Aos amigos, Conterrâneos, Irmãos do Rosário, devotos de Nossa Senhora do Rosário e todo Povo de Ingoma
Minas Novas, Vale do Jequitinhonha, Belo Horizonte e pelo Brasil afora
A festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas, um patrimônio da comunidade de Minas Novas e adjacências, que acontece todo ano na segunda quinzena de junho, traz no seu bojo uma das maiores riquezas da cultura religiosa, do folclore brasileiro e que ainda preserva muito de sua originalidade, completou 200 anos o ano passado.
Esse ano, eleito e coroado que fui "Juiz Maior da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas", intitulado de "Rei do Rosário", tenho uma imensa responsabilidade para com a comunidade minasnovense e principalmente com a história da Festa de Nossa Senhora do Rosário na realização dos festejos.
A nossa proposta consiste em resgatar a cultura da festa através da participação dos grupos religiosos, dos grupos folclóricos, da cultura negra, dos forrós, da valorização da culinária própria da festa do rosário, e é claro o enfoque nas danças e cantos predominantes da festa do rosário como: "Magangá", "Dança dos Nove", "O Tocar dos Tambores", "Os Forrós", "Shows Populares" e os "Ritos Religiosos", etc.
Nesse contexto, construímos alguns projetos para captar recursos junto ao poder público. Não tivemos êxito devido aos cortes orçamentários propostos no orçamento pelo governo federal, o que atingiu o nosso projeto.
Para continuar com o ideal da nossa proposta, já que os custos são muito altos, estamos buscando recursos em todas as instâncias e, amigos, conterrâneos, adeptos, admiradores, irmãos do rosário e toda comunidade do povo de ingoma. Caso queira compartilhar com esse projeto e ajudarmos, a conta é:
José Pinheiro Rei do Rosário
Banco do Brasil: 001
Agência: 3608-0
Conta: 500.062-9
Agradecemos antecipadamente,
José Pinheiro Torres Neto
Juiz Maior da Irmandade do Rosário de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário