quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Câmara de Vereadores de Minas Novas: A mais inoperante do BRASIL..!



21 municípios do Vale receberão recursos do ICMS Esportes

Almenara, Diamantina e Serro se destacam no investimeno público nos esportes

A partir de 2012, 198 municípios de Minas receberão os recursos provenientes do ICMS pelo critério Esportes. Segundo Gustavo Sapori, Diretor de Pesquisa, Controle e Qualificação da Secretaria de Esportes, o ICMS Solidário foi uma forma inteligente de incentivar o esporte nos municípios, mobilizar o monitoramento local das ações esportivas e estimular a criação de uma rede de governança social em torno do esporte.

"A partir da distribuição de recursos pelo mérito esportivo municipal, sem deixar de levar em conta as desigualdades regionais, o programa aproxima as cidades, a sociedade e o Estado, uma vez que atores das três esferas estão em relação por seu meio", explicou o diretor da secretaria.

O resultado das pontuações de cada município, publicado em 31.08.2011, pode ser conferido no site
icms.esportes.mg.gov.br e também na Fundação João Pinheiro (FJP), responsável pelo monitoramento do repasse da Lei Robin Hood (ICMS Solidário) aos municípios.

Importância dos Conselhos de Esportes

Para participar do processo do ICMS Solidário Critério Esporte, os municípios candidatos devem, antes de tudo, comprovar que possuem conselhos de esportes ativo, com pessoas que estão diretamente envolvidas com o cotidiano esportivo local, bem como com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, e membros de outras organizações civis, como clubes e associações esportivas.

"Percebemos que conselhos que têm a preocupação de promover o esporte local e regional, e que usam as reuniões para trocar ideias a respeito de ações e iniciativas sobre o esporte educacional, de participação e de rendimento, costumam ser mais bem articulados com as prefeituras e o Estado, gerando resultados mais efetivos", analisou o diretor.

Municípios do Vale que investem em Esporte

Os municípios de Almenara, Diamantina e Serro são aqueles que mais investiram em esporte, no ano de 2010, no Vale do Jequitinhonha. Devido a isto, a pontuação de cada um deles dará direito a receber recursos mais vultuosos do ICMS dos Esportes, no ano de 2.012.

Municípios que não registraram o seu movimento com o esporte municipal e não aprovaram uma lei com a proposta de efetivar uma política municipal de esporte não receberão recursos do ICMS solidário - esporte.

A pontuação leva em conta a existênciade de um Conselho Municipal de Esportes, atividades desenvolvidas e investimentos em estruturas esportivas, além de manutenção de eventos e atividades esportivas.


Almenara, no Baixo Jequitinhonha, se destacou, ficando em 14º entre os 198 municípios de Minas. Logo após, veio Diamantina em 20º e em 23º o Serro, ambos no Alto Jequitinhonha.


Almenara demonstrou ter envolvido 4.450 participantes em suas diversas atividades em 2010. Criou uma diversidade de eventos e atividades como voleibol de prais, academia ao ar livre, voleibol, futsal, futevolei, handebol, basquetebol, futebol de praia, futebol de campo, esportes na terceira idade e para pessoas com necessidades especiais. Além disso, fez investimentos na reforma do Estádio Municipal e no Ginário Poliesportivo.


Os valores recebidos pelos municípios são variáveis, dependendo da arrecadação do ICMS em cada mês. Como exemplo, Diamantina. O município que permaneceu com a mesma pontuação do ano passado, recebeu no mês de agosto de 2011, o valor de R$ 14.005,58. Ou seja, em um ano, o município recebe cerca de R$ 160 mil para manter o esporte municipal.


 Veja os municípos beneficiados pelo ICMS esporte e a sua classificação entre os municípios do Vale:

1- Almenara

2 - Diamantina

3 - Serro

4 - Itaobim

5 - Turmalina

6 - Medina

7 - Datas

8 - Felicío dos Santos

9 - Angelândia

10 - Aricanduva

11- Virgem da Lapa

12 - Comercinho

13- Jacinto

14 - Senador Modestino Gonçalves

15 - Taiobeiras

16 - Leme do Prado

17 - Ladainha

18 - Grão Mogol

19 - Fruta de Leite

20 - Verdelândia

21 - Jenipapo de Minas.

Clique aqui esportes.icms.solidario e verá a pontuação de todos os municípios, além da análise da situação da política de esportes de cada municipio de Minas.

(Fonte: Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude)

Como se vê, a velha e abandonada MINAS NOVAS mais uma vez fica humilhada e esquecida. Enquanto isto os vereadores dessa quase tricentenária cidade nada fazem a favor do povo e procuram, apenas, aprovar os projetos de interesse do prefeito e aqueles em que possam levar alguma vantagem para seus próprios bolsos. Tal situação é tão vergonhosa que o vereador Paulista, um dos poucos que tem coragem de fazer oposição ao atual prefeito, confessa a sua indignação e se declara desanimado diante da corrupção que se instalou no municipio.



GERALDO MOTA
Jornalista 16.401/MG
//geraldomotacoelho.blogspot.com/





Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog