sexta-feira, 3 de julho de 2009

PADRE GISLEY, PROFETA DA JUVENTUDE E MÁRTIR DA PAZ



PROFETA DA JUVENTUDE E MÁRTIR DA PAZ



Queria estar escrevendo este texto com a finalidade de expressar somente gratidão pelo trabalho realizado pelo Pe. Gisley na assessoria Nacional da Juventude, junto a CNBB. Porém, além dessa merecida gratidão, expresso minha indignação pelo cruel assassinato desse jovem padre que tanto se dedicou ao trabalho com a juventude e hoje só resta a saudade e as lembranças de seus trabalhos. A voz profética foi calada. Por qual motivo ainda não se sabe, o que se espera é de que a justiça seja feita e a verdade, somente a verdade seja dita.


O dia de 16 de junho de 2009, ao meio dia – ao menos foi esse horário que a notícia chegou até mim – marca, com tristeza e indignação a vida da juventude brasileira. A notícia da morte de um irmão que lutou pelas causas sociais em favor da juventude, fere o coração do jovem, principalmente de quem teve a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, e saber do empenho e dedicação em favor da juventude, de maneira especial a juventude mais sofrida.

"Juventude em marcha contra a violência"!

Que lema bonito e desafiador. Que lema que incomoda. Uma grande parcela de nossos jovens são alvo de uma violência que ceifa suas vidas muito cedo, deixando a dor e a saudade a familiares e amigos. Nosso irmão, e por que não dizer profeta da juventude, Pe. Gisley, percebeu essa grande lacuna em nossa sociedade provocada por meios desumanos que não visam a dignidade humana. Compenetrado de profundo amor pela juventude e por todos esses sofrimentos, lança, com sua equipe, a juventude brasileira e em conexão com a Campanha da Fraternidade desse ano, a Campanha Nacional contra o Extermínio da Juventude que leva o lema: "Juventude em marcha contra a violência".


Esse jovem padre comprometido com a vida da juventude e a sua dignidade, não pode mais lutar. Não pode clamar aos poderes públicos: justiça! Não pode mais dizer e testemunhar o quanto a juventude é bela e cheia de vida, com suas próprias palavras. Não pode mais organizar encontros de formação da juventude. Não pode mais falar, cantar, sorrir com sua presença física no meio dos jovens. Por quê? Porque sua voz foi calada por quem não ama, não dá sentido a vida, não se compromete, não sabe viver...

Esse nosso irmão está morto fisicamente. Seu sangue foi derramado. Mas ele continua vivo nas lutas da juventude, que com certeza irão continuar com muito mais força agora. Calaram uma voz, milhões se levantam. É o grito da juventude, que ama a vida, que quer justiça, que quer dignidade, que quer amor, que quer ser valorizada. É o grito da juventude que pede para a justiça ser feita. Que chora pelo "mártir da paz". Que percebe no seu sangue derramado o regar da terra em favor da vida da juventude brasileira.


Muitas foram as manifestações que chegaram até a CNBB e, também, nas missas realizadas em sua memória. Eis alguns testemunhos:

--

"Padre Gisley sempre esteve ao lado dos jovens. A sua luta contra o extermínio da juventude o transformou em um grande homem. Admirado e respeitado. Ele lutou até o fim de seus dias em benefício dos que ficam à margem da nossa sociedade tão cruel", diz dom Antônio Lino da Silva Dinis, bispo de Itumbiara – GO, durante a homilia na missa de corpo presente em Morrinhos – GO, terra natal de Pe. Gisley.

---

"Lembro-me dele [Gisley] como se fosse hoje, magro, franzino, mas com um coração que ultrapassava a barreira física. Ele sempre foi muito prestativo e atencioso. Orgulho-me de ter conhecido o padre Gisley". Disse o provincial Estigmatino, padre Eriberto Xavier dos Santos, também durante a missa de corpo presente.

---

"Tal fato causa-nos além de profunda comoção e dor, pois era um jovem sacerdote, cheio de projetos e com uma inserção pastoral em favor da juventude, um sentimento de indignação, pois, toda vida, quando ceifada de forma absurda e grotesca, se apresenta diante de nós como um acontecimento que foge aos planos e desejos de Deus." Diz a nota enviada pelo Setor Juventude da Diocese de Limeira – SP

--

"Se a juventude viesse a faltar o rosto de Deus iria mudar." Entre lágrimas dizemos: Vai Amigo Gisley, vai com Deus, mas acreditamos que sua bela missão será sempre referencial para todos nós e juntos ecoaremos a sua voz, pois se a juventude viesse a faltar o rosto de Deus iria mudar!" Comissão para Juventude do CNLB.

--

"Nós CRB Nacional manifestamos nossa solidariedade com a CNBB nesse momento da Ressurreição tão precoce do nosso Pe. Gisley." Se manifestou a CRB Nacional.

--

Manifestaram-se, em nota enviada à CNBB, a Comissão de Pastoral da Juventude da diocese de David, no Panamá; a secretaria executiva da Pastoral da Juventude da Conferência Episcopal da Bolívia; a Pastoral da Juventude do Paraguai e a secretaria executiva da Pastoral da Juventude do Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (CELAM).

--

"Com profundo pesar, a Rede Católica de Rádio, em nome da Radiodifusão católica do Brasil, se solidariza com a CNBB pelo trágico falecimento do Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB, padre Gisley Azevedo Gomes, ocorrido no 15 de junho de 2009. Manifesta também solidariedade e preces à Congregação dos Estigamatinos à qual pertence padre Gisley e aos familiares." Afirma a nota da RCR.

--

"No momento em que iniciamos a campanha contra a violência e o extermínio de jovens, Gisley tornou-se vítima, e mais uma vez somos convidados a lutar, a gritar, a denunciar todo e qualquer tipo de violência, fazendo sempre memória desses mártires que viveram e vivem em nossos corações nos fortalecendo nessa caminhada e na defesa pela vida." Juventude do Meio Popular da Arquidiocese de Goiânia.

--

"O céu hoje acordou chumbado sobre os ombros de teus amigos, irmãos, companheiros de caminhada. Saber da morte de alguém tão importante que não fez a diferença só em nossa vida pastoral, mas também pessoal, é muito difícil acreditar que isso aconteça na vida dos que amam, dos quem amam demais..." Coordenação e Assessoria Estadual da Pastoral da Juventude do Regional Sul I da CNBB (Estado de São Paulo)

--

"O abraço solidário da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Arcebispo Metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo, aos familiares e amigos do padre Gisley Azevedo Gomes, CSS, assessor nacional do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assassinado no dia 15 de junho em Brasília." Diz a nota enviada pela Arquidiocese de Belo Horizonte – MG.

--



"O padre Gisley tinha uma preocupação com o extermínio dos jovens. Por isso o trabalho dele era essencial e era admirado e respeitado por todos. Lamentamos profundamente que ele tenha sido vítima da violência em cujo combate tanto se empenhou. Este fato doloroso (o crime) nos fortalecerá na busca de justiça e nos comprometerá na causa do não extermínio dos nossos jovens, no combate à violência por um mundo novo, em favor da paz e da dignidade da pessoa humana", D. Dimas Lara Barbsa, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Secretário Geral de CNBB.

--

"A CNBB, representada por mim e pelos meus irmãos bispos aqui presentes, quer manifestar seu reconhecimento ao padre Gisley por sua dedicação, seu amor, sua doação à Pastoral da Juventude e ao Setor Juventude da CNBB", disse o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana – MG.

--

"Entre dores e sofrimentos, ousamos, ao lado do padre Gisley, celebrar e cantar a vida. Obrigado, padre Gisley, por nos comunicar o ardor da vida, por nos convencer a construir a paz", disse D. Eduardo Pinheiro, Bispo Auxiliar da arquidiocese de Campo Grande – MS e referencial do setor Juventude da CNBB, na homilia da missa de corpo presente em Brasília, no dia 17 de junho.

--



"Mais uma vez a violência ceifa vítimas inocentes e tenta calar vozes proféticas de discípulos missionários. Nosso compromisso e nossa bandeira, como foi a de Pe. Gisley em sua firme luta contra o extermínio de jovens, é pela PAZ. Que a paz e a serenidade sejam presentes neste momento, em nossos corações para administrarmos bem esta situação; mas que a tristeza e indignação deste fato nos fortaleça na luta para que cesse a violência, e a Paz se faça real, em nossa sociedade." Dom Juarez Sousa da Silva – bispo de Oeiras e referencial pelo Setor Juventude do Reg. Nordeste IV - Piauí


---

"O testemunho do Pe. Gisley, seu exemplo e doação, continuará guiando os trabalhos de evangelização das juventudes bem como a luta pela justiça social e a segurança pública." D. Manuel João Francisco Bispo Diocesano Fernanda Cristina Segalin, Coordenação Diocesana das PJ's da Diocese de Chapecó Diocese de Chapecó – SC.


--

"Estamos em comunhão pela oração. Lembramos e rezamos também todo o trabalho em que Pe. Gisley estava empenhado junto à juventude do Brasil, especialmente na Campanha Nacional contra o extermínio da juventude: 'Juventude em marcha contra a violência'." Conselho Presbiteral da Diocese de Ipameri – GO

--

"Em nome do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil queremos manifestar a esta Presidência da CNBB bem como a toda a Igreja no Brasil, a nossa solidariedade fraterna neste momento de dor pela morte do caríssimo Pe.Gisley Azevedo Gomes, mais uma vítima da violência e do ódio. Estamos em oração tanto pelo Pe.Gisley para que Deus o acolha entre os jovens que contemplam a sua Face,[...]" Movimento de Cursilho de Cristandade do Brasil.

--

"Ao Padre Gisley, que atuava na Campanha Nacional contra o Extermínio da Juventude e estava inscrito no 12º. Intereclesial das CEBs de Porto Velho com o numero 175 e faria parte do Rio Gurupi, canoa 2 no próximo mês, nossas preces para que no amanhecer desse Dia eterno ele viva para sempre a Páscoa de Cristo!" D Moacir Grechi, Arcebispo de Porto Velho – RO e secretariado do 12º.

--

"É incrível que um jovem religioso e presbítero, que tanto amor tinha pelos jovens e que tanto lutava contra o extermínio dos jovens pela violência, tenha sido, ele próprio, vítima da violência." Dom Irineu Gassen, OFM, Bispo de Vacaria – RS e Referencial da Juventude do Regional Sul III – Rio Grande do Sul.

--

"Na semana de abertura do "Ano Sacerdotal" a juventude vê a vida de um jovem sacerdote que tanto lutou pela vida sendo ceifado, derramando seu sangue e testemunhando sua fé que durante sua vida sempre viveu com muita serenidade." Pe. Joel Nalepa, Assessor da Juventude do Regional Sul II da CNBB, Paraná.

--

"O CONIC espera que este crime seja apurado com agilidade e eficiência e os culpados sejam levados as barras da Justiça, por terem ceifado a vida de um jovem que se empenhava em pregar a paz e lutar por um mundo melhor, pautado nos valores do Evangelho", diz a nota assinada pelo Pastor Sinodal Carlos Augusto Moeller e pelo Reverendo Luiz Alberto Barbosa, respectivamente, presidente e secretário geral do Conic.

--

"O seu trabalho era marcado por um grande apreço pelos jovens e não hesitava em apresentar as questões ligadas à juventude afrobrasileira nos encontros e reuniões onde participava. Seguidamente manifestava preocupação pela violência que atingia os jovens negros. Insistia da necessidade de se tomar atitudes concretas para frear este processo que já beira o extermínio." Pe. Ari Antônio dos Reis - Pela Pastoral Afro-brasileira da CNBB e Pe. Jurandyr Azevedo Araujo, sdb - Membro do Secretariado da Pastoral Afro-americana do CELAB (SEPAFRO/CELAM)

--

"A Renovação Carismática Católica do Brasil lamenta, profundamente, o falecimento do Padre Gisley Azevedo Gomes, CSS. Perdemos muito mais que um assessor nacional do Setor Juventude, perdemos um grande amigo!" Márcio Zolin, Coordenador Nacional do Ministério Jovem RCC Brasil.


Esses e muitos outros foram os testemunhos dados sobre o jovem Pe. Gisley.

--

No entanto, lamento profundamente que uma parcela da mídia, como sempre, apresenta notícias sensacionalistas. Nós que conhecemos e sabemos qual foi o trabalho de nosso irmão damos testemunho do grande ardor missionário e profético em favor da juventude, e principalmente a juventude que sofria as causas e conseqüências da violência. Portanto, na importa o que vemos, ouvimos e lemos sobre o assassinato de Pe. Gisley. O que importa é o trabalho por ele realizado e, mais ainda, não deixar esse sonho cair, mas continuarmos lutando contra o extermínio da juventude, pois somos "juventude em marcha contra a violência".

--

O sonho de ver a violência deixando o jovem viver foi ela, a própria violência, que tirou de nosso irmão essa luta e esse sonho. Porém, uma certeza está em nosso coração. Pe. Gisley participou da Páscoa de Jesus Cristo, a quem ele seguiu radicalmente a ponto de entregar a vida pela causa defendida. Digamos com fé, mesmo com lágrimas em nossos olhos e dor no coração:

--

SENHOR JESUS CRISTO, RECEBA NO SEU REINO ESSE NOSSO IRMÃO QUE ENTREGOU SUA VIDA POR AMOR À JUVENTUDE. AMÉM.

--

Pe. Gisley, muito obrigado por este testemunho de fé, de amor e de entrega. Da presença de Deus olhe por nós, nos encorajando nesse trabalho tão digno e tão profundo com a juventude que você tanto amava e continua a amar.

-Ir. Edemilton dos Santos, MS.


Contatos:



edemiltonms@gmail.com



edemilton.ms@hotmail.com



Cel: 31-8483-3614





ACESSE ABAIXO O LINK COM A REPORTAGEM SOBRE O ASSASSINATO DO PADRE GISLEY










Ter, 16 de Junho de 2009 14:50



A assessoria de imprensa da CNBB divulgou nota oficial sobre a morte do padre Gisley Azevedo Gomes, assessor nacional do Setor Juventude. Gisley, que esteve em Maringá no começo do mês, teria sido vítima de assalto. Visto pela última vez no domingo (14), o corpo do padre só foi localizado pela polícia na tarde de hoje (16).





Nota da CNBB sobre assassinato do Pe. Gisley





A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, profundamente consternada, comunica o assassinato do padre Gisley Azevedo Gomes, CSS, assessor nacional do Setor Juventude desta Conferência, ocorrido ontem, 15 de junho. O crime está sendo investigado com empenho pela Polícia com o acompanhamento dos advogados da CNBB e da Congregação dos Sagrados Estigmas (Estigmatinos) à qual padre Gisley pertencia.

Ordenado em 29 de maio de 2005, padre Gisley estava na assessoria do Setor Juventude da CNBB há pouco mais de dois anos. Comprometido com a vida da juventude, organizava, juntamente com as Pastorais da Juventude do Brasil, a Campanha Nacional contra o Extermínio da Juventude que tem como lema "Juventude em marcha contra a violência". Lamentavelmente ele foi vítima da violência que ansiava combater.

Esperamos confiantes que o crime seja apurado com eficiência e os culpados punidos com justiça. Lembrando a Campanha da Fraternidade que realizamos sobre a Segurança Pública, reafirmamos a urgência de toda a sociedade se mobilizar para por fim à violência que ceifa vidas tão precocemente.

Aos familiares e amigos do padre Gisley, à Congregação dos Estigmatinos, às Pastorais da Juventude do Brasil e aos Movimentos Juvenis a CNBB manifesta seu pesar e sua solidariedade, firmada na palavra do evangelho que nos faz crer na Ressurreição. Cremos firmemente que, neste momento, padre Gisley, atendendo à voz do Cristo que disse: "Jovem, eu te digo, levanta-te!" (Lc 7,14), nasce para a vida eterna . Que Nossa Senhora Aparecida o acolha no Reino de seu Filho Jesus.

Brasilia, 16 de junho de 2009



Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB



-
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog