sexta-feira, 24 de junho de 2016



POVO DE MINAS NOVAS:

===========================


Entenda a diferença que existe em palavras que parecem ter o mesmo significado:
==============================================

(Se você prestar bem sua atenção, verá que a atual situação político-administrativa de nossa MINAS NOVAS se enquadra em todos esses sentidos)

TRAGÉDIA – Na arte cênica (Teatro) é uma forma de drama que se caracteriza pela sua seriedade, dignidade e frequentemente envolvendo temas com os deuses, o destino ou a sociedade.


No sentido vulgar, tragédia, desgraça e drama são sinônimos.


DESASTRE - (do grego, "má estrela") é um evento de causa natural e/ou tecnológica que afeta a normalidade do funcionamento social e, por extensão, provoca danos e prejuízos à sociedade, afetando a economia, ecossistemas, estrutura básica e desenvolvimento humano. Os estudos e pesquisas sobre desastres compreendem uma área interdisciplinar, a sinistrologia. 


Por definição, um desastre só acontece quando afeta pessoas. 


Dessa forma, se uma chuva intensa cai sobre uma área no meio do oceano, longe da rota de navios e aviões, sem afetar pessoas ou ecossistemas, não seria um desastre. 

Mas se a mesma chuva cair sobre um lugar densamente povoado, com edificações frágeis sobre morros e encostas, poderá vir a se tornar um desastre, pois atinge pessoas, direta ou indiretamente, e causa danos e prejuízos.  


Portanto, o desastre não é natural, é essencialmente social. A causa não foi apenas a ameaça natural da tempestade, mas o fato de haver pessoas em situação de vulnerabilidade vivendo no local onde a tormenta desabou. 

"A gênese do desastre está na incapacidade em fornecer conhecimento, preparação e treinamento para a população sobre o que fazer em uma situação de crise", permitindo assim, que se amplie sua vulnerabilidade e, consequentemente, o impacto de desastres.
CALAMIDADE - (do latim calamitate) ou catástrofe significa desgraça pública, flagelo.


Podemos definir como estado de calamidade pública uma situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido, Uma calamidade pode ter origem em fenômenos naturais. 


Quando ocorrem grandes desgraças, infelicidades e infortúnios nas comunidades se utiliza o termo calamidade pública. Os governos nacionais nestes casos atualmente possuem mecanismos para salvaguardar as populações atingidas. Estes são chamados normalmente de defesa civil, que é executada por voluntários e profissionais voltados a auxiliar os atingidos pela calamidade.


Embora estes acontecimentos sejam bastante marcantes é possível controlá-los através de métodos de prevenção catastrofiais.


CATÁSTROFE - Toda destruição e tragédia causada por calamidades, como grandes chuvas causando enchentes e destruindo casa, matando pessoas, destruindo pontes, tufões destruindo casas, matando pessoas, derrubando árvores. Infortúnio, desgraça causada pela natureza, como vulcões em erupção.


O furacão foi a maior catástrofe daquela década.


CATACLISMO - Cataclismo (grafado ocasionalmente como cataclisma) (do grego κατακλυσμός - kataklusmós, água, inundar, fazer desaparecer por inundação) é uma tragédia ambiental de caráter generalizado, como o Grande Terremoto do Leste do Japão ocorrido em março de 2011. 

São inundações repentinas, praticamente imprevisíveis e de quase impossivel prevenção, sendo a única maneira de salvar vidas a evacuação do local. 


Também tem como característica um alto número de fatalidades e grande prejuízo econômico para o local, sendo necessário anos, décadas em certos casos, para a recuperação total das estruturas locais. Em inglês cataclysm.Também há uma sitação peculiar sobre o cataclismo, onde um dos primeiros cataclismo pouco conhecidos foi o famoso "dilúvio de Noé",citado na Bíblia.


FLAGELO - s.m. Chicote; instrumento de tortura composto por uma ou várias tiras de couro que, unidas por um cabo de madeira, é usado para espancar.Por extensão, é o mesmo que Tortura; punição feita por castigo físico.

Em sentido figurado. Angústia; tortura moral; em que há aflição. Aquilo que causa aborrecimento: o seu flagelo são as queixas dos vizinhos.

P.ext. Calamidade; infortúnio pessoal ou coletivo.


Epidemia; disseminação de uma doença contagiosa.O que provoca uma grande tragédia: o holocausto foi um grande flagelo.


Em Zoologia (estudo do reino animal) é, por exemplo, a parte mais afastada do centro das antenas dos insetos, assim como o “rabinho” de um espermatozoide que o impele em direção ao óvulo.
Em Citologia (estudo das células) trata-se do filamento de função importante para a movimentação de várias células.  

(Etm. do latim: flagellum.i)


Sinônimos de flagelo: epidemia, tragédia, revés, infortúnio, fatalidade, desgraça, catástrofe, calamidade, adversidade, chicote, açoite, tortura, angústia
CAOS – (Mitologia) espaço limitado e amorfo que precedeu à criação do cosmo. 


(Figurado) confusão, desordem
Para que esta situação venha merecer uma solução é preciso que o povo se desperte e GRITE> Que provoque um CELEUMA.


CELEUMA - O que é Celeuma:Celeuma significa alarido, falatório, balbúrdia, som de vozes, barulho, gritaria. É um clamor de vozes resultado de um tumulto de uma confusão, de uma discórdia.


Celeuma é um substantivo feminino, do latim celeuma, que significa clamor, alarido.


Uma celeuma é uma algazarra que se forma quando existe uma discórdia, uma dissonância de opiniões, quando as ideias ou os pontos de vista são contrários, quando algum conceito ou modo de ver se contradizem.


As expressões “criou-se uma celeuma” e “está formada uma celeuma” significa que foi estabelecida uma discórdia, uma súplica ou uma queixa diante de opiniões conflitante ou conceitos que foram criados acerca de pessoas ou questões duvidosas.


Celeuma é também o alarido proveniente de homens que trabalham unidos e com um objetivo comum (especialmente marinheiros). É o canto ou vozerio dos barqueiros que remam juntos.
CELEUMA é um apelo sonoro e forte.


É o GRITO QUE VEM DAS RUAS: É o BARULHO CÍVICO E DEMOCRÁTICO de um povo que sabe lutar pelos seus direitos e que se desperta diante das injustiças.

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog