terça-feira, 21 de agosto de 2012

Muito interessante a carta abaixo, escrita pelo evangélico JOÃO PAULO CORDEIRO, em que faz um contundente desabafo sobre a situação política do nosso vizinho município de Capelinha. Não me cabe aqui tecer qualquer consideração acerca deste conteúdo, pois não tenho qualquer relação com as comunidades capelinhenses, embora reconheça - com muita justiça - que esse município tenha-se destacado no cenário econômico de toda região, o que se comprova facilmente pelos índices divulgados pela imprensa. De qualquer forma, acredito que a mensagem condiz com uma realidade que extrapola os limites daquele município, pois é esta a mesma realidade de toda região. Portanto, considerando como oportuno o momento político em que vivemos, transcrevo nesse Blog todo o conteúdo da carta, com o objetivo de CONCITAR (principalmente aos meus conterrâneos de Minas Novas) à mesma reflexão de JOÃO PAULO, um evangélico que não tenho (ainda) o privilégio de conhecer, ao qual gostaria de pedir licença para aqui estar publicando sua esclarecedora opinião. 

"MAIS UM INCÊNDIO EM CAPELINHA

Enquanto o povão sofre no abandono, com a falta de uma estrutura urbana mínima, pelo município afora acontecem assaltos, arrastões, assédios sexuais, tráfico de drogas e, por último, até mesmo incêndios com vítimas fatais. E isso tudo, sob as barbas indecentes de Governantes Municipais que seguem, de forma irresponsável,  distribuindo a rodo o Dinheiro (que deveria ser para o bem público), destinando-o a um bando de sanguessugas que lota o prédio da Prefeitura sem nada produzir.

Há, também, a corja de inúteis vereadores, trocados a cada ano, que na Câmara buscam LOCUPLETAR-SE do erário público, envergonhando as comunidades de quem deveriam ser os legítimos representantes, contribuindo assim com o mau exemplo social  e aumentando o descrédito da atividade política, segmento onde apenas os malandros, os maus-caracteres e os desocupados (com raríssimas exceções)  hoje se arriscam enveredar.  

Capelinha é uma cidade que se diz crescer, que tem um marketing violento sobre sua produção de café e de outras riquezas que formam sua base econômica. Entretanto deveria estar crescendo, de fato, se verdadeiramente estivesse cuidando melhor de todo município, aplicando corretamente os recursos do tesouro, dotando cada comunidade dos serviços essenciais de qualidade, com oferta de empregos, segurança, saneamento, educação, transporte, saúde e lazer, de forma efetiva e atendendo igualitariamente a toda população. E, infelizmente, isto não é o que se vê, embora a farta propaganda que existe nesse sentido.

Cadê o Corpo de Bombeiros, o Aterro sanitário, o Matadouro Público e uma pavimentação urbana mais eficiente, duradoura e econômica?

Esses são benefícios e obras prometidas a cada eleição e nenhum dos eleitos, até hoje, cumpriu o que estava em seu plano de governo fajuto, executando apenas obras faraônicas, superfaturadas e eleitoreiras. É preciso mais compromisso, mais honestidade e mais respeito ao Povo. Todos sabem que o  dinheiro dos repasses do Estado e da União, da robusta arrecadação de taxas e dos impostos cobrados do povo já têm um carimbo e uma destinação certa, qual seja as contas dos beneficiados que fazem parte do vergonhoso esquema montado pelo grupo dominante.

O Prefeito, aparentemente honesto, é um administrador omisso, um péssimo gestor e não é ele que tem o comando da máquina municipal. Para mim, ser omisso ou ser desonesto, dá na mesma e é tudo a mesma coisa.

O povo deste município precisa aprender a escolher melhor os governantes e deixar de lado a velha política do "contra" e do "a favor" (que não se usa mais, pois vem de longe, do tempo dos coronéis da região) para praticar a verdadeira democracia, com a inteligente tática de ficar calado e, na hora certa do voto, votar conscientemente, sigilosamente e sem culpa, justamente naquele nome que vá atender às expectativas de ser um prefeito moldado aos interesses públicos e que possa executar as obras que toda sociedade dele espera.

Uma boa escolha é essencial para se evitar o sofrimento de todo o povo, pois, afinal, acontecendo agora mais uma eleição, somente daqui a quatro anos que teremos outra oportunidade na qual poderemos fazer nova avaliação e colocar no poder outras pessoas de bem, melhores que as anteriores, para que façam demonstrar competência, apresentem novas e melhores ideias e que sejam comprometidas com o progresso, com a justiça social e com a seriedade política.

As paixões eleitoreiras, as vaidades pessoais, as divergências partidárias e as contendas que resultam em animosidades, em brigas, desavenças e inimizades entre irmãos, parentes, amigos e vizinhos, só interessam a quem tira vantagens dessas intrigas banais e desnecessárias. As pessoas de bem, civilizadas e ordeiras não se deixam dominar pelo ridículo e nem se prestam a fazer o jogo sujo dos "cabos eleitorais", pois se assim o fizerem estão dando um atestado de ignorância e de incivilidade.

Vamos todos seguirmos nossas vidas, de forma harmoniosa e segura, aguardando a hora certa de darmos o troco aos maus políticos, de forma educada e democrática, na tranquilidade de nossa consciência cívica e cristã, na nossa responsabilidade cidadã e na garantia absoluta de privacidade nas urnas. 

VOTAR CERTO É DEVER DE QUEM TEM CONSCIÊNCIA, TEM FÉ EM DEUS, SABE VER E ENXERGAR!!!

(João Paulo Cordeiro – Congregação Cristã no Brasil)

(A Congregação não faz campanha a favor ou contra qualquer candidato, simplesmente recomenda o voto consciente e justo aos que têm compromisso com a verdade e a justiça.)"

Pergunta do Blog – A que se deve a rejeição, por parte dos evangélicos, à política?

 – Acredito que, em primeiro lugar, por causa da crença de que a política era coisa do diabo. Em segundo, por causa dos políticos corruptos. Hoje, o evangelho se expandiu para muitos meios e, não só na política, existem pessoas desonestas. Não podemos generalizar e rotular uma classe inteira por conta de alguns que não têm caráter. Na época de Jesus, um de seus apóstolos foi desonesto e o traiu, mas nem por isso podemos dizer que os todos os apóstolos de Jesus eram corruptos. Há uma grande diferença que precisa ser respeitada e entendida.

Pergunta do Blog – O que o senhor acha relevante para que os cristãos se interessem pela política e passem a ser mais participativo nessa área?

 – Como cidadãos, a nossa vida depende totalmente da política. Se alguém deseja construir uma casa, precisa de alvará de aprovação da prefeitura. Se precisar emitir um documento, terá de recorrer aos órgãos públicos competentes. Então, toda a vida de uma pessoa está intrinsecamente ligada à política. Eleger os seus representantes é uma conseqüência, e os políticos estão aí para lutar pelos interesses e facilitar a vida da população em geral. 

--



Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog