
Lembrei que minha vó usava Emplasto Poroso Sabiá, para dores musculares e que também Sabão de Aristolino, sabão liquido, próprio pra caspa, seborréia e outros males da pele.
Lembrei de um medicamento, tiro e queda pra tosse, principalmente noturna: Belacodid.

-
E para limpeza das privadas, chiqueiros e despensas? CREOLINA PEARSSON, BENZOCREOL e LYSOFORM... não existe nada igual.

-
Danados de perigosos eram o BHC e o NEOCID...

-
Para acabar com os ratos era só colocar estriquinina no queijo. Não ficava um para dar notícia.
Para piolho? Escabiol...

-
Estive pesquisando na internet e pelo visto, mesmo que seja difícil de encontrar em todas as farmácias, a maioria dos remédios citados, ainda são comercializados, mas pelo visto não são mais receitados..

-
Por um acaso entrei aqui e li até o final. Esqueceram da Panvermina, umas bolinhas dadas às crianças para verminoses; tínhamos que engolir inteiras e elas estouravam no estômago e intestinos e matavam as lombrigas pois continham óleo de rícino. Para os adultos havia o "tiro seguro" , o próprio óleo de rícino. Era horrível o cheiro. Mas matava as bichinhas.
E tem aquela Limonada Purgativa, de gosto amargo, um laxante. Preciso do vinho reconstituinte Silva Araujo, estou em BH.

-
Algum remédio caseiro para os malditos fogachos (reposição hormonal jamais!)
E queria compartilhar uma lembrança:
"Com Regulador Xavier 1/2, Vive melhor a mulher!!! " ( KKKKKKKK)

-
Será que se você tomar (se ainda existir), os fogachos vão embora?
Brilhantina Glostora para usar no cabelo. Vixxi!! Melecava tudo.

-
HAVIA outras como “Royal Briar” – COTY – Maderas d”Orient - que eram adorada pelo Vovô Durval Coelho!
Água de Colônia? – Lancaster, Tabu ... perfumes que rescendiam de longe e que vendiam como nunca nos dias da Festa do Rosário!!! Mas qual seria o outro recurso, se a água encanada, para os banhos, era só em meia dúzia de casas, dos ricos da cidade, se todos precisavam ir ao baile do Teatro?

-
E os sabonetes? - Eucalol, Benjoim, Life-Boy, Vale-Quanto-Pesa, Lever, que eram para as “estrelas” tomarem banho no Poço das Moças.

-
Sabão em Pó RINSO para lavar roupa? Só na casa de Álvaro, Dona Neide, Zuleica, Heli Freire, Verona, Alvacira, Dona Ercília, Dona Corina, Pedro Bizorreta, essa gente fina que conhecia, além do rio Fanado, o Rio de Janeiro... e a Eureka, além da Aurora!

-
Antisardina... alguém sabe me dizer se é do mesmo laboratório?
E o Supositório?
E o urinol debaixo da cama, que muitos chamavam de penico, nos tempos do Dr. Chico?
.... Eita creminho bom para pele, lembro que minha mãe usava ANTISSARDINA e a pele dela era maravilhosa. Nº 1 – 2 - 3
Também preciso de Sabão Russo, alguém sabe onde vende?
Olá velhotes! Para vocês todos eu receito o Óleo do Peixe Elétrico.
E o REGULADOR XAVIER, para regular a menstruação....tiro e queda!
Gostaria de saber se alguém conhece o "Ferro Giraud”!

Para terminar você se lembra da fórmula:

DIMETILAMINOFENILDIMETILPIRAZOLONA” ???

TAQUINHO DE EDGAR GOSTAVA DE USAR FRIGÍA e GUMEX!!!

(DIZEM AS MÁS LINGUAS, QUE ANTES DAS PARTIDAS DO GIMINESC, JADIR E RAIMUNDINHO TOMAVAM THYAMINOSE B-12 NA VEIA... HÁ QUEM DIGA QUE ALGUNS OUTROS ATLETAS RECORRIAM ATÉ DE RECURSOS MAIS RADICAIS E EFICIENTES...)

No mais, até que quase ninguém sentia muita falta dos médicos, pois quem resolvia tudo mesmo era o “doutor” AGENOR, na sua farmácia que só abria depois do meio-dia mas que, através de seus filhos, atendia 24 horas e só cobrava pelo atendimento aqueles que podiam pagar, no dia em que bem quisessem, com Waldemar visitando os doentes e levando a eles o medicamento de que precisassem!


-
BONS TEMPOS, aqueles, quando havia no mato das cercanias uma variedade imensa de ervas, hoje substituídas pelo cultivo do eucalipto e, na cidade, vários curandeiros entendidos de raízes que a tudo curavam sem necessidade de se recorrer aos medicamentos comerciais, estes que continuam muito caros e acessíveis apenas aos privilegiados.

-x-x-x-x-x-
--
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

5 comentários:

Anônimo disse...

rpz, vc me levo de volta para minha terra. muito obrgd

Anônimo disse...

Gostaria de saber se alguém sabe a fórmula (composição química) da pomada Reny, ou onde encontrar ou um substituto dela?
Procuro há anos, eu usava e seus efeitos eram extremamente satisfatórios!

Grata,

Miriam

Anônimo disse...

Esqueceu de Durabolin, Phimatosan, xarope de Limão Bravo, Antiflogestine, Transpulmin, Iofoscal, Calbisma,(Cal-Bis-ma) e das poções, manipuladas na farmácia, intragáveis.

Anônimo disse...

Acabei de descobrir esse blog, procurando a Magnésia Fluida de Murray, santo Remédio! Esqueeram da Eurithmine de tan (assim?) que minha avó tomava e minha octogenária tia lembrou.
Já eu, asmática desde pequenina, tomei muito Alergo Filinal, PI-IOR xarope do mundo. Usei o famigerado Antiphlogestine - lembrar? Era uma tristeza, uma pomada cor de cimento, que endurecia e ficaa um emplastrão colado no peito e doía prá burro prá tirar. Delícia de crônica,, parabens!

vivi disse...

tb descobri o blog procurando sabonete Derso. Uma vez perguntei na famácia e um rapaz ficou rindo, achou que o nome certo era Delso e eu tava falando errado aff, santa ignorância.
Tomei muito calcigenol, mas o que eu odeio e emulsão scott como castigo. Sempre que me fazem raiva e não gosto de bater e agora existe sabor morango, mas e horrível ainda, o pior castigo deles, rsrs mal não faz, e eles evitam. kk
ps ; EU li tudo, tudinho, e vc repete muitos. mas adorei.

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog