sexta-feira, 18 de junho de 2010

Contra a racialização do Brasil

Fábrica de manipulação de informações!!!

Caros amigos:

Sou contra as cotas, mas jamais por estes motivos arbitrariamente alegados. Nenhum estudioso do assunto é contra as cotas raciais por entender que vai reduzir o nível de excelência da Universidade, já que este é um argumento racista. O principal argumento contrário às cotas é o reconhecimento da diversidade do povo brasileiro e da impossibilidade de haver critérios objetivos para definir quem no Brasil é branco e quem é negro. Somente falsos critérios poderiam conduzir a esta divisão e sinceramente creio que não há nada de especial no povo brasileiro para dizer que nós teríamos um resultado diferente aqui do que houve em Ruanda, na África do Sul, nos Estados Unidos ou na Alemanha de Hitler, quando a imposição de um Estado racializado se deu por meio de leis arbitrárias que resultaram na falsa crença de superioridade de uns em relação a outros, gerando o ódio entre as pessoas e o acirramento dos conflitos.

Afinal de contas, a diferença entre um Hutu e um Tutsi, criada por lei em Ruanda, era medida pela "largura do nariz" e pelo "grau de aspereza do cabelo crespo", já que tanto Hutus como Tutsis eram de cor preta. Ou seja, é possível haver critérios totalmente arbitrários para definir algo que, em essência, é indefinível. Ou vamos fingir que há algum sentido na definição de quem seja negro inventada pelo Tribunal Racial da UnB, a partir de perguntas "Você já namorou um negro?" "Você já participou de passeatas em favor dos direitos dos negros"? Era só o que faltava.......

Em suma: pesquisas como estas não demonstra qualquer eficácia das cotas. Pois obviamente brancos, verdes, amarelos, cinzas, pretos e pardos têm a mesma capacidade intelectual, já que raças não existem.

ENSINO SUPERIOR

Pesquisa comprova eficiência das cotas na UnBEstudo revela que a diferença no desempenho entre os cotistas e os não beneficiados pelo sistema é menor do que a verificada entre mulheres e homens

Ariadne Sakkis
Luísa Medeiros
Publicação: 17/06/2010 07:46 Atualização: 17/06/2010 08:43

Uma pesquisa que analisou o sistema de cotas antes e depois de ser implantando, no segundo semestre de 2004 na Universidade de Brasília, mostrou que comparado a outras políticas de acesso do negro ao ensino superior — que levam em consideração a renda familiar ou o histórico escolar — é o mais eficiente para promover a diversificação de raças dentro da universidade. O acesso à universidade representou também um incentivo à identidade racial, fazendo com que os candidatos e alunos assumam a identidade étnica com mais naturalidade. O estudo revelou ainda que, em relação ao desempenho escolar, a diferença nas notas dos cotistas e não cotistas é menor do que a verificada entre mulheres e homens.

A pesquisa foi iniciada há três anos pelos professores Maria Eduarda Tannuri-Pianto, do Departamento de Economia da UnB, e Andrew Francis, da Emory University, dos Estados Unidos. Os dados divulgados referem-se à primeira parte do estudo, que entrevistou, entre 2002 e 2005, 3 mil alunos cotistas e não cotistas, um universo que corresponde a 40% dos estudantes da UnB nesse período. Os professores pretendem acompanhar os universitários até o ingresso deles no mercado de trabalho. Dados pessoais e familiares foram levantados, mas as questões raciais foram mascaradas dentro dos questionários para fazer um mapeamento dos alunos sem interferências de comportamento e de oportunistas.

De acordo com Maria Eduarda, muitos dos alunos cotistas, de diferentes áreas de graduação, passariam no vestibular convencional porque estão acima das notas de corte do sistema universal. O desempenho deles na universidade, entretanto, é um pouco menor do que a de alunos que ingressaram pelo meio tradicional, mas no decorrer no curso, essa diferença é mitigada.

Em uma escala de zero a cinco, os cotistas têm desempenho 0.14 ponto inferior aos nãocotistas. "A diferença da média geral acumulada é menor do que a comparação entre homens e mulheres", destacou ela. Se comparar o desempenho de cotista e não-cotista com a mesma nota de entrada no vestibular, a diferença é ainda menor. A diferença cai para 0,08 ponto numa escala de zero a cinco. A pesquisa não mostrou evidências de que houve aumento no esforço para passar pelo sistema de cotas, mas nem trouxe dados que comprovem a redução. "Isso mostra que eles não fizeram corpo mole porque tinham chance reais de passar", diz a pesquisadora

Igualdade
O professor do Instituto de Artes e coordenador do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UnB Nelson Inocêncio afirma que o resultado preliminar da pesquisa mostra que a política de implantar as cota está correta. "O discurso de uma possível queda de qualidade do desempenho dos alunos caiu por terra", diz. Para o professor, quem criticou as cotas raciais fizeram uma presunção negativa que não se confirmou. "É preciso investir mais nas políticas de diversidade. Não adianta afirmar, de maneira enganosa, que as oportunidades são as mesmas."

Os alunos da UnB encararam o resultado da pesquisa como um confirmação do que eles já sabiam. Johnatan Reis, 20 anos, entrou para o curso de serviço social no ano passado por meio do sistema de cotas. "Quando a gente entra, a matéria e as aulas que temos são as mesmas dos não cotistas. Tenho que fazer o mesmo esforço para passar. O quanto estudei no ensino médio ou a minha nota no vestibular não interessam", analisa. Para ele, apesar dos resultados equivalentes, os cotistas ainda são estigmatizados. "Muitas pessoas ainda pensam que a nota inferior no vestibular vai se perpetuar ao longo da vida acadêmica do cotista, o que a própria pesquisa desmente", diz.

Johnatan acredita que o sistema de cotas continua sendo necessário como um mecanismo de inclusão social e racial. "Acho que as cotas são um incentivo para que o negro entre na universidade e para que a sociedade tenha mais profissionais negros. O impulso foi dado e daí para a frente, não importa a cor da pele de um aluno ou a forma pela qual ele entrou."

Linikker Araújo Conrado, colega de turma de Johnatan, é contrário ao sistema de cotas raciais. Para ele, essa alternativa "nasceu caduca". Mesmo sendo negro, ele ingressou na UnB pelo sistema universal e defende as cotas sociais, por entender que é um modelo mais abrangente, que beneficiaria um número maior de pessoas que não tiveram oportunidades. "A pesquisa prova que cor não faz a menor diferença", afirma Linikker.

Pedro Paulo Mendes, 22 anos, estudante de engenharia de redes, compartilha do mesmo entendimento de Johnatan. "Vai mais da pessoa do que da raça. É uma questão de inteligência e de dedicação", afirma. "Esse estudo mostra que os dois têm capacidades iguais. Mas acho que as cotas são fundamentais para a inclusão social. E, no futuro, haverá igualdade e elas não serão mais necessárias", projeta.

CB

http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog