quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dicas de Saude: 17 alimentos que garantem a boa saúde

Goiaba combate diabetes, frango controla TPM, tomate previne câncer - confira esses e outros 14 alimentos que têm propriedades curativas e são encontrados em qualquer despensa.

 1. Abacate atua como antidepressivo

Essa fruta acalma o sistema nervoso porque possui lítio, uma substância que controla a ansiedade e as alterações de comportamento. Quando falta lítio, o organismo fica muito mais sujeito a sofrer depressão.
Superdica:
Para aproveitar ainda mais a ação antidepressiva do abacate, faça uma vitamina dessa fruta com leite, que fornece doses extras de alegria e disposição.

2. Goiaba é boa para diabéticos

Repleta de vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras, essa fruta combate infecções e hemorragias. Por não conter muito açúcar, é uma grande aliada dos diabéticos.
Como consumir:

O suco da fruta controla as taxas de glicose no sangue. Para fazê-lo, bata no liquidificador uma goiaba sem sementes em um copo de água.

4. Banana diminui a pressão alta

O potássio presente na fruta deixa a pressão sanguínea sob controle. A banana também nos protege de doenças cardíacas porque evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias.
Dose recomendada:

Coma de duas a três bananas por dia, variando os tipos (nanica, maçã, ouro etc.). Para obter todos os benefícios, é preciso mastigar bem a fruta.

 5. Mel promove boas noites de sono

Esse adoçante natural combate os sintomas da hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), um dos fatores que pode causar insônia. Também ataca as bactérias, ajudando o corpo a lutar contra várias infecções.
Como consumir:

Misture 2 colheres (sopa) de mel em um copo de leite morno e tome antes de dormir.

 6. Couve-flor previne câncer de mama

O vegetal é rico em substâncias que reduzem o nível do hormônio estrogênio, associado ao surgimento de tumores nas mamas. Além disso, as fibras desse vegetal formam um escudo contra o câncer no intestino.
Dose recomendada:

Basta ingerir ½ xícara (chá) por dia do vegetal para reduzir os riscos de ter câncer.

 7. Cenoura melhora a vista

Com grande quantidade de betacaroteno, a cenoura diminui o risco de ter problemas de visão. Não bastasse isso, ainda evita tumores e melhora a digestão.
Experimente:

Lave duas maçãs, três cenouras e uma beterraba pequena. No liquidificador, bata tudo com casca e beba imediatamente.

 8. Soja combate calor da menopausa

Rica em isoflavonas, a soja equilibra as funções hormonais e ameniza os sintomas da menopausa, como a ansiedade e os calores repentinos.
Como consumir:

Crie o hábito de comer produtos à base de soja, especialmente iogurtes, tofu (tipo de queijo) e leite de soja. Outra ideia é usar o alimento em grãos: fica bom na salada!

 9. Tomate protege de câncer no ovário

O verdadeiro herói desse alimento é o lipoceno, o nutriente que dá o tom avermelhado à casca. Esse fruto ajuda a diminuir o risco de câncer de reto, ovário, próstata e colo de útero.
Superdica:
Os benefícios são maiores quando o tomate está levemente cozido. Pique-o e use-o em pratos quentes.

 10. Cebola acaba com a enxaqueca

Além de proteger o sistema circulatório, esse alimento inibe as dores de cabeça. O efeito analgésico é dado pelo enxofre, que causa o cheiro forte da cebola.
Experimente:

Pique quatro cebolas. Aqueça-as no vapor e, depois, enrole-as em uma tira de tecido ou coloque-as num saquinho. Aplique a compressa na cabeça. Quando esfriar, troque-a por outra, morna. Repita até a dor desaparecer.

 11. Pimenta controla bronquite

A famosa pimenta-malagueta limpa as vias respiratórias, descongestiona os seios da face e faz bem aos pulmões.
Experimente:

Bata no liquidificador três pimentas-malaguetas secas, quatro dentes de alho, uma cebola pequena, 30 g de açúcar, 50 ml de suco de limão, 50 ml de água e ½ colher (café) de sal. Em uma panela, cozinhe essa mistura em fogo baixo por dez minutos. Use a pasta para temperar a comida.

 12. Babosa melhora a digestão

As folhas da babosa (Aloe vera) têm o poder de beneficiar todo o aparelho digestivo. Na forma de suco, acaba com a má digestão e com problemas como colite, úlceras estomacais, cálculos renais e prisão de ventre.
Experimente:

Triture cinco folhas grandes de babosa e esprema a polpa através de um pano de prato fino, obtendo um suco grosso. Beba toda vez que sentir algum mal-estar digestivo.

 13. Alho evita gripes e resfriados

Além de curar gripes, ele combate a candidíase e as infecções de rim, bexiga e ouvido. Consumido cru, libera uma substância antibiótica.
Experimente:

Amasse uma cabeça de alho numa panela com 250 ml de água e deixe ferver por dez minutos. Junte o suco de ½ limão e 2 colheres (sopa) de mel. Apure por mais três minutos. Quando esfriar, coe e tome de 2 ou 3 colheres (sopa), três vezes ao dia.

 14. Canela tira a febre alta

Estimulante e antitérmica, essa especiaria possui qualidades terapêuticas que fazem suar, ajudando a baixar a temperatura do organismo.
Como usar:

Coloque 1 colher (sobremesa) de canela em pó numa xícara e despeje água fervente. Deixe a infusão descansar por cinco minutos e coe. Adoce com mel. Tome uma xícara a cada duas horas.

 15. Frango alivia sintomas da TPM

Além de ser uma fonte de proteína, o frango é repleto de vitamina B6. Ela participa da produção de duas substâncias que evitam os enjoos, a taquicardia, as dores de cabeça e a irritabilidade, comuns no período pré-menstrual.
Superdica:
Sirva o frango com hortaliças como brócolis e couve. Alimentos verde-escuros também contribuem para acabar com a TPM.

 16. Leite evita derrames

O leite não apenas acalma e reconforta, mas também é bom para o funcionamento do cérebro. Além disso, previne derrames porque ajuda a equilibrar os mineirais do organismo.
Dose recomendada:

Tomar três copos de leite por dia fornece as quantidades adequadas de sódio, potássio e magnésio. Esses minerais são responsáveis por turbinar as funções do cérebro.

 17. Azeite afasta doenças cardíacas

Embora seja gorduroso, o azeite de oliva tem ação antioxidante. Ele combate os radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Ajuda na redução de gordura nos vasos sanguíneos e abaixa o nível do colesterol ruim.
Superdica: Ele substitui qualquer óleo, mas não deve ser aquecido. Para manter as propriedades, coloque-o por último na preparação dos pratos.

 

 






--
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog