segunda-feira, 27 de julho de 2009

PLATAFORMA FREIRE - ATENÇÃO SRS. PROFESSORES!!!

Todos sabemos que a maior parte dos problemas sociais como a fome, a miséria, a criminalidade, a prostituição, o tráfico de drogas, o analfabetismo e outras mazelas são resultados da irresponsabilidade política de maus brasileiros que durante muito tempo controlam seus municípios, seja como prefeito, vice, vereador ou como deputado, de forma a manter o eleitorado ignorante e fácil de ser manobrado à distância, governando seus redutos como se estes fossem fazendas ou "currais eleitorais". Esta é uma triste realidade que ainda existe, principalmente no Nordeste Brasileiro e em algumas cidades do Vale do Jequitinhonha, onde vigora o poder de antigos coronéis do voto, aos quais não interessam o desenvolvimento urbano, o progresso econômico e nem a paz social.
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Em algumas dessas cidades as informações são manipuladas, não só através de maciça programação de rádio, mas pela manutenção de sistemas controladores de mídia que impedem o acesso a outras emissoras de rádio e de TV, filtrando as notícias que possam facilitar a vida da população ou beneficiar setores que não sejam de interesse das ditas "lideranças".
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Assim sendo, enquanto a plena democracia ainda não chegou àquelas regiões, torna-se necessária a nossa contribuição no sentido de que informações como as que se seguem, logo abaixo, cheguem a um número maior de professores que não têm acesso aos computadores de suas escolas, ou porque ficam essas ferramentas de trabalho trancadas em sala ou na casa da diretora, ou porque os funcionários não receberam qualquer treinamento de informática ou mesmo porque não têm qualquer orientação ou incentivo em suas carreiras para, assim, continuarem desinformados, improdutivos e atrasados conforme é o desejo do eterno chefe político local.
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Conclamo, pois, aos leitores deste BLOG, que também colaborem nessa divulgação e faça essa notícia chegar ao maior número de pessoas interessadas, pois somente através da EDUCAÇÃO é que poderemos encontrar os caminhos do desenvolvimento para regiões como a nossa, onde temos a tristeza de constatar situações calamitosas a impedir a melhoria dos índices de desenvolvimento.
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Infelizmente temos notícias terríveis, como é o lamentável descaso que está ocorrendo em MINAS NOVAS onde até mesmo o CVT, um serviço instituido e mantido pelo Governo Federal está praticamente desativado, com o seu funcionamento comprometido por questões administrativas e completamente desvirtuado de suas funções, tornando-se ponto preferencial de usuários de serviços que comprometem o seu potencial como instrumento auxiliar da educação e da cultura.
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Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.
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Os CVTs estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta a vocação da região onde se insere, promovendo a melhoria dos processos, pelo que se espera, das autoridades competentes, a apuração dos desvios, a punição dos responsáveis e URGENTE regularização desse importante serviço público, principalmente numa cidade onde são alarmantes os índices de criminalidade e visivelmente crescentes o consumo e o tráfico de drogas proibidas, cujas práticas se concentram no âmbito de algumas dessas repartições.

Plataforma Freire: passo a passo

Terça, 30 de Junho de 2009 15:39

A Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação, é a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior. Ao mesmo tempo em que coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a plataforma homenageia o educador brasileiro Paulo Freire.

É na Plataforma Freire que os professores vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos. Construída para ser uma ferramenta de fácil acesso do professor, a Plataforma Freire também é informativa. Os docentes vão encontrar uma série de dados, entre eles, as tabelas com a previsão de oferta de cursos, as instituições, as modalidades de cursos para o período 2009 a 2011.

Para aproveitar todas as informações disponíveis na Plataforma Freire, o professor precisa fazer um cadastro. Entra na plataforma e clica em primeiro acesso, preenche dados, como o CPF e nome completo, cadastra uma senha (com quatro letras e dois números) e informa o e-mail (se não tiver e-mail, a plataforma tem um campo para criá-lo).

Feito isso, o professor retorna à tela principal e clica em já sou cadastrado, informa CPF e senha e clica em autenticar, então aparece a tela principal da plataforma. Entre a série de ícones informativos, ele vai encontrar o currículo do professor.

Como cadastrar o currículo - Quando clicar em currículo do professor vai aparecer o nome do docente (que fez aquele cadastro inicial). Nesse espaço, ele pode inserir uma foto. No campo seguinte, vai descrever, em poucas linhas, um resumo do currículo (formação, experiências). Salva as informações e passa para o campo seguinte, onde vai detalhar sua formação acadêmica e complementar; no próximo espaço, vai informar sobre a atuação profissional (escolas em que trabalhou e trabalha, as disciplinas, as etapas de ensino); no outro espaço, vai descrever projetos que tenha desenvolvido na escola; nos próximos campos são pedidas informações sobre produção de textos, publicações culturais ou técnicas, participação em congressos e seminários, prêmios e títulos, idiomas, participação em bancas examinadoras e de orientação.

Escolha de cursos - Depois de cadastrado, o professor deve consultar o ícone previsão de oferta de cursos. Ali, ele encontrará tabelas com a projeção da oferta de cursos, por estado, para os anos de 2009 a 2011. Depois de verificar os cursos disponíveis - para o segundo semestre de 2009, são 54 mil -, o professor pode fazer a pré-inscrição no curso que deseja fazer. Primeiro, seleciona o estado e a área do conhecimento. Feito isso, a plataforma informa a relação de cursos disponíveis (presenciais e a distância). Então, faz a pré-inscrição. Pode fazer até três opções de cursos.

Passo seguinte - A plataforma manda à secretaria estadual ou municipal de educação todas as pré-inscrições de professores. É a secretaria que vai validar a inscrição, autorizar a participação do professor e enviar o nome dele para a universidade que dará o curso.

Professor acompanha a pré-inscrição - Com a senha e o CPF cadastrados, o professor acompanha o andamento da sua pré-inscrição diretamente na Plataforma Freire.

Quatro atores - Para executar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a Plataforma Freire conta com quatro atores: o professor que indica o curso que deseja fazer; a secretaria estadual ou municipal que valida a inscrição e autoriza a participação no curso; a rede de instituições públicas de ensino superior que matricula e faz a formação; e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que coordena todo o processo e avalia a qualidade.

Confira (clicando com o mouse) a coletiva do Ministro Fernando Haddad sobre a Plataforma Paulo Freire.

(Assessoria de Comunicação do MEC)



CLIQUE NO LINK ABAIXO, COM SEU MOUSE, PARA ACESSAR AS INFORMAÇOES DETALHADAS:

Plataforma Freire: passo a passo
Plataforma Freire: passo a passo

Assessoria de Comunicação do MEC)

Plataforma Freire: passo a passo


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