quinta-feira, 29 de julho de 2010

Fwd: Fw: Doação de material de informática



 
Assunto: Lixo Tecnologico..


..e bom saber...e bom doar!!!!

http://www.silexsistemas.com.br/noticias/98-conheca-o-centro-de-recondicionamento-de-computadores-pbh

O que fazer com os equipamentos que não nos servem mais?

Vivemos cercados por equipamentos eletrônicos. Em nossas casas e em nossos locais de trabalho a informática é onipresente: são computadores, monitores, impressoras, roteadores, notebooks, e toda uma parafernália que, em muito, facilita nossa vida e proporciona maior eficiência e segurança nos negócios, redução nos custos de comunicação, acesso à informação e entretenimento.

Entretanto, a rápida evolução destes equipamentos vem acompanhada de um efeito colateral perverso: quanto mais rápido evoluem as máquinas, maior se torna o problema do que fazer com os equipamentos antigos. Jogar no lixo? Amontoar num cantinho da empresa?

Uma das soluções para esse problema é o reaproveitamento destas máquinas em outras funções. A Prefeitura de Belo Horizonte, montou, no bairro Ipiranga, o Centro de Recondicionamento de Computadores. Segundo a gerente do centro, Vera Lúcia Prímola, o local recebe, atualmente, cerca de 1000 doações por mês, advindas, principalmente, de órgãos públicos, que modernizaram sua infraestrutura computacional, e de empresas. Mas qualquer pessoa ou empresa de todo porte pode realizar doações. Não há limite mínimo do que pode ser doado. Inclusive, segundo a gerente, nestes tempos o centro enfrenta uma escassez de mouses...

       
Quaisquer itens de hardware, seja qual for o seu estado de conservação, são aceitos. O centro de recondicionamento de computadores da PBH conta com uma equipe que realiza a triagem das máquinas e identifica o que pode ou não ser aproveitado. Uma vez separados os componentes ainda utilizáveis, é feita uma limpeza e kits são montados e enviados para destinos de todo o Brasil, tais como escolas e telecentros. Por exemplo, pode ser retirada uma placa mãe de uma máquina, pentes de memória de outra, HD de uma terceira, e assim por diante, até ser montado um computador completo e funcional.

       
São instalados pela equipe um sistema operacional e aplicativos, todos baseados em software livre. O que não possui uso como componente funcional é reciclado como matéria prima, sendo aproveitados o plástico, o vidro e os metais dos equipamentos. É feito até um artesanato muito criativo, que transforma aquilo que não mais tem uso na informática em utensílios e enfeites.

       
O Centro de Recondicionamento de Computadores ainda conta com ponto de acesso à internet aberto à comunidade e espaço para aulas de informática e realiza atividades de inclusão digital e cuidado com o meio ambiente. Neste mês de junho, a Sílex Sistemas em conjunto com uma de suas clientes, a Pemac - Peças, Máquinas e Acessórios, realizou a doação de seis computadores desktop, dois monitores e alguns teclados.

O Centro de Recondicionamento de Computadores é mantido pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), pela Prefeitura do Município de Belo Horizonte e pela AMAS - Associação Municipal de Assistência Social. Fica na Rua José Clemente Pereira, nº 440 - bairro Ipiranga, Belo Horizonte - MG, CEP: 31160-130. Os telefones são: (31) 3277-6259 / 3277-6064 e o e-mail: crc.bhdigital@pbh.gov.br . Mais informações podem ser encontradas no sitewww.computadoresparainclusao.gov.br, programa do governo federal para inclusão digital.


 



--
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

Um comentário:

monica disse...

eu adorei muito seu post
ele é bem explicativo
ira me ajudar muito
faça uma visita no meu blog
e deixe um comentários

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog