quinta-feira, 26 de maio de 2011

CAPELA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE BETIM

Capela Nossa Senhora do Rosário, em Betim, é restaurada

Agência Minas -
Publicação: 06/01/2011 11:07 Atualização: 26.05.2011


Capela faz parte das poucas construções do século XIX remanescentes em Betim. A capela de Nossa Senhora do Rosário, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), começou 2011 de cara nova. O imóvel passa por um cuidadoso processo de restauração desenvolvido pelo Núcleo de Ofícios da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).



Importante edificação da cidade, a capela faz parte das poucas construções do século XIX remanescentes em Betim. Além de exemplificar a arquitetura colonial no município, o templo, testemunha da cultura afro-brasileira, é o principal cenário do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, celebração anual realizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. A festa, conhecida como congado, foi registrada como patrimônio cultural imaterial de Betim.

A reforma, que começou em outubro de 2010, foi possível após a assinatura de um convênio entre a Faop e a Prefeitura de Betim, por meio da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe).

A previsão de término da obra da capela de Nossa Senhora do Rosário se concretizou dentro do cronograma inicial e agora está sendo devolvida à sociedade, totalmente reformada, neste sábado, dia 28 de maio de 2.010, com muita festa e alegria dos moradores de Betim.

Tapume + Arte - Paralelamente ao trabalho de restauração, foram  promovidas as Oficinas de Ofícios - Ciclo de Estudos das Técnicas Construtivas Tradicionais de Betim, possibilitando que interessados se informassem e até mesmo aprendido técnicas tradicionais utilizadas no processo de reforma de bens culturais tombados e de interesse da coletividade.

Na opinião de Sérgio Lellis, diretor de Promoção e Extensão da Faop, “essas atividades possibilitarão à comunidade o desenvolvimento de novos olhares sobre sua cidade, o espaço urbano e o cuidado com patrimônio cultural”.

O destaque das ações ficou por conta do Tapume + Arte - intervenção artística coletiva que transforma a função de proteção do tapume de obra em objeto de contemplação e afeto; uma obra artística voltada para o espaço público, que envolve o lugar de memória da comunidade.



Igreja Nossa Senhora do Rosário
- uma cultura viva de Betim
No final do século XIX, foi contruida em Betim a Igreja Nossa Senhora do Rosário, que hoje é o principal cenário da celebração anual conhecida como congado.


O Templo é uma representação de alforria para a comunidade negra de Betim, já que a partir de sua construção, a Irmandade passou a poder viver sua religiosidade em paz...

O vídeo produzido pelo projeto Antenados é uma chamada de volta ao passado. Mostrando também o enorme valor cultural da Capela e o que está sendo feito para que esse patrimônio nunca caia no esquecimento da população betinense.


Clique no link abaixo para conhecer o trabalho de restauro da Capela do Rosário de Betim:

http://projetoantenados.blogspot.com/2011/01/igreja-nossa-senhora-do-rosario-uma.html

Estão de parabéns a comunidade de Betim, que se uniu em torno deste grandioso projeto cultural, valorizando o folclore e as raízes afro-brasileiras, os Congadeiros e, principalmente, o casal FRANCISCO MARQUES/ ELISA MARIA MOTA COELHO


Francisco Marques, Elisa Maria e filhos são antigos moradores do Bairro Angola, vizinhos da capela, sendo que toda essa família, há muitos anos, vêm se empenhando pela preservação do patrimônio histórico do município de Betim, incentivando e promovendo as manifestações religiosas dos devotos e membros da antiga irmandade de Nossa Senhora do Rosário, hoje consolidadas em um grupo bem definido congregando os descendentes de escravos, os quais são constantemente motivados - de forma organizada - cada vez mais coesos e conscientes da necessidade de assumirem sua responsabilidade na condução de todas as atividades relacionadas ao projeto.

A capela Nossa Senhora do Rosário possui peças de arte estilo barroco e neoclássico, é uma das relíquias de Betim.

O município de Betim fica a 30 Km da capital mineira e é um dos principais pólos de concentração industrial do Estado de Minas Gerais. Betim tem uma política de tombamento do patrimônio histórico e cultural, que revela a conscientização da importância da preservação dos bens patrimoniais.

No âmbito do Turismo Rural, já é possível visitar fazendas e pitorescos restaurantes especializados.

PROGRAMA "TERRA DE MINAS" (rede GLOBO) levará ao ar, neste sábado (28-05), à partir das 11:45 horas, extensa programação com conteúdo relacionado ao projeto de restauração da Capela de Nossa Senhora do Rosário,  mostrando entrevistas e, principalmente, importante depoimento da moradora Dona Elisa Mota Marques, uma das grandes incentivadoras do folclore e das manifestações culturais e religiosas ligadas à tradição afro-brasileira.

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog