quinta-feira, 10 de julho de 2008

QUE PONHAM AS BARBAS DE MOLHO...

Brasil - O banqueiro Dantas, os tucanos, a fina flor da pilantragem


Laerte Braga *


Adital –

 

Banqueiro que não seja pilantra é igual Pastinha, o sem caráter. Não existe. Daniel Dantas não foge à regra. Foi um dos grandes protagonistas da construção do BRASIL S/A, empresa montada no governo FHC para a venda e privatização do Estado brasileiro a partir de interesses de gente como Dantas.

Uma espécie de Las Vegas para as máfias das bolsas de valores, as empresas do "progresso" como ARACRUZ, VALE, tudo com o meu, o seu, o nosso dinheiro buscado no "Fundo de Amparo ao Trabalhador", em cofres do BNDES.

E, lógico, a turma da telefonia. TELEMAR, OI, TIM, VIVO, TELECOM, TELEISSO, TELEAQUILO, as quadrilhas que operam, controlam o esquema e fazem com que as pessoas acreditem que dando um celular novo a mãezinha no dias das Mães, estejam contribuindo para qualquer outra coisa que não o lucro dos bandidos.

O capitalismo é um trem tão perverso, tão cheio de tentáculos que tem gente que se apaixona por bonequinhos de propaganda dessas empresas. E além de comprar os aparelhos e serviços, compra também o bonequinho que orna a estante da sala.

Daniel Dantas é a síntese desse tipo de "empresário". Ou de coisa. Surgiu no governo Collor, mas pode desenvolver seus "negócios" no governo de Fernando Henrique Cardoso. Entre outras coisas financiou uma empresa da filha do governador de São Paulo, José Serra, no exterior.

Comprou o PSDB, ou arrendou enquanto os tucanos governaram. Que continua arrendado nos feudos onde se mantêm, como São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul e vai por aí afora.

O dia que contarem a história da TELEMAR com todas as letras, como o grupo venceu a concorrência na cama com FHC, sob as bênçãos de Eduardo Pastel Azeredo, em Belo Horizonte, tudo na moita e Pimenta da Veiga virou ministro das Comunicações, teremos um enredo de filme pornô capaz de bater recordes e mais recordes de público e arrecadação.

Paola que o diga. Eu não. A FOLHA DE SÃO PAULO sabe de tudo, mas, à época, publicou mais ou menos assim na primeira página, uma explicação sobre as tais fitas onde FHC aparece conversando com André Lara Resende: "este jornal se reserva o direito de não revelar todo o conteúdo das fitas, só o que for de interesse público e não de caráter privado".

O "caráter privado" é a propina em várias formas e dimensões.

A revista VEJA é uma das principais operadoras de Dantas. Comprou durante bom tempo os chefes da máfia da comunicação. Pagava elogios, apoio às empreitadas para trazer "progresso", pagava para montagem de dossiês contra adversários, dono do pedaço.

É interessante notar como os chamados grandes veículos de comunicação reagem a fatos como o esse. A prisão de notórios bandidos, Dantas, Nahas e Pitta (onde anda Maluf?). Fazem de conta que não é com eles. Os grandes beneficiários dos grandes "negócios" desses mafiosos e dessas máfias, através do milagre de sabão em pó ser adorado e guardado em altar.

O medo de no mês que vem faltar o leite das crianças naquela conversa fiada de "banco inteligente". Uai! Tem isso? Conheço banqueiro ladrão e desafio a que se mostre uma única exceção. Não tem.

"O que é um assalto a um banco diante de um banco?" A frase é de Lenine.

Os caras ficam aflitos. Os rabos estão presos. O PIG (Partido da Imprensa Golpista - nos vários sentidos da palavra) como foram nomeados com propriedade por Paulo Henrique Amorim.

A prisão do banqueiro (perdão pela palavra) Daniel Dantas, os fatos levantados pela Polícia Federal na Operação Sathiagraha, colocam em risco a segurança de tucanos blindados pela mídia podre. FHC, Serra, Alckmin, Aécio, Yeda, todos protegidos das GLOBOS da vida.

Estão em pânico. A perspectiva que venham a público todos os episódios envolvendo o processo de privatização do Estado (montado por Dantas para a execução por FHC), desde a que resultou na independência da área ocupada pela VALE (o general Heleno ainda não falou sobre o assunto), até os setores fundamentais desse mesmo Estado, como petróleo, energia, telefonia, a EMBRAER, a indústria de base no Brasil, etc, etc.

Vai ser dureza colocar esses caras atrás das grades para cumprirem pena. O ministro Gilmar Mendes do stf (Supremo Tribunal Federal) não dorme desde que Cacciola foi preso, temeroso que sejam reveladas as traquinadas de FHC e seu programa de "ajuda" a banqueiros (perdão, sou obrigado a usá-la outra vez). É que o ministro integrava o governo à época e ganhou o cargo atual como prêmio por bons serviços e para continuar a prestar bons serviços.

Cacciola está recorrendo a ONU. O advogado do dito fala em comissão contra tortura. Raciocina como advogado de banqueiro (opa, desculpa), deve achar que tortura é privar do "direito" de sonegar, trambicar, fraudar, coisas que o valham.

Breve a turma das colunas sociais vai ter que editar as ditas em presídios País afora. "Amaury Júnior direto do presídio tal, eu estou aqui com o banqueiro Daniel Dantas que vai contar suas experiências sobre esse momento de sua vida". Aí o outro em BH: "aqui, sob o patrocínio da CEMIG (especializada em achaques), uma nova revolução no conceito de energia, sob as bênçãos do governador Aécio Neves, vamos ouvir e ver na Penitenciária Nelson Hungria o ex-prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani. E aí Bejani, como é a vida aqui dentro?"

Esse é fichinha perto dos que foram presos hoje. Dos que podem vir a ser presos amanhã (precisa assustar não Pastinha, amanhã aqui é futuro, mas chega, futuro chega).

O fato é que em quatro anos de investigações a Polícia Federal apurou uma dos mais sórdidos esquemas de quadrilhas de compra do Brasil e conseqüentes ações como lavagem de dinheiro, propinas, extorsões, achaques, compra de jornais, revistas, redes globais de tevê, toda a verdadeira face do governo de FHC e seus tucanos boys, dentre eles José Alston Propina Serra.

Tem um ponto que deve sempre ser destacado. O governo não jogou e nem varreu para debaixo do tapete, como fazia FHC, os escândalos. Pelo contrário, Dantas, quando soube do inquérito tentou comprar um delegado da Polícia Federal. Não conseguiu. Vai responder também por tentativa de suborno.

Com isso a PM do Rio de Janeiro se lasca. É que os "defensores" da lei e da ordem matando crianças de três anos vão pagar o pato mais ainda para tentar esconder o tamanho do estrago feito nos "negócios" pela prisão de Dantas, Nahas e Pitta, principalmente Daniel Dantas.

É uma espécie de exclusão. O que causa menos dano? Bom, Dantas e suas empresas pagam boa parte do salário de William Bonner e globais, então...

Dantas é chefão, os caras que mataram o menino são prepostos, braços dos donos, logo...

É o modelo. Cabe tudo em lojas tentaculares dos shoppings.

Vista-se como o BOPE.

Ou, Daniel Dantas usava este casaco quando foi preso. Sua chance de ter a sensação de ser banqueiro por uns minutos.

Com tanto habeas corpus assim Gilmar Mendes vai se fartar/infartar.


* Jornalista

 



--
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog