sábado, 11 de agosto de 2012

O BARULHO DAS CARROÇAS

É pelo barulho da carruagem que se sabe quem vem dentro.

Há um provérbio muito antigo que diz: "pelo barulho da carruagem, sabe-se  quem é o rei que está chegando".

Na antiguidade, muitas eram as carruagens que, por séculos, foram o meio de transporte das pessoas, principalmente as mais ricas, que primavam pela elegância, pelo bom gosto e pela bonita aparência de toda a caravana. Mas algumas, pelo barulho, se destacavam porque muitos eram os cavalos e cavalheiros indisciplinados, bêbados, arruaceiros, o que dava a entender que um personagem diferente estava chegando.

O tempo passou e as carruagens caíram no esquecimento. Surgiram outros meios de transporte, mas todos - sem exceção – ainda fazem lá o seu barulho. Está aí a classe política, dos mercantilistas e enganadores, que não me deixa mentir. Com suas carreatas eleitoreiras, seus fogos de artifício, com os buzinaços,  sons, panfletos, faixas e grupos de baderneiros pagos, fazendo um tropel ensurdecedor e, pelo barulho que fazem, logo ficaremos sabendo quem é o próximo "Demóstenes" ou  o "Cachoeira"

Mas nem toda a carruagem moderna e silenciosa transporta somente nobres, pois na verdade em algumas vão aqueles que se dizem nobres e importantes pelo simples fato de alardearem seus sinais externos de riquezas e de suas pretensas capacidades que, se existem, são de fachada ou apenas fantasiosas e ilusórias. É só darmos uma olhadinha na origem das riquezas, nas dívidas contraídas junto aos diversos bancos, junto a agiotas, etc., pois estão todos é procurando um meio de garantir a quitação dessas dívidas, antes que chegue  a hora do "papagaio" cantar e de o oficial de justiça bater à porta dos mutuários e dos avalistas.

Pelo muito barulho chegam até a impressionar os desavisados, estes iludidos pela movimentação das vendas,  pelo sortimento das prateleiras, pelo tilintar das caixas-registradoras, pelos roncos de motos e camionetas entregadoras.
Isto não é novo e durante muitos anos aprendi a conhecer as pessoas pelo barulho que fazem no meio econômico, social e comunitário. 

Há muita gente barulhenta nesse meio, principalmente o pessoal que ama a raiz de todos os males: o dinheiro, mesmo sabendo que é dinheiro sujo. Esses, com certeza, continuam a agir interesseiramente, mas somente suportam os corruptores por também serem corruptos (passivos), por isso eles se toleram e se aguentam conviver, como se fossem desavisados e sendo "farinha do mesmo saco", dão-se ao desfrute da aventura irresponsável. É só dar uma olhadinha para trás, pois lembraremos de Murilo com seus comícios, suas promessas pela rádio, seus tapinhas nas costas dos eleitores, seus afagos e lábias, seus artifícios com o Juventus, a "tocata", as "luzes saídas do chão para clarear suas "importantes obras" com a prefeitura e o sobradão", etc. etc. e, também o caso "Branco de Piu", justamente este que é o primo de um dos candidatos.

E na caravana barulhenta  seguem muitos saqueadores e saltimbancos, enquanto que ratos gordos ficam sobre os muros ou na moita remexendo a sardinha na brasa, usando a mão do gato. São empresários do ramo da construção civil, tradicionais e conhecidos fornecedores de bens materiais e de serviços escusos, donos de postos de gasolina e de outras lavanderias, recorrentes tramoias vindas de longe, umas daqui mesmo da cidade, outras da vizinhança.

Jesus Cristo nos diz que é pelos frutos que conheceremos a boa e também a má árvore.

Vocês querem realmente saber o que está no coração dos políticos que alardeiam suas virtudes, sem as ter de verdade, de que são isto e aquilo, mas nada demonstram com uma folha se serviços prestados à comunidade?

Querem saber se são verdadeiros? 

Basta ouvir o que pregam em seus comícios e o que almejam. Mas não saiam por aí perguntando aos que prometem mundos e fundos qual o seu maior objetivo se forem eleitos:  Óbvio que dirão que é o progresso... O progresso, sim, de seus próprios negócios e o bem-estar daqueles com quem montaram suas empresas, com quem combinaram ganhar a eleição, que são os seus sócios, fornecedores, avalistas e agiotas!

Todos dizem que estão empenhados em cumprir a grande missão, mas, com o passar do tempo, "aparecerá o senador" e as unhas de muitos já começam a aparecer. As atitudes, que eram altruístas, mas hipócritas, tornam-se notórias.

O Sermão da Montanha diz: "Onde estiver teu coração, lá está o teu tesouro".

Pelo barulho do coração eu sei quem é o rei e quem está chegando. Refiro-me ao barulho financeiro. Barulho esse, que a maioria faz com recursos financiados pelos que têm interesse de dominar os cofres da prefeitura, bem longe da contabilidade legal e vigiada, que deveria ser apresentada à Câmara, ao TCU e ao TRE e não é. Até porque, se as autoridades tomarem conhecimento dessas falcatruas, muitos serão os que deveriam ir para a cadeia e todos os eleitores, assim como a população, ficariam escandalizados. E que fiquem atentos.

Infelizmente, a maioria dos eleitores da roça, dos grotões abandonados, nada sabe, ou prefere dizer que não sabe, sobre essa triste corrupção eleitoral que corre solta, e sobre a qual deveria haver maior fiscalização e punição em nosso município de Minas Novas.

Se a maioria dos eleitores  soubesse as distorções e injustiças que acontecem nesse meio político, quando esta é a intenção do candidato desonesto e a de sua quadrilha, talvez procurasse dar seus votos ao candidato sério, que não faz promessas ilusórias, que não provoca tumultos, que não permite bagunças e  nem desacatos e que leva sua campanha de forma humilde, sincera, com boas propostas, dentro da Lei e de forma elegante.

Quando escutamos o tropel barulhento daquela turba, deveríamos nos cuidar e ficarmos atentos, pois esse é o tropel enganador e criminoso daqueles que desejam apenas o poder. O poder pelo poder. O poder para enriquecer a si e a seus apaniguados. E, se forem vitoriosos nas urnas, através dessa ignóbil  compra de votos, de promessas vãs de vantagens, de simples donativos, de fornecimento gratuito de feiras, de compra de medicamentos, de quitação de continhas de água ou de luz,  esses políticos que aí estão usando desses recursos, nenhuma obrigação terão com o povo no sentido de trabalharem honestamente para o progresso e para o desenvolvimento das comunidades. Por terem comprado os votos, esses políticos se sentirão no direito de não trabalhar pelo município, não concordarão com possíveis cobranças ou fiscalizações, pois estarão  tão somente se compensando pelos "gastos" efetuados durante o processo eleitoral e, no decorrer dos próximos quatro anos vão trabalhar muito, isto sim, para recuperar os "investimentos" que lhe garantiram a vitória.

TERÁ ADMIRÁVEL FUTURO AQUELE POLÍTICO QUE, NO PASSADO, TENHA CONTRIBUIDO POSITIVAMENTE PARA AS CONQUISTAS DO TEMPO PRESENTE.

NA HISTÓRIA DO MUNDO OS POVOS CIVILIZADOS CONQUISTARAM OS ALDEÕES.NA HISTÓRIA DE MINAS NOVAS OS ATRASADOS QUEREM DOMINAR OS CIDADÃOS.


Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog