sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CUIDADOS NA COZINHA - (PARA REPASSAR)


CUIDADOS NA COZINHA

Diferentemente de tudo o que muitos acreditam o ambiente da casa mais propenso à proliferação de germes e bactérias é a cozinha, não o banheiro. 


Justamente onde os alimentos são preparados e guardados é que existem as condições ideais para que as colônias de micro-organismos se multipliquem rapidamente.

 

E nesse disfarçado reduto perigoso de proliferação, o principal responsável é a terrível combinação de ambiente úmido e sobras de comida e, por esse motivo, quando se fala de higiene na cozinha, deixar tudo brilhando e perfumado, apenas lavar a louça, manusear e armazenar alimentos com esmero não é o suficiente.

 

Aquele pano de prato que fica úmido depois de enxugar a louça, por exemplo, pode conter até um milhão de bactérias a mais do que a tampa do vaso sanitário, que recebe infinitas gotículas de água provenientes do processo de descarga.

 

Segundo mostram algumas pesquisas, a esponja de lavar pratos, copos e panelas concentra cerca de dez milhões de bactérias por mililitro de água armazenada. Isto se dá por que, acumular restos de alimentos não visíveis a olho nu e estar sempre úmida, torna-se um dos principais focos de contaminação da cozinha.

 

Já a pia, onde refeições e alimentos são preparados, tem potencial para alojar até dez mil bactérias em cada mililitro de água espalhada por sua superfície. Além da pia, do pano e da esponja, os micróbios também apreciam as ranhuras da tábua de cortar carne (prefira aquelas produzidas com material sintético e evite as de madeira), o fogão, o micro-ondas, a grelha, a geladeira, a despensa, os azulejos e o piso da cozinha.

 

Outros estudos indicam que grande parte das infecções intestinais, também conhecidas como DVAs, Doenças Veiculadas por Alimentos, são causadas por refeições feitas em casa, com alimentos contaminados. O descuido com a cozinha e no momento de se manusear a comida pode estimular a proliferação de germes e bactérias, como a E. Coli e a Salmonella, algumas das mais comuns a provocar infecções intestinais.

 

Outro grande vilão na higiene da cozinha é a lixeira. A manipulação e o descarte inadequado do lixo propiciam a contaminação cruzada, que acontece quando depositamos um alimento sobre uma superfície contaminada ou quando o manuseamos com instrumentos ou mãos contaminadas. Recomenda-se a utilização de lixeiras com tampa, que isolam o lixo do ambiente, e com pedal, que impede que se entre em contato com a lixeira durante o preparo de refeições.

Veja abaixo algumas dicas simples para manter os micro-organismos sob controle, deixar sua cozinha realmente limpa e evitar a contaminação dos alimentos.


Lixeira


Utilize-a com sacos plásticos descartáveis e retire diariamente o lixo acumulado. Lave-as todos os dias, com água e sabão. Evite os modelos que ficam sobre a pia, no local onde você prepara os alimentos. Prefira aquelas que ficam no chão, com pedal.           

http://www.magazineluiza.com.br/imagens2/produto/14/146103000.jpg


Pia


É fundamental que a pia esteja sempre seca, o que pode ser feito com um rodinho plástico e panos descartáveis. Se for utilizar panos de tecido, reserve um destino único para cada pano utilizado na cozinha. Assim, aquele usado para limpar o chão não deve secar a pia, nem enxugar a louça. 
Para a limpeza da pia, detergente e soluções à base de cloro são ideais. O ralo deve estar sempre tampado com o aparador de sujeira, limpo a cada lavagem.

 

Esponja 


Mantenha-a seca e guardada em local seco, nunca sobre o sabão. Pode ser limpa com uma solução desinfetante, mergulhando-a por cinco minutos emduas colheres de sopa de água sanitária em um litro de água. Substitua a esponja usada por uma nova a cada semana.http://www.magazineluiza.com.br/imagens2/produto/14/141506600f.jpg

 

Pano de prato 


Troque-o sempre que estiver úmido e lave-os todos os dias, separadamente do restante da roupa. Uma boa dica para desinfetá-lo é utilizar água quente e depois uma solução com água sanitária.

 

Tábua de carne


Prefira não utilizar modelos de madeira, porque propiciam a multiplicação de micro-organismos; se possível evite qualquer utensílio de madeira na cozinha. Escolha tábuas e colheres de silicone ou vidro e use detergente, água e álcool na limpeza.

 

 

E todos estes equipamentos, tão importantes e indispensáveis, precisam merecer muito cuidado, não somente na aparência, mas no trato inteligente da eliminação de focos perigosos, usando-se, ao mesmo tempo, produtos de limpeza adequados e que não agridam o meio-ambiente.

--
ACESSE o BLOG DE GERALDO MOTA
 

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog