Antologia (ανθολογία ou "coleção de flores", em grego), é uma coleção de trabalhos literários, geralmente poemas, agrupados por temática, autoria ou período.
A palavra vem do nome da mais antiga antologia que se tem conhecimento, organizada pelo poeta grego Meléagro.
A palavra "antologia" é usada para categorizar coleções de obras curtas, tais como histórias curtas e romances curtos, em geral agrupados em um único volume para publicação.
No meu humilde entender, incluo em ANTOLOGIA as amizades e os amores, pois estes - assim como os poemas e as flores - "são os únicos bens consoladores que no exílio em que vivo me consolam". E não aprecio muito o fato de que todas essas boas coisas da vida sejam efêmeras, apesar de estar de pleno acordo com o "poetinha" que disse: "... Que sejam imortais, enquanto durem".
As coisas boas da vida deveriam ser eternas e não o são justamente para que sejamos obrigados a valorizá-las. (Do contrário, para quê haveria de existir o CÉU?)
Mesmo sabendo da volatilidade dos prazeres, é sempre muito bom saber de flores, poemas e amores. E a melhor maneira é cultivá-los, regá-los, entendê-los, MULTIPLICÁ-LOS e distribuí-los.
Vale pela maravilha das flores. | ||
|
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário