quinta-feira, 6 de março de 2014

Gigante, mas ainda pobre, ignorante, corrupto e violento

Que falta para o Brasil dar seu salto sustentável à prosperidade econômica?


População: 201.032.714 (estimativa do IBGE, em 2013). 

Quinto maior território do planeta: 8.515.767,049 Km2. 

Maior país da América do Sul. Quase 8 mil km de litoral; 30,3 anos é a idade média do povo, que nasce com a expectativa de vida de 73 anos. É um gigante, que já evoluiu bastante, desde que aqui chegaram os 13 primeiros barcos cheios de portugueses, inaugurando nosso mercantilismo/capitalismo selvagem, extrativista e patrimonialista, mas ainda continua pobre, ignorante, corrupto e muito violento.
-
A qualidade de vida dos países é medida pelo IDH. O Brasil é o 85º entre os 187 países analisados (0,730, em 2012). Esse índice mede a escolarização, a expectativa de vida assim como a renda per capita. Em 1980 nosso IDH era de 0,522; em 1990, 0,590; em 2000, 0,669; em 2010, 0,726; em 2012, 0,730. O crescimento na melhora das condições de vida do brasileiro é visível, mas continua lento. Os dez primeiros países têm IDH entre 0,955 (Noruega) a 0,912 (Japão). O Brasil está no meio do caminho entre os primeiros colocados (IDH acima de 0,800) e a Índia, por exemplo, com 0,554. 
-
No que diz respeito à disparidade entre os gêneros, o Brasil está também na 85ª posição, com 0,447 entre as condições de igualdade para homens e mulheres. Nesse caso, quanto mais próximo de zero, menores são as diferenças entre os sexos. A Holanda é a primeira colocada, com 0,045, seguida pela Suécia, com 0,055. 
-
O Atlas (2013) do Desenvolvimento Humano no Brasil (do PNUD-ONU) mostra que cerca de 74% dos municípios brasileiros (ou 4.122 deles) se encontram nas faixas de Médio e Alto Desenvolvimento Humano. O trabalho pela frente ainda é grande, porque cerca de 25% deles (ou 1.431 municípios) ainda estão nas faixas de Baixo e Muito Baixo Desenvolvimento Humano. Em 1991, 99,2% dos municípios brasileiros estavam nas faixas de IDH de Baixo e Muito Baixo desenvolvimento. Em 2000, 71,5% dos municípios, bem mais de dois terços do país, encontravam-se na mesma situação. Dez anos depois, esse número havia baixado para 25,2%, porcentagem menor do que a dos municípios no extremo oposto, de Alto e Muito Alto Desenvolvimento, que faziam 34,7% do país. Os dados refletem a evolução apresentada pelo IDHM do Brasil nas duas últimas décadas, ao sair da faixa de Muito Baixo (0,493), em 1991, para Alto (0,727), em 2010.
-
Que falta para o Brasil dar seu salto sustentável à prosperidade econômica? Alterar radicalmente a história extrativista das suas instituições políticas e econômicas. Colonialismo, escravidão, elites extrativistas, instituições jurídicas precárias, sociedade civil pouco educada, sobretudo para as virtudes, carga tributária injusta, pouco estímulo ao desenvolvimento dos talentos e das vocações, baixo apoio ao empreendedor etc. O Brasil necessita de uma revolução e o ponto de partida tem que ser a educação, de todos, em período integral, com ensino de alta qualidade. Fazer o que a Coreia do Sul fez nos anos 60 (sendo hoje o 12º IDH do planeta). É o caminho da prosperidade.
-

Luiz Flávio Gomes
Publicado por Luiz Flávio Gomes
Jurista e professor. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil.
 
-

Um pai cansado chega em casa e tem que "interagir" com seus amados filhos, então, liga a TV, onde está passando um programa televisivo de baixíssima ação crítica do espectador, e vai cochilar, pois, amanhã é outro dia, e ele tem que matar mais um leão quando esse dia chegar. A mãe está louca para conversar sobre seu dia com o marido, mas ele resmunga e vai assistir o jogo ou ir ao bar jogar conversa fora com os compadres (e as crianças "tocando o horror" em casa). Ela, como sempre vai assistir suas novelinhas e entupir a cabeça com a podridão midiática desses espetáculos grotescos. O que será de cada um dos filhos desse casal que mal conhece seus pais? Alguma perspectiva? Trocar a TV por um bom livro, uma boa música, alguma culturazinha que seja... Podemos ver o IDH como ponto cultural de um país, sendo que os piores não tem nada, os medianos, não querem nada e os de alto nível abraçam qualquer expressão cultural, se envolvem, criticam, banem, amam ou abominam. Mostram interesse. Tem interesse infiltrado em mídia, educação, cultura, família. Aqui, "Pão e Circo" são os freios do desenvolvimento das pessoas. E, sem pessoas, nada mais pode ser feito para melhorar. 
-

Meu digníssimo Luiz Flávio, para o nosso Brasil deixar de ser este Gigante adormecido, é tudo que vc descreveu, e também homens que tenham vergonha e comprometimento com este povo sofrido do nosso país, se continuarmos com esta falta de caráter dos nossos políticos e governantes, tenha certeza que chegaremos ao fundo do poço, e continuaremos cavando para ficar mais fundo.
O nosso Brasil tem tudo para ser uma grande nação, menos brasileiros no poder comprometido com este GIGANTE e seu povo, todos cuidam de seus interesses políticos-pessoais e o povo que se vire.

Foi criada a " comissão da verdade" para condenar os militares, ótimo tudo bem, mas e a "comissão da verdade" para alavancar os corruptos, os ladrões que estão no poder da nossa nação, tudo é publicado tudo é descoberto, mas seus pares estão aí para defendê-los e mantê-los intocáveis.
Qual a nossa esperança de ver tudo isso mudar, com os miseráveis recebendo esmolas para sobreviverem e darem-se por satisfeitos, onde está a dignidade deste povo, se deixar de receber esta migalha vai passar fome, não tem trabalho.
"Para o povo circo e pão", passou o carnaval vem a copa. Assim nos pronunciamentos, o Brasil está bem e esta tudo em ordem. - Espero que ganhe a
"copa", caso contrário, veremos a desordem.
=

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog