sexta-feira, 22 de maio de 2009

FESTA DO ROSÁRIO DE MINAS NOVAS e artigo do Jornalista CARLOS CHAGAS

VIVA A PADROEIRA
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO! IGREJA DO ROSÁRIO, DE MINAS NOVAS, ONDE DURANTE TODO O MÊS DE JUNHO, ININTERRUPTAMENTE NOS ÚLTIMOS 200 ANOS, ACONTECE A FESTA DA IRMANDADE DOS HOMENS PRETOS, UMA RICA TRADIÇÃO RELIGIOSA QUE, A PAR DA LITURGIA E DAS DEMONSTRAÇÕES DE FÉ À DIVINA PADROEIRA, ASSOCIAM-SE EVENTOS CARACTERÍSTICOS DAS MAIS ANTIGAS E AUTÊNTICAS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS DE TODO O ESTADO DE MINAS GERAIS.

VEJA NESTA EDIÇÃO A EXTENSA
PROGRAMAÇÃO DESSA FESTA MARAVILHOSA!
Cerimônia do traslado da Imagem Milagrosa, do Rio Fanado para a Igreja do Rosário, que tradicionalmente acontece no DIA DO MASTRO,(23 de junho) pela manhã.

Cortejo Real:
Serviçais da Irmandade, com a Umbrela (para cobrir os reis)
e a Bilha (para saciar-lhes a sede)
Marujada da Banda de Taquara de Santo Antônio da Bemposta

O HEBDOMADÁRIO DUVIGIE está bombando em seu segundo número. Estamos aguardando seu comentário, sua opinião e suas contribuições no sentido de fazer deste informativo o legítimo porta-voz dos minasnovenses que se interessam pela sua terra e sua gente.
****************************************************


DUVIGIE

*****************************************************
HEBDOMADÁRIO INFORMATIVO DO POVO DE MINAS NOVAS
Nª 002 – 21/MAIO/2009
********************************************************

A SOCIEDADE DOS AMIGOS DE PLUTÃO
Por: Carlos Chagas - E-mail: cchagas@brasiliaemdia.com.br

-----------------------------------------------------------
Acaba de ser criada, em Brasília, uma nova ONG, chamada de Sociedade dos Amigos de Plutão (SAP), destinada a protestar contra decisão da União Astronômica Internacional que rebaixou o nono planeta do sistema solar à condição de asteróide. Isso porque, semana passada, reunidos em Praga, 2.500 astrônomos tomaram essa decisão. Agora, somos apenas oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
-
A sede da Sociedade dos Amigos de Plutão está registrada na Esplanada dos Ministérios, ainda que sem particularizar qual deles. O presidente da entidade é um ex-líder sindical, filiado à CUT e ao PT, amigo íntimo do presidente Lula. O Diário Oficial publicou a liberação de 7,5 milhões de reais para estimular as primeiras ações da nova ONG, que também celebrará convênios de publicidade com a Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e os Correios. O objetivo é conscientizar a população para o perigo que significa o rebaixamento de Plutão, primeiro passo para a exclusão da Terra.
-
Estão definidas viagens de comitivas da Sociedade dos Amigos de Plutão pelas principais capitais do mundo, pretendendo entrevistas com presidentes e primeiros-ministros capazes de integrar-se à campanha em defesa do infeliz planeta agora degradado. Programou-se, é claro, retiradas de 20 mil reais semanais para cada um dos 800 diretores da nova ONG, que também receberão cartões de crédito institucionais para enfrentar despesas pessoais de hospedagem, alimentação, vestuário e transportes.
-
Alguma surpresa? De jeito nenhum. A SAP será apenas mais uma ONG entre as centenas criadas ao longo dos últimos anos, boa parte subsidiada pelo governo, com as mais diversas finalidades: a defesa da floresta amazônica, o estimulo ao programa do primeiro emprego, a exigência de ética nos negócios públicos e, certamente, a que dá proteção aos gatos cegos.
Vale a ressalva: existem ONGs de grande importância, que prestam relevantes serviços à sociedade. No reverso da medalha, porém, ONGs fajutas. Umas financiadas por multinacionais e até por governos estrangeiros, empenhadas em impor interesses estranhos à nossa soberania. Outras, de simples picaretagem. Numa época em que se acendem esperanças para os trabalhos do futuro Congresso, que tal programar uma CPI destinada a investigar a atuação, o funcionamento, as origens, os objetivos e os recursos das Organizações Não Governamentais?
-
COMENTÁRIO DO BLOG:
TRISTE TERTÚLIA! Deveria de ela fazerem parte, mesmo que na qualidade de membros póstumos, um antigo professor de geografia que tive na juventude, bem como os políticos corruptos daquela época que o tinham como pimpolho.
-

QUANTO AOS FATOS:
-
Quando eu estudava no Gymnasio Minas Novas, havia um livro antigo de geografia onde constava, em suas lições, que o Rio Jequitinhonha era um dos principais afluentes do Rio São Francisco. O professor dessa matéria era um “adevogado”, inspetor escolar, procurador municipal, vereador, presidente da câmara e conselheiro de todas as associações e entidades que funcionavam na cidade. Era, por assim dizer, o principal “braço direito” do chefe político, o qual exigia de todos que a ele se dirigissem, que o fizesse com o respeito devido a um “doutor”, condição que era reforçada pela imponência do bacharel, com enorme anel de pedra vermelha no dedo em riste, gravidade no trato e na austeridade ensaiada dos métodos com que se apresentava.
-
Contudo, tamanha falha no seu mister pedagógico não poderia deixar de chegar ao conhecimento do diretor daquela escola, pois este era rigoroso administrador escolar, muito embora não fosse bem avaliado pelos correligionários políticos do morubixaba local, político que não via com bons olhos a atuação como médico, sua principal ocupação, como chefe do posto de saúde, na qual se esforçava para ser isento de qualquer influência, no intuito de desempenhá-la de conformidade com seu compromisso profissional, vocação e espírito humanitário, ousando contrariar, assim, os padrões ortodoxos da Casa Grande.
-
E foi de forma ríspida e muito a contragosto que o relapso professor compareceu ao gabinete da Diretoria do velho Ginásio, onde foi convocado para se explicar sobre aquela aberração geográfica contida em seus ensinamentos em sala de aula.
-
À essa interpelação verbal, foi logo alertado pelo diretor sobre a gravidade de se repassar uma informação equivocada, como aquele incrível absurdo corográfico, a qual era de todo impertinente e colocava em risco o aproveitamento dos estudantes e o bom conceito que tinha aquele educandário em toda a região. Vendo-se em apuros, diante da indignação provocada pelo seu deslize, alegou em sua defesa que não poderia ensinar contrariando o que estava contido no compêndio de geografia que estava utilizando como base de seu plano de aulas, pois aquela cartilha tinha sido adotada por recomendação do Dr. Chico Badaró, que, por sua vez, era especial amigo do autor do livro, cuja edição fora encomendada e paga pela prefeitura local.
-
Evidenciado, desta forma, todo o caráter submisso daquele professor, que preferia contrariar suas próprias convicções e a honorabilidade de seu nome, revelando-se como verdadeiro capacho, assim agindo deliberadamente para atender ao interesse do seu chefe político que, em relação a este fato, tinha como único objetivo desovar uma produção editorial eivada de erros, de um escritor medíocre cujo obra estava rejeitada pela revisão, não podendo assim ser adotada na rede de ensino dos municípios governados por políticos sérios, causando destarte grande prejuízo financeiro para o autor, este encontrou, em Minas Novas, a tábua de salvação de seu projeto e o apoio que precisava para se livrar daquele mau negócio.
-
Para evitar maiores atritos com a administração política, o referido professor foi mantido sob a condição de lecionar de acordo com os planos de aula que recebia da Diretoria. E, para certificar-se de que as aulas de geografia estavam dentro do figurino, o zeloso diretor colava os ouvidos na porta da sala e ficava atento ao que dizia o Dr. Arlindo durante as suas eloqüentes exposições sobre a matéria. Certa feita, assim agindo, notou que o tema escolhido para ser objeto de avaliação mensal estava relacionado ao sistema solar, cuja fixação, na memória dos alunos, o então esforçado professor estava encontrando sérias dificuldades, no que resolvera adotar um método, segundo o qual, bastaria aos alunos associar os nomes e a ordem de colocação dos planetas em relação à distância do Sol, substituindo a inicial de cada nomenclatura (Mercúrio, Venus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão), pela inicial de cada palavra que compõe a frase proposta para esta finalidade, que seria escrita de forma bem legível numa tabuleta e esta colocada sob uma gravura de Jesus Cristo, afixados na parede da sala de aula, a título de lembrete aos alunos:
MINHA VIDA TRANSFORMOU MEU JESUS, SALVAI UM NOVO PENITENTE (*).
O próprio Dr. Agostinho considerou positivo aquele inusitado recurso e entusiasmado, dirigindo-se à sala da Diretoria, lá comentou com os demais professores ali aguardando o horário de suas aulas, sobre os progressos demonstrados pelo “mestre” de geografia, comentando sobre o que ouvira em suas escutas de espião. O Dr. Ataliba, sábio e irreverente, militante no partido de oposição aos majoritários, que no momento se achava à parte, preparando sua aula de português, imediatamente observou:
-- Pobre colega !!! Na ânsia de elaborar uma cartilha ridícula desse porte, admitindo sua própria incompetência como educador, batiza de novo os planetas, cometendo assim um sacrilégio e arremata, qualificando-se adequadamente segundo sua estatura moral, para substituir o menor e mais insignificante daqueles astros.
-
O “penitente”, na frase escolhida, era o infeliz Plutão que, já naquele tempo, sofria a discriminação que resultou na sua definitiva exclusão --não do sistema solar-- mas da consideração como planeta, rebaixado agora para a condição de asteróide, para situar-se abaixo dos demais capachos do Rei Sol.
-----------------------------
DUVIGIANDO SEMPRE, pois é este o primeiro compromisso deste hebdomadário, estamos juntos aí na fotografia tirada em 1975, na Festa do Rosário do saudoso CHICO LOURO: o General João de Deus, minha esposa Nilda, meu avô Durval Coelho, Eu (ainda solteiro) e a nossa musa inspiradora, minha “madrinha” Edwirge Araújo e, de cócoras, o saudoso amigo Pascoal Saturnino Lopes.
Nesta outra foto, aparece o saudoso VICENTE FARIA.

SENHOR REI,
SENHORA RAINHA:
GUARDEM PRÁ MIM,
O "MIÓ" DA GALINHA!

Na oportunidade, é bom lembrar que a FESTA DO ROSÁRIO, como um dos mais significativos acontecimentos de nosso calendário, exige de cada um de nós o nosso maior empenho para que tudo transcorra de forma organizada e grandiosa como merece a nossa padroeira e que é o desejo da RAINHA MARIA DE EVARISTINHO e do REI ANTÔNIO JOSÉ SIQUEIRA (Tonico Cola), os quais contam com o nosso apoio e presença.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE MINAS NOVAS

-

31 DE MAIO
DIA DA CELEBRAÇÃO DE PENTECOSTES FESTA DO SANTO PARÁCLITO, DIVINO ESPÍRITO SANTO



07 DE JUNHO
DIA DA SANTÍSSIMA TRINDADE DE DEUS



11 DE JUNHO
QUINTA-FEIRA DO ANGU
DIA DA LAVAÇÃO DA IGREJA



LOUVAÇÃO DO CONGADO DE SANTA RITA,
SANTA EFIGÊNIA E SÃO BENEDITO DO CAPIVARI



12 DE JUNHO
DIA DOS NAMORADDOS


13 DE JUNHO
LOUVAÇÃO A SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


15 DE JUNHO





INÍCIO DAS NOVENAS
PRIMEIRO DIA DOS LEILÕES E BARRAQUINHAS



23 DE JUNHO

MEIO-DIA FESTIVO DO VESPERAL
À NOITE, LEVANTAMENTO DO MASTRO
GRANDE SHOW PIROTÉCNICO
BARRAQUINHAS, FOGUEIRAS, GIRÂNDOLAS
E QUENTÃO
ÀS NOVE HORAS: BUSCA, NO RIO FANADO, DA IMAGEM MILAGROSA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
AO MEIO-DIA – VESPERAL DO ROSÁRIO COM QUEIMA DE FOGOS E APRESENTAÇÃO DE BANDAS DE MÚSICA E DOS GRUPOS FOLCLÓRICOS DE TODA REGIÃO

24 DE JUNHO


DIA DE SÃO JOÃO BATISTA
CINCO DA MANHÃ – ALVORADA FESTIVA PELAS RUAS
OITO HORAS – CORTEJO DA GUARDA DE HONRA PARA CONDUZIR OS REIS VELHOS PARA ASSISTIREM À SANTA MISSA.
DEZ HORAS – MISSA SOLENE, CANTADA EM LATIM, PELO CORAL IMPERIAL DA IRMANDADE DO ROSÁRIO
ONZE HORAS – INICIO DO REINADO, COM O CORTEJO IMPERIAL PELAS RUAS TREZE HORAS – BANQUETE POPULAR
QUATORZE HORAS – PROCISSÃO
DEZESSEIS HORAS – BENÇÃOS DO ÂNGELUS E COROAÇÃO

25 DE JUNHO
DIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
CORTEJO DOS REIS PARA A CERIMÔNIA DE COLETAS
PARADA MARCIAL PARA A BUSCA DO COFRE
ABERTURA DO COFRE E CONFERÊNCIA DO TESOURO
COLETA DOS ANUÁRIOS E ESMOLAS
POSSE DOS NOVOS REIS

29 DE JUNHO
DIA DE SÃO PEDRO
FERIADO MUNICIPAL
FESTA DO PADROEIRO DA PARÓQUIA


APRESENTAÇÕES FOLCLÓRICAS:
BANDAS DE MÚSICA – CORAIS – SERESTAS - BARRAQUINHAS
REISADO – CONGADO – MARUJADA – BUMBA-MEU-BOI – CALUNGA – CANDONGA – TERNO DE MARACATU – CIRANDAS




VIVA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO!

VIVA A SUA GRANDE IRMANDADE!

VIVA O POVO DE INGOMA!
-+-+-+

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog