segunda-feira, 22 de junho de 2009

JOVEM BIÓLOGO - PESQUISAS COM ARACNÍDEOS - VIZINHO DE CONTAGEM

EROS ZICA:
 
Assisti hoje, pela TV (Globo News), uma reportagem sobre o Instituto Butantan, onde um jovem estudante, com apoio de biólogos, vem desenvolvendo interessantes pesquisas para produzir um antibiótico, a partir dos conhecimentos que ele adquiriu -- curiosamente -- pelo hoby de criar aranhas no laboratório improvisado no porão da residência. Lembrei-me, nesta oportunidade, da visita que fizemos, lá em Contagem, à casa de seu vizinho onde reside um rapaz que também tem esse esdrúxulo hoby, lembra-se?  Assim sendo, talvez seja interessante repassar para o dito rapaz a reportagem (cópia no arquivo em anexo) a qual encontrei na internet.
É algo muito louvável, que precisa ser valorizado e incentivado, o esforço científico de pessoas que pensam, como esses jovens, em contribuir para o bem de toda a humanidade, quando vemos tantos - ao contrário destes - que procuram o caminho das drogas e da vadiagem, nos dias atuais.

Ivan Lavander Candido Ferreira, estudante do terceiro ano do ensino médio, descobriu substância antibiótica em ovos de aranha.

Uma amiga da família de Ivan já havia recomendado o jovem de 17 anos ao pesquisador Pedro Ismael da Silva Junior. No ano passado, Ivan foi até o Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada do Instituto Butantã, onde trabalhava o cientista, que decidiu ouvir a idéia do jovem.

E Ivan anunciou: "eu queria investigar ovos de opilião". Opilião é um parente inofensivo das aranhas e desde os 16 anos Ivan cria em casa esses animais. Interessado em artrópodes, a inspiração veio quando o estudante leu um artigo sobre proteínas antibióticas encontradas no veneno de vespas: além de paralisar a presa, as toxinas também desinfetavam o alimento. Assim, o trabalho sobre vespas mostrava que a seleção natural é um laboratório eficaz para a síntese de potentes microbicidas.

Ivan se diverte enquanto procura ovos de seu opilião de estimação



A Hipótese

Os fungos e bactérias são decompositores naturais de matéria orgânica. Como os opiliões deixavam os ovos ao relento e eles não apodreciam. Deveria haver alguma substância que protegeria os ovos da decomposição.

A Pesquisa

Logo Ivan percebeu que batera na porta certa. Silva Junior investigou a hemolinfa de uma espécie de caranguejeira, o equivalente ao sangue para as aranhas. Descobriu uma proteína que está sendo testada no tratamento de leishmaniose, doença de Chagas e câncer.

Porém, antes de investir seu tempo com o jovem, Silva Junior colocou sua determinação à prova. Solicitou um projeto de pesquisa minucioso a partir de uma bibliografia exigente.
Algumas semanas mais tarde, para surpresa de seu orientador, Ivan voltou ao laboratório com os livros lidos e o projeto impresso.
Então Silva, animado após ler a proposta de Ivan, reorganizou sua rotina para que pudesse receber o aprendiz e ensinar-lhe a usar vários equipamentos do laboratório.

Duas vezes na semana, Ivan deixava o colégio e, após almoçar em casa, pegava um ônibus para o instituto na parte da tarde. Como os demais pesquisadores, vestia o jaleco branco.

Silva Junior convenceu Ivan a trocar os ovos de opilião por ovos de armadeira, pois já se criava essa espécie de aranha no laboratório para outras pesquisas.

O jovem pesquisador testava as substâncias que conseguia isolar em colônias do fungo Candida albicans, o causador de uma micose conhecida popularmente como "sapinho", e da bactéria Microccocus luteus. Que, embora praticamente inofensivos para pessoas saudáveis, ambos os organismos podem produzir graves complicações em pacientes imunodeprimidos.

A final o trabalho e a paciência lograram êxito. As colônias do fungo e da bactéria jaziam eliminadas. Ivan encontrou a substância que procurava.

O Porvir


Sua pesquisa rendeu-lhe quatro primeiros lugares na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2009), realizada em março na Escola Politécnica da USP.

Vale a pena: os jovens hoje ficam empolgados com futebol, com vôlei, com música... Por que não empolgá-los com ciência também?
Pedro Ismael da Silva Junior.

Pesquisador



Além disso, Ferreira alcançou um segundo lugar na categoria microbiologia da Feira Internacional de Ciências e Engenharia patrocinada pela Intel (Intel Isef 2009), em Nevada, EUA. Foi o máximo que um estudante brasileiro já alcançou no evento.

Atualmente, com 18 anos, Ivan pretende realizar mais testes para determinar a toxicidade do composto.

A oportunidade de realizar um trabalho de pesquisa científica mostrou para mim que essa é a minha vocação.
Ivan Lavander Candido Ferreira



Ele também sonha em cursar Biologia na Universidade de São Paulo (USP).

Com certeza ele tem tudo para ser um promissor cientista. Entre os fungos e bactérias o jovem já é conhecido por "Ivan, o terrível". :  -P

Silva Junior quer receber outro estudante do ensino médio em seu laboratório. O novo aspirante a cientista já foi escolhido.

Fonte: Estadão

 --
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog