terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DOM JOÃO ANTÔNIO PIMENTA - CURIOSIDADES-


João Antônio Pimenta


Primeiro bispo da Diocese de Montes Claros.

Vida

Dom João Antônio Pimenta nasceu no Arraial de Capelinha, que pertecia na época ao município de Minas Novas, cidade onde viveu e fez os seus primeiros estudos e o curso normal. Concluidos  os estudos feitos em Minas Novas e mais tarde no Colégio do Caraça, matriculou-se em outubro de 1879 no curso de Teologia do Seminário de Diamantina e foi ordenado sacerdote no dia 10 de julho de 1883. Foi imediatamente nomeado vigário de Capelinha em 1892 e passou a residir em Água Boa com o fim de construir uma igreja. Em 1897, foi removido para a Freguesia de Piedade (hoje Turmalina) de onde participava ativamente da Câmara de Minas Novas, a qual jurisdicionava toda esta imensa região do Jequitinhonha. Em 1889, foi ocupar a Freguesia de Teófilo Otoni, município recém emancipado.
Pela sua inteligência, capacidade administrativa e de liderança, era muito respeitado por todo o clero mineiro e exercia grande influência na política regional, o que muito desagradava aos coronéis de Minas Novas. Nessa ocasião, Dom João foi agraciado com o importante título de Camareiro Secretário Supra-Numerário do Papa Leão XIII, o mesmo pontífice que excomungou, anos mais tarde, o Dr. Francisco Duarte Badaró, ex-ministro plenipotenciário, expulso do Vaticano como "persona non grata", em razão de crime de bigamia e outras irregularidades por ele praticada lá em Roma..

Episcopado

Em 1905, ele foi escolhido como Bispo Coadjutor da Diocese de São Pedro, no Rio Grande do Sul, com a sede titular da Pentacomia a 21 de fevereiro de 1906. Dom João foi ordenado bispo em Barreiras a 20 de junho de 1906 por Dom Joaquim Silvério de Sousa e, no dia 8 de setembro, fez sua entrada solene em Porto Alegre. Seu lema de vida episcopal era SUB UMBRA ALARUM TUARUM (Sob a sombra de tuas asas).
Durante os cinco anos incompletos que passou no Rio Grande do Sul, Dom João Antônio Pimenta fez a visita canônica a toda a Diocese, cujos limites eram os mesmos daqule  Estado Gaúcho, da Federação Brasileira.
Em 7 de março de 1911, pela bula Commissum Humilitati Nostrae, do Papa São Pio X, Dom João Pimenta foi nomeado bispo da nova diocese de Montes Claros. Em 7 de outubro de 1911, Dom João chegava solenemente à nova cidade episcopal.
Aos conterrâneos, o Bispo Dom João Pimenta confidenciava que o seu sonho era ver criada a Diocese de São Pedro, tendo sido em vão o seu esforço neste sentido, em razão das intrigas políticas. No entanto, todo o seu prestígio junto ao Vaticano foi conquistado pelo seu trabalho em prol do Vale do Jequitinhonha sendo, que, como recompensa, foi agraciado com a nomeação para uma sede homônima à do seu sonho, mas tão distante, quanto grandiosa e, depois, para uma outra promissora jurisdição, oriunda – justamente - daquela que gostaria de ter visto elevada à condição de Sé Episcopal, desde os seus tempos de criança e estudante na querida e saudosa Vila do Fanado, quando ficava horas admirando a beleza e a imponência de sua igreja matriz.
Pela paróquia de São Pedro do Fanado, de Minas Novas,  já passaram mais de 100 padres, sendo muitos deles naturais do próprio município, como o Monsenhor Mendes, o Cônego Barreiros, o padre Adrião Melo (já falecidos, entre outros) e os que estão vivos e, felizmente, a serviço da Igreja, os cinco sacerdotes filhos desta paróquia (Pe. Júlio Antônio Rocha, Pe. Paulino de Moraes, Pe. Carlos Badaró, Padre Demóstenes Cesar Mota e o Cardeal Arcebispo Emérito Dom Serafim Fernandes de Araújo, além da Freira Sueli Gomes Nunes.
--
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog