---------------------------
Operação Pasárgada.
PF desvenda esquema no TCE-MG
Presos auditor do TCE de Minas e empresários - Édson Arger é suspeito de facilitar a emissão de certidões negativas para alguma prefeituras do interior.
(EZEQUIEL FAGUNDES)
Um auditor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e dois empresários de Belo Horizonte foram presos ontem, durante a operação Volta para Pasárgada, da Polícia Federal (PF). Os três são acusados pela PF de envolvimento com o escritório de advocacia do lobista Paulo Sobrinho de Sá Cruz, o Paulinho da Status - também preso ontem -, acusado de ser o chefe e mentor da quadrilha que desviava recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Foram presos o auditor do TCE, Édson Antônio Arger e os sócios do Instituto de Gestão Fiscal - Grupo SIM, Sinval Drumond Andrade e Nelson Batista de Almeida. Além de prendê-los, a PF realizou diligências tanto no tribunal e na sede do Grupo SIM, um escritório localizado na região Centro Sul de Belo Horizonte. Por meio de nota, o Grupo SIM informou que reafirma que seu compromisso com seus funcionários clientes e parceiros é com a estrita observância da legalidade na administração pública.
Já o TCE, por meio de assessoria de imprensa, informou que não foi notificado oficialmente a respeito da prisão do auditor. Édson Arger já havia prestado depoimento no inquérito da operação Pasárgada.
Além dele foram intimados também o coordenador de segurança Hugo Oliveira Veloso e os auxiliares de controle externo, Jairo Magela Chagas e Maria da Graça Almeida Apocalypse. No dia 3 de maio, O TEMPO mostrou com exclusividade que a PF estava investigando a participação de servidores públicos do TCE na emissão de Certidão Negativa de Débito (CND) para prefeituras ligadas ao lobista Paulo Sobrinho.
Na próxima semana, segundo apurou a reportagem, mais três servidores comissionados do tribunal irão depor no inquérito da PF na condição de "investigados". O presidente do TCE, conselheiro Elmo Braz, já encaminhou à PF cópias de documentos de duas prefeituras do interior.
|
Apuração - Certidão negativa era o objetivo das prefeituras
7[NORMAL_A]A">A Polícia Federal investiga a participação de servidores públicos do Tribunal de Contas de Minas Gerais na emissão de Certidão Negativa de Débito (CND) para prefeituras ligadas ao lobista Paulo Sobrinho de Sá Cruz, o Paulinho da Status.
A suspeita é que mesmo nos casos em que as cidades não possuíam documentos necessários para atender às requisições exigidas pela legislação, o documento estava sendo emitido.
As prefeituras que não conseguem a CND ficam impedidas de receber verbas do governo estadual e da União, além de não poderem contrair qualquer tipo de empréstimo.
Função. O Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) possui quatro auditores e um deles está preso – Édson Arger. Nascido em Belo Horizonte, no dia 21 de outubro de 1941, Arger, é o mais experiente do tribunal nesta função. Ele foi nomeado auditor do TCE de Minas em 1984, função que exerce paralelamente às suas atividades de fazendeiro em Caxambu e Madre de Deus de Minas.
|
Operação Pasárgada. PF desvenda esquema no tribunal Um auditor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e dois empresários de Belo Horizonte foram presos ontem, durante a operação Volta para Pasárgada, da Polícia Federal (PF). Os três são acusados pela PF de envolvimento com o escritório de advocacia do lobista Paulo Sobrinho de Sá Cruz, o Paulinho da Status - também preso ontem -, acusado de ser o chefe e mentor da quadrilha que desviava recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Apuração 7[NORMAL_A]A">A Polícia Federal investiga a participação de servidores públicos do Tribunal de Contas de Minas Gerais na emissão de Certidão Negativa de Débito (CND) para prefeituras ligadas ao lobista Paulo Sobrinho de Sá Cruz, o Paulinho da Status.
Publicado em: 13/06/2008 |
Entre as suas atribuições estão a emissão de parecer nos processos de prestação e tomadas de contas. Ele é formado em direito e iniciou sua carreira na Caixa Econômica. (EF)
Publicado p/ "O Tempo" em: 13/06/2008
--
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário