sexta-feira, 3 de julho de 2009

ALIMENTOS FUNCIONAIS PARA O VALE DO JEQUITINHONHA

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

Abacate, abacaxi, abóbora, agrião, alface, algodão, alho, amendoim, andu, banana, canjiquinha de milho, cará, cebola, chuchu, coalhada, couve, farinha, fava, feijão, fubá, garapa de cana, girassol, inhame, laranja, leite de cabra ou de vaca, limão, mamão, mandioca, melado de cana, milho verde, orapronobis, ovos, peixes, pequi, pimenta, rapadura, repolho, salsinha, taioba, tomate, urucum.

A relação acima, em ordem alfabética, é considerada pelos nutricionistas e autoridades em saúde pública como sendo a dos alimentos básicos que, havendo na mesa de cada brasileiro, são plenamente suficientes para atender à necessidade de consumo diário de cada um.

Segundo estudos da FAO (A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) aqueles alimentos, que são produzidos em quintais e em propriedades rurais de pequenos lavradores, principalmente nas regiões carentes brasileiras (de baixo IDH) como o Nordeste e o Vale do Jequitinhonha, dispensam o consumo de qualquer outro, inclusive os de origem animal (como a carne vermelha), no suprimento diário, pois oferecem todos os nutrientes necessários ao organismo humano.

Está comprovado que as pessoas que fazem uso constante de uma dieta alimentar composta pelos alimentos da relação acima, têm vida saudável e não precisam recorrer ao uso de medicamentos químicos, sem se considerar que são produtos acessíveis até mesmo para os consumidores que não têm onde plantar, ou não os produzem e têm que adquiri-los nas feiras livres, pelo fato de serem todos de fácil cultivo e de comercialização econômica.

Sendo assim, em cada comunidade, deveriam ter a produção incentivada através de programas de orientação social, em substituição aos programas de distribuição de bolsas que, em parte, induzem os beneficiários a abandonarem suas roças e permanecerem exclusivamente na dependência do auxílio governamental, o que não é saudável, nem para a economia nacional, nem mesmo para a finalidade social do Estado, com o objetivo de promover a distribuição justa de riquezas, no qual, em última análise, não pode privilegiar a vadiagem, a ociosidade e o comodismo, em detrimento dos direitos e dos deveres que, segundo a Constituição, são comuns e iguais para todos os cidadãos brasileiros.

INHAME - Alimento versátil

O inhame é considerado um poderoso depurativo do sangue. Segundo pesquisa, é recomendada na prevenção de malária, febre amarela e dengue

Por:Vanessa Jacinto


Cru, assado, cozido ou em forma de sopas, purês e pastas. A mesma versatilidade, que faz do inhame um alimento de fácil preparo, pode ser atribuída às suas qualidades terapêuticas. Classificado como funcional, já que previne doenças crônico-degenerativas, o inhame é rico em amido, betacaroteno, vitaminas C e do complexo B. Ele ainda contém cálcio, ferro e fósforo.

Em termos medicinais, o inhame é considerado um poderoso depurativo do sangue e, de acordo com o Estudo Nacional da Despesa Familiar realizado pelo IBGE, é recomendado e também usado na prevenção da malária, dengue e febre amarela. Ele fortalece o sistema imunológico e, nas mulheres, aumenta a fertilidade, já que contém fitoestrógenos (hormônios vegetais), importantes no climatério e na menopausa.

Segundo
Edson Credidio, médico nutrólogo, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e doutorando em ciências de alimentos na Universidade de Campinas (Unicamp), trata-se de um alimento poderoso que realmente pode ser um aliado nesses tempos de epidemia de dengue. "Além disso, melhora a incidência de acne, abscessos, previne doenças renais, auxilia na prevenção do câncer, desintoxica, melhora as crises de gota, reumatismo e sinusite, entre outros males", lista o especialista.

Sônia Hirschi, também especialista em medicina natural, recomenda o uso do inhame como forma natural de tratar a dengue. "Mas tem que ser o inhame chinês, pequeno e cabeludo, marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Os outros não têm o mesmo poder curativo do inhaminho", alerta.

Não é de hoje que o inhame é usado para tratar males da população. No começo do século 20, de acordo com Sônia, já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. "Ele faz as impurezas do sangue saírem pela pele, rins e intestinos", afirma. "Tomar inhame batido com água, várias vezes ao dia, é um excelente remédio contra a prisão de ventre. Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico."

No caso da dengue, a presença do inhame no sangue permite uma reação imediata do organismo à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença, antes que ele se espalhe pelo corpo.

Com a vantagem de ser um produto nativo do Brasil, ele se adapta a qualquer lugar úmido. Todas as partes do vegetal podem ser consumidas: o tubérculo, as folhas e os talos. O tubérculo, comum em supermercados, pode ser consumido cozido, como uma alternativa à batata, ou na forma de purês e sopas cremosas.

Credidio explica que, mantendo a casca na cocção (cozimento sob calor seco), nutrientes como vitaminas e minerais hidrossolúveis não se perdem.

::Fonte: Jornal Estado de Minas


Inhame: Super saudável

Desse rizoma, que é um tipo de raiz da maior importância para a alimentação, a saúde e a economia do brasileiro, é possível preparar uma variedade imensa de pratos saborosos, como sopas, mingau, saladas, bolos e tortas. É pobre em gorduras, mas muito rico em carboidratos, sendo uma excelente fonte de energia. O purê feito com inhame fica mais leve e por isto é indicado para ser consumido, sem culpa, em qualquer dieta. Não se deve levar em conta a aparência, valendo o ditado, que aqui se confirma, de que "as aparências enganam", de vez que essa receita a seguir é, de fato, muito deliciosa, embora a massa, ao ser manipulada, assuma uma coloração encardida, que é normal.

Ingredientes:

6 inhames médios

1 cubinho de caldo de legumes

2 colheres (sopa) de margarina

Preparo:

Descasque os inhames. Coloque-os numa panela de pressão e cubra com água. Leve ao fogo e espere ferver. Deixe os inhames cozinharem por 15 minutos. Retire-os da água e passe pelo espremedor de batatas. Volte a massa do inhame para a panela e leve ao fogo médio. Acrescente os demais ingredientes, mexendo sempre com uma colher. Ajuste os temperos, acrescentando os cheiros verdes. Sirva a seguir.
-------------
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog