quinta-feira, 1 de maio de 2008

ROSARINHA COELHO:

Admirável mestra, mãe incrível  e uma doçura de pessoa humana.

 

Estava ultimando a postagem do texto anterior, onde me lembro do Grupo Escolar Cel. José Bento Nogueira no qual pretendo falar sobre a ARTE DE ENSINAR, quando fui surpreendido com a remessa do texto abaixo, enviado por Zé de Tristão, pedindo-me que o publicasse, em razão do conteúdo emocionante e até mesmo "forte", mas que, certamente, servirá como terapia para muitas mães diante deste grande exemplo de amor materno, fortaleza, piedade, fé em Deus e, acima de tudo, bondade imensa e compreensão que somente as pessoas abençoadas demonstram e têm a capacidade de compartilhar.

 

A minha homenagem à minha querida Comadre Zarinha Coelho, como ex-professora (juntamente com irmãs Myriam e Zélia), portanto, fica adiada para a semana que vem, pois este texto não poderia – jamais -- ficar para depois.

Mãe é puro sentimento
que se mistura à razão.
Mãe é tudo num momento,
e... muito mais: coração.
 
Mamãe é um sono desperto,
é uma estrela que reluz,
é oásis num deserto,
é bondade, é paz, é luz.
 
Num mundo de tantas flores,
a mãe vive seu encanto,
mas vivendo tantas dores,
também verte amargo pranto.

Zeni de Barros Lana – Itaverava/MG )

 

MOMENTOS  COM  FERNANDO

 

(O poder e a magia da mentalização)

 

Ligo o som na tomada, coloco uma música para tocar, bem baixinho, me acomodo em minha cama, ajeito os travesseiros, me encosto confortavelmente, fecho os olhos e inicia, agora, o momento mais especial do meu dia.

Começo a sentir o cheiro inconfundível de Fernando. Sua cabeça se encosta levemente em meu colo e eu vou passando as mãos em seus cabelos sedosos. Faço tranças, amarro gominhas, puxo os fios, esfrego minhas unhas suavemente em seu couro cabeludo, em suas costas e ele murmura:

- Que bom esse carinho de mãe!

E uma coisa muito agradável acontece. A música continua tocando bem baixinho e um gostoso torpor toma conta de mim, a cada minuto, com maior intensidade.

Eu sinto que meu corpo está levitando com meu filho no colo, bem encostado a mim e nada me incomoda naquele momento.

Não vejo mais nada, não escuto mais nada, não falo nada.

Só vivo aquele momento.

Tudo muito suave, leve e agradável. São minutos alegres e reais, embora pareçam ser apenas um sonho.

Em silêncio, nós continuamos ouvindo a música que gostamos muito. Ele estende o braço direito, belisca minhas bochechas e balbucia:

- D. Maria!... Minha Mãe!...

Tudo, tudo, como era antes. Por alguns minutos ainda se prolonga aquele momento especial.

Eu desmancho as tranças, tiro as gominhas que coloquei em seu cabelo. A música chega ao fim, o cheiro dele se esvai, eu paro de levitar e sinto que estou em minha cama, recostada em travesseiros.

Fico mais alguns minutos ali, inebriada, saboreando ainda aquela imensa alegria que senti em estar com o meu querido filho.

Senti o calor dele, escutei sua respiração, sua voz, toquei em seus cabelos, o carreguei em meu colo.

Olho para a janela e percebo que já anoiteceu. Agora é aguardar outro momento especial que, hoje em dia, é o que tem me ajudado a viver.

Esses minutos, durante o dia e os sonhos com ele, durante a madrugada, é que têm me dado forças para continuar vivendo neste mundo que, para mim perdeu grande parte do encanto desde o dia 23 de outubro de 2006.

E Deus vai me confortando com esses momentos que descrevi aqui, até que Ele queira.

Até lá, irei vivendo, à medida do possível, escrevendo coisas que me aproximem do meu saudoso, inesquecível e querido filho Fernando.

Deus o abençoe, meu filho!

Volte sempre!

Estarei sempre aguardando você.

Sua mãe.

 

Rosarinha Coelho

Belo Horizonte, 23, de abril de 2008. 

 

Um ano e meio sem Fernando.

 Quanta dor!

Quanta saudade!

 



--
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog