sábado, 3 de novembro de 2012

O QUE SE PRETENDE COM O TAMBOÁ?

TAMBOÁ



O TAMBOÁ CLUBE DE SERVIÇOS é uma proposta que tem vários desdobramentos e um deles é a realização pessoal que todos nós devemos almejar.

O texto a seguir é uma síntese de tudo o que podemos ser e de tudo o que podemos tentar e CONSEGUIR quando acreditamos em nosso potencial e em nossos propósitos.

  

Um dia me perguntaram qual era meu objetivo.
E diante desta interrogação não haveremos de confundir pressa com objetivo.


Você sabe o que veio fazer neste mundo?

Muitas das pessoas a quem faço esta pergunta demoram um tempo para me responder.  Algumas coçam a cabeça, outras colocam a mão no queixo,  outras ainda olham para cima como que tentassem juntar palavras para uma grande frase, e depois de toda essa encenação, dizem algo como “vim viver a vida” ou  “acho que não sei direito”.

Enquanto continua ai pensando, vamos eliminar algumas possibilidades:


Você não veio a este mundo para competir em busca do melhor lugar ao sol, nem para correr atrás de um futuro incerto, tampouco para ser o profissional mais competitivo do mercado ou para provar algo para alguém, muito menos para ter uma vida de sacrifícios para então ganhar o reino do céu ou o paraíso.

Ainda não respondeu? Deixe-me então dizer sobre o que você veio fazer neste mundo – tanto você quanto qualquer outro ser humano:

VOCÊ VEIO REALIZAR SEUS SONHOS E SER FELIZ!!!

Será que agora você está com aquela expressão do tipo – tudo bem, agora conta outra?
– Sei que às vezes parece difícil acreditar em sonhos, realizações e felicidade num mundo revirado como o nosso. É tanta preocupação  e tamanha a correria que você tem dirigido toda a sua atenção e  energia  não ao sonho e sim à sobrevivência, à luta para conquistar as coisas, à luta para mantê-las, à luta por um futuro melhor. Você sente como se fosse parte de uma grande engrenagem, na qual não pudesse parar- sob pena de ser cuspido  para fora da maquina e nunca mais poder encaixar-se nela. Não é assim?
Ficar fora do mercado, das salas de aula, dos estudos, da atualização, mesmo que seja por um tempo, significa enferrujar, perder  dentes da engrenagem. E então tenta cumprir todas as tarefas e exigências impostas, tenta fazer cada vez mais e  melhor e mais rápido. Você se empenha em tornar-se aquela pessoa competente,  atualizada,   objetiva,  competitiva  e incansável  que esperam que você seja. E para isso passa usar  pílulas anti estresse, a escurecer o quarto de dormir com black outs  e apelar para diversos revigorantes. Mas vamos pular esta parte, pois não estou aqui para falar do que sua vida é, e sim do que pode ser.

VOCÊ FAZ IDÉIA DE QUAL É A SUA MISSÃO?
Quando falo em missão, em propósito para vida, por favor, não se apavore.

Há gente que se arrepia toda quando ouve falar nisso, pois, se mal dá conta de fazer  suas obrigações, de pagar próprias contas e de lidar com os problemas cotidianos, como  poderia ainda ocupar-se  com um   propósito!?

Mas é ai que está o grande segredo da vida: seu propósito não é  “mais uma coisa”, seu propósito é  “a coisa”.  É o ponto que dá sentido a sua vida.

Estamos neste mundo para realizá-lo  e o resto  - o trabalho, o dinheiro para pagar contar,  a tão desejada harmonia com o mundo, a satisfação pessoal, a felicidade vem como brinde. Vem por acréscimo.

Tenho absoluta convicção de que  todos nós viemos a este mundo com um propósito a realizar.  Um projeto que nossa alma  escolhe e com o qual se compromete e enquanto não o realizarmos, seremos seres incompletos, frustrados e insatisfeitos.

E para nos tornar capazes de cumpri-los, somos presenteados com talentos.
Nascemos completamente equipados pra realizar nosso propósito, não é ótimo?

Sabe aquelas pessoas para quem tudo dá certo e a felicidade parece ser uma companhia permanente? 

Aquelas pessoas que não sabemos exatamente de onde elas tiram dinheiro honesto para viver uma vida semelhante à nossa, com tempo suficiente, muitos prazeres, variedade de eventos sociais, alegria sem fim, mas será que mesmo assim, com tanta fartura, elas vivem felizes?  

Ao contrário do que podemos imaginar, as estatísticas indicam que sim, que a grande maioria vive feliz, sim. E que elas não são desse jeito porque nasceram com o bumbum virado para a Lua ou têm uma fada madrinha, elas são assim porque estão realizando seu propósito de vida, pois é bem provável que um dia tenham parado de seguir a engrenagem e tiveram coragem de viver com seu talento.  O mundo está cheio de pessoas assim. E não estou falando apenas do empresário de sucesso, da cantora popular nos quatro cantos do mundo, do esportista que coleciona títulos, do escritor que arrebata o coração de milhões com suas histórias. Falo também do pintor de paredes que pinta e assovia,  da cozinheira que adora surpreender com novos pratos,  do médico dedicado, do advogado que defende seus clientes com brilhantismo,  da professora adorada pelos alunos, do biólogo que faz suas pesquisas e projetos de graça, visando por um mundo melhor,  do pesquisador obstinado, e porque não de mim que escrevo isso com grande prazer e alegria de passar informações.

Falo de todos aqueles que são talentosos e amam o que fazem. E tenho certeza de que algumas dessas pessoas ganham muito dinheiro, outras nem tanto e outras que até mesmo vivem  uma vida um tanto simples, mas não menos feliz.  Na verdade, as conquistas materiais, não são sua meta e nem a maior recompensa, e sim aquilo que trazem estampados no seu rosto, uma juventude e jovialidade unidos com um grande  desejo intimo  de viver, pois essas pessoas não têm mau humor na segunda feira nem acordam com o pé esquerdo.  E não raro, podem ser vistas cantando no jardim ou andando de bicicleta numa segunda às 10hs da manhã.
É claro que elas têm lá os seus problemas e aborrecimentos, mas não fazem disso um calvário. Essas pessoas têm grande poder de cura e superação pois seu organismo e psique funcionam bem. Dificilmente estão estressadas e passada as tempestades da sua vida, lá estão elas, felizes e inspiradas de novo.
Sei que você esteja ansioso para reconhecer seu propósito,  e talvez pergunte agora:  - Tá e qual é o meu? Como eu descubro isso?
Como eu disse lá atrás,  você nasceu com talentos,  para exercê-lo. Esses talentos são, portanto, um indicador do que veio fazer neste mundo. 
Identifique seus talentos e encontrará seu propósito.
É  muito comum fazer a associação de talento com expressão artística. Peço a alguém que aponte três pessoas talentosas e o  que eu recebo é uma lista de celebridades! Essa associação se deve a um dos mitos existentes sobre os talentos, segundo o qual eles são raros e especiais – não é nada disso. Todos nascemos com talentos a serem descobertos e desenvolvidos. Não me refiro a habilidades de pintura, dança, escultura e canto. Quando falo em talento, refiro-me a uma inteligência intrapessoal que recebemos, um dom natural, aquilo que  você era o melhor de todos entre seus coleguinhas no tempo de escola.  E para isto não precisa de nenhum manual de instrução. Você já nasceu com isso, mas provavelmente se afastou de seu talento para ganhar a sobrevivência e uma vida com mais bens materiais.

Se agora souber qual é o seu dom, eis uma boa noticia, o uso de seus talentos o conduzirá a sua missão. E dessa missão você viverá com alegria e será remunerado por isso.

Afinal se os dons são ferramentas para o cumprimento de nossa missão, você agora olha para sua profissão e me diga, você está exercendo seu propósito aqui na Terra?
Muitas pessoas  descobrem muito cedo, outras despertam na fase adulta após várias tentativas frustradas de serem bem sucedidos em empregos comuns, outros ainda, precisam de uma  intervenção na saúde, algo que os diga que é preciso mudar de vida e há aqueles que os realizam e até por isso são mais felizes após a aposentadoria.
Se ainda não sabe, quais são seus  talentos, outra boa notícia é a de que não é tão difícil assim descobri-los.   Seus talentos têm muito a ver com aquilo que você realiza com alegria,  naturalidade, espontaneidade, leveza e satisfação. Aquilo que te motiva, que te leva a exercer um talento é gostoso, é até viciante, é estimulante, traz leveza para a alma, você não vê o tempo passar, assim como eu não vejo o desenrolar das horas quando estou escrevendo.

Repare no trabalho de um cabeleireiro, por exemplo,  quando ele corta, penteia com graça e confiança aquelas mechas que você não saberia o que fazer com elas.
Todo aquele profissional que executa seu oficio com graça e confiança, dança como um cisne sobre seu labor,  enquanto cantarola músicas ou mantém uma expressão leve com um sorriso suave na face é porque está abençoado por realizar sua tarefa com alegria e estar de encontro a seu talento.
Nossos talentos estão dispostos apenas para o bem, pois assim o universo os fez: - para ensinar, para curar, para construir, para inventar, para comunicar, para alegrar, para ensinar, para embelezar. Siga as pistas que sua vontade te dá.
E o que vemos no mundo? Uma pessoa que não tem talento lógico-matemático se esforçando para desenvolver habilidades num curso de análise de sistemas da informação, simplesmente por achar que esta é uma carreira promissora; o resultado será que, ainda que se esforce e consiga se formar, dificilmente se destacará na profissão e o mais difícil ainda, que será a plena realização através dela.

Não é a toa que conheço pessoas que vivem reclamando da crônica falta de tempo, esta que é a terrível praga da vida moderna. 

E a resposta para a primeira frase deste texto é: Por não ter clareza da vida moderna e 
por entender que a falta de tempo é igual a OBJETIVO, e o ócio é sinônimo da falta de objetivo , que estamos na Era da Angústia. 

As pessoas querem fazer tudo: ler uma montanha de livros, revistas  e jornais, manter-se atualizados  a todo o tempo, na velocidade em que tudo muda, frequentam todos os cursos e seminários que aparecem, estão abertos para fora, para receberem informações de decorebas, seguem o mesmo caminho que muitos traçaram e, neste caminho, buscam resultados diferentes. 

Assumem todos os projetos, viajam, se ausentam da família por longos períodos, seguram a  vontade  de fazer xixi, ou se privam de uma refeição decente e de qualidade, na hora certa e no lugar adequado, apenas para não perder valiosos momentos  de trabalho. (Trabalho em latim é igual a Triballium, objeto de tortura durante a Idade Média)

Sabe aquela máxima: "Mente vazia é oficina do diabo."? – Trata-se de um grande marketing da Igreja em meados da Idade Média, para exigir esforços sobre-humanos de seu povo para alcançar um futuro bom e impedir as pessoas de pensar. E sabemos hoje, na moderna concepção do pensamento, que na verdade é na mente vazia que são criadas grandes aspirações.

 “Quem cumpre seu propósito não trabalha, pratica o LABOR."
 (A palavra Labor vem de colaborar com o mundo)

Tem gente que sente culpa pelo simples fato de sentar no sofá no meio da tarde sem fazer absolutamente nada enquanto o mundo gira e que no acionar de um clic você poderá obter mais um milhão de informações. Este é o erro do mundo moderno.  Ninguém mais ouve a voz interna, a consciência coletiva, a intra inteligência, aquela que cria e renova informações.

Não há quem aguente tanta pressão por tanto tempo,  como um nadador que gradativamente arranca os pelos do braço, depois do peito e depois das pernas e de onde mais for preciso para melhorar seu tempo e desempenho em uma competição.  Como um nadador, que assim age, alguns competidores pela vida começam “arrancando” o lazer,  depois arrancam as amizades, depois arrancam o tempo em família, e quando se dão conta, já arrancaram todos os pelos ou seja, todas as defesas do corpo, e os pequenos detalhes da vida que são insubstituíveis para que o objetivo nesse mundo seja de fato o melhor para si mesmo.

Portanto, é bom que se defina o que é importante para você: Certamente terá de abrir mão de algumas coisas, como o desperdício de dinheiro, a obcessão por objetos de consumo de ultima geração, o rigor de metas que não o levarão a lugar nenhum.  E, assim sendo, você terá o suficiente para ser feliz, comprar o que quiser, sem esbanjar, frequentando bons lugares, comer bem, mas tudo dentro do ciclo harmonioso do universo, para que toda sua vida esteja em constante equilíbrio e sintonia com a natureza. 
Procurar um novo estilo de vida implica em riscos. As situações que te causam segurança e não implicam riscos, não são feitas com o coração, pois devem ser racionais, frutos da inteligência, mas é preciso que o coração seja forte para pulsar com energia, oxigenar os reflexos e irrigar a coragem.

Comece prestando atenção em suas habilidades. Observe como a preocupação com a sobrevivência  ocupa espaços e se impõe sobre a vida do ser humano.

Algumas pessoas economizam sonhos por medo de se frustrarem e se frustram automaticamente, mesmo trilhando caminho seguro. Sonho não é sinônimo de fantasia. Fantasia é ficar em casa esperando chegar milagrosamente o príncipe encantado.  O sonho, para transformar-se em realidade, depende do agir, do começar, de seguir uma pós-graduação, de entrar para uma ONG, de abrir um empreendimento, de mudar de rumo, em prol daquele talento que te fará feliz e no qual você, sem o saber, era o melhor ainda naquele seu tempo de escola.

Um exército de sonhadores constrói, todos os dias, as mudanças da história humana, enquanto que os outros simplesmente fazem parte de uma engrenagem e com ela seguem a reboque. Se você não sabe o que é importante para sua vida, ao menos procure descobrir o que não seja, pois o processo de eliminação é também um caminho importante.

E mesmo que não possa entrar de cabeça num novo projeto, o simples fato de alimenta-lo com esperanças e expectativas já fará um imenso bem em sua vida e sua trajetória ficará mais fácil de ser seguida, no agir e criar novas estratégias.

-Assuma riscos, o universo irá te ajudar, o inusitado são aquelas pequenas coincidências que nada mais são do que sincronicidades.   Os estímulos são como respostas para mostrar que você está no caminho certo.  Assuma riscos. Se for honesto com seu propósito, o universo conspira a seu favor e tudo irá te ajudar.
·         
- - Seja fiel a seus valores, eles são a base segura do caráter e determinam sua conduta.

·      - Saia da luta desesperada pela sobrevivência, pois a previdência divina é que lhe proverá.

·   Nem sempre a reciclagem de valores é tão simples, pois isso significa passar por experiências que nos fazem abrir mão de algumas coisas visando a consecução de outras.  Hoje você pode valorizar  seu status social, seja um alto cargo ou pelo simples fato de morar num bairro nobre.  Mas se você viver de acordo com seu propósito, agregará a se redor pessoas que também vivem de acordo com seus propósitos e consequentemente,  o status, o endereço elegante o alto cargo deixarão de ser seus valores mais elementares.
·         
      - Mantenha o foco mas seja flexível. Falhar uma vez não significa que tenha incorrido em erro, e sim que você aprendeu que desta forma não deu certo e que vai ser preciso viabilizar outra maneira, outra tentativa e quantas forem necessárias até o desejado acerto.
·        
      - Permita-se experimentar, percorrer caminhos desconhecidos, com riscos desconhecidos para obter resultados diferentes do da grande maioria.
·        
       - Dissolva seus medos, da mesma forma que os criamos e os alimentamos na mente, podemos dissolvê-los e matá-los.  Estude o medo, investigue suas causas, busque informação para entender o que sente.
·         
        - Cultive o bom humor, não reprima sua criança interior.  É ela que lhe levará para a realização do seu propósito.

·         A felicidade não é um destino a ser alcançado e sim uma maneira de se viajar.
·         
      - Tenha paciência, a pressa alucinante no transito, no elevador etc., é uma sequela comportamental da sociedade que está na engrenagem da loucura, enquanto que os bebês ainda demoram nove meses para nascer, os ciclos da natureza continuam os mesmos desde que o mundo é mundo, estando somente o homem a ter esta pretensão de achar que “pode” controlar o tempo e apressar as coisas.
     Olha quanto tempo já se passou e como está sua vida!?
·         
      -Perca o medo de agradar sempre e de ser rejeitado.  Quem te ama, não precisa que você prove nada.
·        
      - Tenha fé e cultive a espiritualidade, independente  de crença ou religião: Crer numa experiência espiritual é fundamental  para o aprendizado e compreensão das coisas.   As pessoas que não creem em nada precisam tomar antidepressivos pois perderam o propósito e não sabem para onde vão.
·         
       - Agradeça todos os dias por a vida pedir BIS pra você e te deixar tentar mais uma vez. É muito bom ser “bisado pela vida”.
·         
       - Relacione-se. Ninguém tem o propósito de errar e quando alguém desperdiça tempo e energia fazendo algo  é para acertar. Se errou, peça perdão e também se perdoe. Todos tem o direito de tentar. Nunca se condene.

E por fim, saboreie a vida. Permita-se o ócio. Permita-se ser criança. Pare de correr.

Comece com um sorriso! Seja feliz.  

O “Tamboá”, no passado, foi o eldorado dos bandeirantes que ali tiveram o “bom sucesso”. Hoje não passa de um córrego seco, sem água e sem vida, mas ali ainda existe ouro e a esperança de que, com nosso trabalho, inteligência e dedicação, pelo menos volte a correr com sua água cristalina e salutífera, recompondo seus mananciais que serão novamente utilizados para matar a sede dos minas-novenses que atualmente são obrigados a beber da água poluída do Fanado.

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog