domingo, 26 de agosto de 2012

O ELEITOR E O LIVRO

O eleitor e o livro
                                                                   José Maurício Guimarães


Dizem que o livro tem mais de seis mil anos de história. Nossos remotos ancestrais escreviam em placas de barro, em folhas de palmeiras e cascas das árvores. Com o desenvolvimento da técnica, surgiu o pergaminho e mais tarde o papel. Imaginem o esforço despendido para a redação dos textos sagrados - O Livro dos Mortos, os Vedas, os textos da Torah hebraica, osEvangelhos - e dos códigos de Manu, de Hammurabi.

Quando vejo pessoas indiferentes diante das bibliotecas e livrarias, pergunto-me se elas têm ideia de como os livros eram feitos e "distribuídos" até o Século XV.

Cada "exemplar" era copiado a mão e compartilhado com meia-dúzia de pessoas dentre os poucos que sabiam ler. Tivemos de esperar até as primeiras décadas do Século XV quando Johann Gutenberg inventou a prensa e "lançou" a primeira Bíblia impressa entre 1450 e 1455. Hoje, apáticos e insensíveis diante das livrarias e bibliotecas, os consumidores estão mais preocupadas com os sapatos, com o último modelo de celular e com a griffe; há 15 anos atrás eles possuíam pelo menos um livro em suas casas: o catálogo de telefone - hoje, nem isso.

 Prá que ler?

Por que comprar livros ou visitar uma biblioteca? 

A tropa dos estúpidos diz, caçoando: "burro carregado de livros é doutor".

Mas quando a desinformação os faz escolher errado, o ditado vira outro: "burro que não carrega livros é um burro mesmo".

Costumo avaliar as pessoas, entre outras coisas, pela abordagem que fazem dos bens de Cultura. Fico boquiaberto quando uma "autoridade" se gaba de ter alcançado sucesso ou as primeiras páginas dos jornais sem nunca ter "lido um livro sequer". Ou aquele outro, olhando de soslaio para mim – com se isso me ofendesse! – e rosnando que "cultura não leva a nada".

 Não leva, mas traz.

A Cultura e os livros por si só não funcionam sem os dons da inteligência, da sabedoria e da autoridade moral. Não é necessário andar carregado de livros para aparecer nas fotos da primeira página do jornal; essa notabilidade possuem também os criminosos, os corruptos e os sociopatas que atingem a fama todos os dias - senão na primeira, pelo menos na página policial. 

Há uma semelhança entre essas duas palavras: LIVRO eLIVRE

O combate ao analfabetismo rudimentar e funcional tem olhos fixos no livro e, por extensão, no acesso aos jornais, revistas e à internet.

O voto-de-cabresto dos dias atuais é consequência da desinformação. Os candidatos se aproveitam da pouca leitura que os eleitores têm dos fatos e da palavra impressa. E aqui, duas outras palavras muito próximas: LEITOR e ELEITOR.

 Da situação e do acervo das bibliotecas públicas e privadas do País podemos deduzir o caminho percorrido do livro ao livre, do leitor ao eleitor. As verbas destinadas às bibliotecas e os incentivos à indústria e comércio do livro são compatíveis com os tristes resultados observados: num país com 190 milhões de habitantes, temos apenas 8,5% de leitores dos quais 4% compram livros. Mesmo assim, 9,5 milhões têm mais de 30 anos e 12 milhões vivem entre as Regiões Sul e Sudeste. Eis o retrato de uma população desinformada e facilmente manipulável.

 Não sou candidato a nada, nem pleiteio cargos. Tenho profissão e meios de subsistência que me permitem, entre outras coisas, a liberdade de pensar e expressar minha opinião.

Preocupo-me é com os jovens de hoje e com as futuras gerações, pois parece quase impossível reverter o quadro educacional entre as pessoas com mais de 30 anos, presas à televisão e aos discursos de campanha.

Não tenho dúvida de que a corrupção, as drogas, a violência e os maus políticos só começarão a ser erradicados mediante uma boa Educação que inclua o hábito da leitura e o livre exercício da inteligência.  

Meu BLOG está classificado entre os 30 mais votados na categoria Arte e Cultura.

Devo este resultado a todos vocês que me honram com sua leitura. As votações ainda permanecem abertas. Para votar, clique neste endereço:


PARA VISITAR O BLOG:

.




Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog