MEU AXÉ AO COMPADRE JERMIRO, UM CIDADÃO HONESTO, TRABALHADOR E, ACIMA DE TUDO, CONSCIENTE DE SEUS DIREITOS.
A vida é o bem mais precioso do ser humano,
mas a vida sem liberdade não tem qualquer significado,
nem dignidade.
Leon Frejda Szklarowsky
No Brasil, racismo é crime inafiançável e imprescritível, ou seja, é conduta de natureza grave, que não permite ao agressor livrar-se da prisão (em flagrante) mediante pagamento de fiança e nem o Estado perde o direito de punir ou de aplicar a punição, com o decorrer do tempo. O fato de ser considerado crime e sendo um dos poucos de natureza inafiançável e imprescritível revela que a prática do racismo está caracterizada na sociedade brasileira e é considerada repugnante.
O racismo é tema de relevância universal. Todavia, oficialmente, aplica-se o termo discriminação, que é mais largo, não se fechando apenas sobre o aspecto racial. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, considerando a pluralidade da discriminação, determina que toda pessoa tem todos os direitos e liberdades proclamados nela, sem distinção de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de qualquer outra índole (Cfr, artigo 2º, da DUDH).
O Ministério da Justiça tem procurado disponibilizar assessoria jurídica e psicológica aos indivíduos vítimas de discriminação racial, em que a atuação das polícias tem sido exigida, tomando as providências que se fizerem necessárias e monitorando as respostas dos órgãos públicos competentes.
É obrigação do Estado desenvolver um processo de capacitação e formação sobre a questão racial no Brasil junto às instituições jurídicas, gerência de segurança Pública e sociedade em geral, através de cursos, seminários e oficinas, bem como, a produção e distribuição de cartilhas informativas sobre o procedimento em caso de discriminação racial, sobre a s leis que definem e punem essa prática.
Como fazer em caso de discriminação?
Não fique calado, denuncie.
Mantenha a calma e não revide com agressão física ou verbal.
Anote a data, horário e local da agressão e o nome e endereço do agressor.
Dirija-se, de preferência com testemunhas ou provas, a delegacia de policia mais próxima e registre ocorrência.
Disque 190 ou o S.O.S Racismo: 0800 280-6664.
Conheça seus direitos
A Constituição Federal no seu Art. 5° inciso XLII, determina que "a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito de reclusão nos termos da lei".
O Art. 3° - Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
(...)
IV Promover o bem estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outra forma de discriminação.
O Art. 5° - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a prosperidade...
(...)
XLI A lei punirá a qualquer discriminarão atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.
Apoio
Ministério da Justiça / Secretaria de Estado dos Direitos Humanos
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário