terça-feira, 21 de agosto de 2012

"O PREÇO DA LIBERDADE É A NOSSA ETERNA VIGILÂNCIA"


Meus leitores:


"O preço da liberdade é a eterna vigilância"...


A frase é conhecida, mas, quanto à autoria, há controvérsias. Alguns a atribuem ao inglês Aldous Huxley ((Godalming26 de Julho de 1894 — Los Angeles22 de Novembro de 1963), autor de Admirável Mundo Novo (1932 - Brave New World)  em cuja obra o autor estaria nos advertindo para que estivéssemos atentos, não permitindo o futuro sombrio desenhado naquele interessante livro escrito ainda na primeira metade do século passado. 


Outros creditam esse ditado, hoje popular, à autoria de Thomas Jefferson (Shadwell13 de abril de 1743 – Charlottesville4 de julho de 1826) terceiro presidente dos Estados Unidos, que afirmava estar o poder do homem público sempre roubando da população, do povo simples, dos muitos injustiçados, para repartir a riqueza arrecadada como impostos e taxas, destinando-a aos poucos que lhe rodeiam, o que, sendo ainda uma realidade, continua a exigir a nossa constante precaução.


Mas há quem atribua aquela brilhante frase a Patrick Henry (May 29, 1736 – June 6, 1799), que governou a Virgínia no século XVIII e ficou conhecido por sua oratória apaixonada contra a escravidão, assim como ao estadista irlandês John Philpot Curran (24 July 1750 – 14 October 1817)  político que teria incluído em um dos seus discursos que "É comum o indolente ver seus direitos serem tomados pelos ativos" (uma situação bem peculiar e parecida com a que está acontecendo em Minas Novas, pós Murilo Badaró, de triste memória!). 


No Brasil, durante os embates políticos entre PSD e UDN, a frase era usada frequentemente nos discursos inflamados do jornalista Carlos Lacerda (Rio de Janeiro30 de abril de 1914 — Rio de Janeiro, 21 de maio de 1977) e se tornou um slogan quase que patenteado pelo Brigadeiro Eduardo Gomes ( Petrópolis1896 – Rio de Janeiro1981) que foi candidato a presidente da república nas eleições gerais de 1945 e de 1950, em cujas campanhas eram vendidos deliciosos e nutritivos confeitos de chocolate (hoje amplamente conhecidos como "brigadeiros") para ajudar nas despesas eleitorais.


"A condição sobre a qual Deus dá liberdade ao homem é a eterna vigilância; se tal condição é descumprida, a servidão é, ao mesmo tempo, a consequência de seu crime e a punição de sua culpa".


Independentemente de quem tenha sido o autor da célebre frase, todos eles foram maravilhosamente felizes ao declarar que devemos ser cuidadosos e proativos, competentes e ágeis o bastante para prever problemas, necessidades ou mudanças, com o fito de alterar eventos, fazer acontecer em vez de apenas observar sem reagir.


Creio mais ainda que, para a verdadeira liberdade, precisamos fortalecer a democracia, necessitamos diariamente de boa dosagem de ânimo, de estímulo para o trabalho e a indispensável e SALUTAR inteligência para lutarmos contra as desigualdades e as injustiças, voltados para nós mesmos, no íntimo de nossa condição humana, vigiando nossos pensamentos e nossas atitudes. Porque são estes valores inalienáveis que devem comandar nossas vidas e os únicos que podem gerar sentimentos que funcionam positivamente a favor do ambiente em que vivemos, pois o nosso mundo começa dentro de nossa casa, no círculo de nossa gente, no meio do povo que nos rodeia, perto daqueles que nos conhece e que espera de nossa parte que façamos algo de concreto em benefício e engrandecimento da comunidade.


Quem quer ser realmente livre, deve estar sempre vigilante em sua sociedade, a partir da célula inicial da União que é o seu município, de forma a não ficar somente atento ao que acontece lá fora, no resto do mundo, como muitos pensam e acreditam que deve ser, pelo simples fato de se considerarem cultos e se julgarem importantes. Quem quer gozar a verdadeira liberdade, deve tomar cuidado consigo mesmo, com os que vivem sob a sua tutela, com a sua consciência de cidadão, com os próprios pensamentos que vão se transformar em obras, com as próprias responsabilidades assumidas perante Deus, perante a Família e perante a comunidade. Esse é o preço.


www.geraldomotacoelho.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog