domingo, 20 de fevereiro de 2011

Festa do Rosário

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE MINAS  NOVAS
- Dois séculos de fé, tradição, cultura e hospitalidade-


ATENÇÃO:

Esta imagem (acima) é a que existe na Imperial Igreja do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas e consta nos arquivos daquela vetusta irmandade ser datada do início do século 19. Foi confeccionada em um único bloco de madeira de lei e ornada com pinturas em ouro. Em razão de ser uma das padroeiras mais festejadas em todo o país, desde a época da escravidão, são várias as imagens de Nossa Senhora do Rosário (muito parecidas entre si) que existem nas igrejas e capelas dedicadas ao culto desta Santa Milagrosa e muito amada pelos seus fieis católicos. Todas as imagens da Mãe de Deus devem ser veneradas com todo o respeito, sendo que todas - não somente as imagens da Padroeira dos Escravos, mas também todas as que são cultuadas  sob as diversas denominações de carinho. 

A figura da imagem abaixo, refere-se a mesma Nossa Senhora do Rosário, mas pertence a uma Igreja a ela dedicada na histórica cidade de PARATI e que foi, indevidamente, por mim publicada neste espaço, pelo que apresento aqui as minhas desculpas pelo engano, dada às incríveis semelhanças entre as fotos que guardo em meu arquivo de diversas imagens que fotografei, seja em Minas Novas, como em outras cidades como PIRENÓPOLIS (GO), RAPOSOS, SANTA LUZIA, CAETÉ, SABARÁ, OURO PRETO, DIAMANTINA e muitas outras cidades do Ciclo do Ouro 

Esclareço que não tive a intenção de "usurpar" a imagem que pertence, legitimamente, à comunidade de Parati e gostaria de deixar bem claro que somos todos irmãos na mesma fé e merecedores do perdão pelas nossas falhas, principalmente as que podem ser grosseiras e ferir-nos com a falta de humildade e com o excesso de arrogância.

Como todos podem conferir, são lindas todas essas imagens e, o mais importante, retratam a mesma NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, que é única, em todo e qualquer lugar onde seu nome seja GLORIFICADO!!!



A Festa do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas dura todo o mês de Junho de cada ano, mas são marcantes a "Quinta-Feira do Angu", este ano no dia 09 de junho, quando acontece a "Lavação da Igreja"; também é emocionante o dia do "Mastro e Busca da Santa" que é no dia 23-06, sendo o ponto alto, porém, os dias 24 (Dia do Reinado, do Banquete e do Doce) e 25 (Dia da Busca do Cofre e da Posse dos Novos Reis).


A IRMANDADE DO ROSÁRIO DE MINAS NOVAS, QUE FOI REGISTRADA EM 1811,
 ESTÁ COMEMORANDO O SEU SEGUNDO CENTENÁRIO




FESTA DE 2011

REI: 
JOSÉ PINHEIRO TORRES NETO
RAINHA
DENISE RAMALHO BADARÓ 




Viva o povo de Ingoma! 


Viva N. Sra. do Rosário!

MINASNOVENSES DE TODO O BRASIL:
BANDA NATIRUTS 
SHOWS em MINAS NOVAS
NA FESTA DO ROSÁRIO
23-06-2011


Por oportundo, lembramos a todos que o dia 23 de junho de 2011, além de ser o "dia do Mastro e da Busca da Santa" será - também- FERIADO NACIONAL em razão das comemorações de "Corpus Crhisti".


A data é, portanto, bastante favorável para que ninguém falte a este que é um dos eventos tradicionais mais importantes de Minas Gerais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa Noite Sr. Geraldo !

Sou de Paraty e portanto conheço esta imagem de Nsa do Rosário que pertence a nossa igreja . Ok

O sr . esta usando uma imagem que não pertence a sua cidade e festa indicada .

O Sr. deveria ter respeito para com o patrimônio dos outros , já que esta imagem e igreja não pertence a sua igreja e cidade .

Desde ja agradeço e espero que na próxima festa tenha a imagem de Nsa do Rosário de sua igreja . Obrigado

Anônimo disse...

Bom a primeira coisa é que a imagem de "Nossa Senhora Do Rosário Dos Homens Pretos De Minas Novas" é maravilhosa muito bonita e todos sabem que se localiza em Minas Novas,na igreja católica,igreja de Nossa Senhora do Rosário bom aproveitando a oportunidade muitos não acredita no poder da Virgem Maria e dissem que adoramos imagens esculturas quem adora imagem?Eu não adoro e mais dissem que ela rouba o lugar de Deus em nossa vida MENTIRA até mesmo porque ela não precisa enfim sou devota de Nossa Senhora acompanha as novenas o cortejo,e por falar nisso meu tio Marcos Aurelio é o festeiro 2012.Bom é isso ai.

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog