sábado, 29 de novembro de 2014

OPERAÇÃO LAVA JATO, UMA CHANCE EFETIVA DE COMBATE A CORRUPÇÃO



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Luiz Henrique <lborgessantos@gmail.com>
Data: 28 de novembro de 2014 18:13
Assunto: OPERAÇÃO LAVA JATO, UMA CHANCE EFETIVA DE COMBATE A CORRUPÇÃO
Para: Geraldo Magela Mota Coelho/ BLOG DE GERALDO MOTA

Com referência à matéria abaixo. é preciso ficar claro que TODOS os corruptos devem pagar, devolver o que roubou e, finalmente, acabarem na cadeia, ou, na melhor das hipóteses, com bolas de ferro no pé, ou  pulseiras eletrônicas nos delicados tornozelos. 

E, também, deve esclarecer que há um princípio legal que diz que o principal ladrão é aquele flagrado com o produto do roubo na mão e, sendo assim, os chefões atuais é que devem ser URGENTEMENTE punidos, para que a lei - e a JUSTIÇA - de fato se cumpra e não fique eternamente desmoralizada. Quanto aos demais culpados, do pretérito próximo e do mais remoto, caso se apurem as eventuais culpabilidades, caso-a-caso, sobre aqueles que não tiverem prescritos, que o braço da lei os alcance e os tragam às barras dos tribunais.

Na verdade, o que acontece é que os petralhas têm feito um grande esforço para fazer desse inoportuno e desconfortável limão uma simples limonada. Mas a coisa não é, para eles, assim tão simples como se parece... Esses imbecis são tão incompetentes que se julgam por demais espertos e infalíveis e acabam por deixar claros rastros de suas incompetências ou "malfeitos" como a cretina maior costuma se referir aos atos escandalosos que são atribuídos à sua patota de quadrilheiros. Não vai demorar muito para que isto fique bem claro. Não somente em relação ao PETROLÃO, mas, de resto, ao MENSALÃO e  a muitos outros casos que vão pipocar logo no início do próximo ano. É só esperar para ver...
Outro aspecto, a ser levado em consideração, é que "nunca antes neste país" houve um congresso "tão bacaninha" como este próximo que tomará posse e que já está afinadíssimo para fazer a "banda tocar" num ritmo frenético e harmonioso com uns teclados especialíssimos que existem na PF, sob o diapasão rigoroso de uma classe de novos delegados formados na têmpera da democracia e da ordem, figurino especial da mais prestigiada escola policial que se tem notícia neste nosso mundo globalizado.


OPERAÇÃO LAVA JATO, UMA CHANCE EFETIVA DE COMBATE A CORRUPÇÃO

No dia 14 de novembro, véspera do aniversário de proclamação da república, uma cena inimaginável.  No âmbito da operação Lava Jato da polícia federal, 18 executivos de nove das maiores empreiteiras brasileiras foram presos, além de um ex diretor da Petrobrás e  uma outra  pessoa menos conhecida.

A princípio, a oposição político-partidária e seu  braço midiático comemoraram efusivamente a operação da  polícia federal, imaginando que poderiam  tirar proveito desse episódio. Mas, não será tão simples quanto parece. Procuradores que participaram das investigações afirmaram que os fatos investigados ocorrem há pelo menos quinze anos, o que inevitavelmente remonta ao governo dos tucanos.

É  inegável,   o desgaste sofrido pelo  PT,  pela presidenta da república, por seu governo e  ainda pelos aliados políticos. A Petrobrás também sai arranhada, com prejuízos a sua imagem, materializados pela desvalorização de suas ações. 

As  investigações em curso apontam para uma  relação  espúria  de longa data  que envolve agentes públicos, partidos  políticos e  a iniciativa privada. O principal instrumento para a sangria dos cofres púbicos se dá por meio dos  bilionários contratos de terceirização, através dos quais generosas comissões se transformam em repasse aos partidos políticos ( para financiar as cada vez mais caras campanhas eleitorais )  e enriquecimento  ilícito de participantes do esquema.  Sob esse aspecto a maioria dos partidos políticos  no Brasil não está em condições de dar lição de moral ou atirar a primeira pedra contra quem quer que seja.  As empreiteiras que forniram as arcas eleitorais do PT, PMDB e aliados são as mesmas, que gostosamente, socorreram tucanos, demistas, pepistas  entre outras siglas.  "A generosidade" do setor privado não faz distinção partidária. 

Pois bem, ao contrário de outras avaliações,  as investigações em curso  podem apontar para  o fortalecimento da imagem da presidenta da república, já que seu governo permite o livre andamento das investigações e o pleno funcionamento das instituições da república. Deveremos  ter  ainda como conseqüência,  a ratificação do fim das contribuições privadas para campanhas eleitorais, tema   em discussão  no  STF. Além do mais, a partir de agora, o clamor popular por uma reforma político-eleitoral e por mais  transparência no trato da coisa pública será mais intenso.

Por fim, a prisão dos executivos de grandes empresas completa o fio da meada,  colocando no mesmo patamar corruptos e corruptores, o que poderá permitir  o efetivo combate a essa verdadeira praga que assola o estado brasileiro, com  graves prejuízos para  toda  a sociedade.  


texto publicado no jornal Figueira - edição  dias 22 e 23-11-2014



--
ACESSE o BLOG DE GERALDO MOTA

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog