quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Re: Minas Novas poderá entrar na Estrada Real

Já está passando da hora de se passar a limpo essa história de Diamantina, diante da realidade histórica. Todas as evidências indicam que a badalada "caquende do Jequitinhonha" - sem lhe desmerecer sua importância na condição de mercado intermediário - fazia tão-somente a intermediação comercial das regiões produtoras dos médio e baixo Jequitinhonha e da Bahia, com Vila Rica e Paraty, pois nas cercanias da histórica cidade, a exemplo do que ainda se observa, seria impossível obter-se as safras que fizeram-lhe fama e fortuna.. Não se pode negar, também, o fato de que era a região do Fanado a maior produtora de ouro e gemas (e depois algodão), embora fosse o Arraial do Tejuco a sede do Distrito Diamantino, no qual toda a região do Rio Jequitinhonha estava alinhavada por força da imposção da Metrópole, contabilizando a seu favor o que era produzido em sua jusrisdição. Nessa avaliação bastaria, para tanto, consultar as referências de Spix, Von-Martius, Staendel, Saint-Hilaire e tantos outros importantes historiadores que, em suas "Viagens", descrevem minuciosamente as passagens que comprovam as fontes das riquezas que determinaram a abertura das "estradas reais", com suas origens e destinos.

GERALDO MOTA
 
Em 3 de fevereiro de 2011 19:55, José Pinheiro Torres Neto <jptneto@uai.com.br> escreveu:
Minas Novas poderá entrar na Estrada Real
O anúncio foi feito pela diretora do SENAI Pólo Turmalina, Etelvina Andrade, durante reunião com empresários e lideranças da cidade. Segundo ela, o município será avaliado por uma equipe de profissionais a partir de 07 de fevereiro.

Etelvina explica que o Estrada Real pertence à FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais - que está ciente da importância histórica de Minas Novas, no Alto Jequitinhinha, para o Brasil e que foi uma injustiça deixar a cidade fora do Instituto Estrada Real, responsável pelo Circuito Turístico.


A Estrada Real foi construída pelos escravos no século XVIII para escoamento do ouro.

O caminho liga a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real. O complexo da Estrada Real tem mais 1.600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte.



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geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

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