quinta-feira, 17 de março de 2011

EDIFÍCIO DO SOBRADÃO (MINAS NOVAS) ILUMINADO PELA PHILLIPS


Tatiana Ramos / tatiana.ramos@philips.com
Luiz Francisco Cegato/ luiz.francisco.cegato@philips.com 
Thiara Ney / thiara.ney@philips.com

 

Prezados senhores,

 

 

Deparando-me com o comunicado corporativo abaixo, veiculado pelo Google, lamento informar-lhes que o brilhante trabalho, nele descrito, encontra-se em vias de se transformar em ruínas, junto com o antigo e belíssimo prédio que fora destacado pela sua imponência e pelos maravilhosos efeitos da tecnologia da Phillips.

 

Como demonstrado nas fotos que lhes envio, infelizmente todo o referido edifício encontra-se danificado com o desabamento do telhado, em virtude dos efeitos causados pelo grande temporal que se abateu sobre aquele município, estando suas estruturas a exigir URGENTES INTERFERÊNCIAS no sentido de sua recomposição, providências que se mostram visivelmente negligenciadas pela Prefeitura Municipal que é a guardiã e inquilina desse momumento histórico de grande valor, sem lhe prestar, no entanto, os cuidados de que está carecendo.

 

Talvez seria o caso de a PHILLIPS tomar alguma providência, no sentido de socorrer esta preciosidade, o que representaria um grande benefício ao Patrimônio Cultural de Minas e do Brasil.

 

Saudações atenciosas,

 

GERALDO MOTA.

 

Philips ilumina primeiro arranha-céu de Minas Gerais do Brasil Colônia

Conhecido como Sobradão, o prédio de quatro andares, 59 janelas e 8 portas, tombando pela União em 1959, é também o primeiro do Brasil a ter iluminação com o sistema LED Module Philips em fachadas

Um dos prédios mais antigos do Brasil, o Sobradão localizado em Minas Novas - MG - passou a contar, no início de outubro, com o que há de mais moderno em termos de tecnologia Philips de iluminação para ambientes internos e externos, como hall de entrada e fachadas. O projeto, desenvolvido pela empresa mineira CEILUX - Centro de Excelência em Iluminação Projetos Ltda, foi apresentado e aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
 
"Para a iluminação do Sobradão foram utilizadas lâmpadas de multi vapor metálico e LEDs (diodos emissores de luz), que possuem uma vida mediana elevada o que reduz custos de operação e de manutenção, procuramos ainda destacar as janelas em relação ao restante da edificação o que proporcionou menor interferência das luzes na arquitetura do prédio", diz Adriano Otávio de Oliveira engenheiro eletricista e sócio do Ceilux.
 
No peitoril de 47 das 59 janelas do prédio foram instalados 94 Módulos de LEDs brancos na potência de 3W e com 36 graus de abertura (Produto: Led Module LMS 1x1 3W 20-24VDC CW 36D/763), alimentados por meio de LED drivers Xitanium na potência de 80 W. Na iluminação geral das fachadas foram utilizadas lâmpadas de multi vapor metálico de 150 W (CDM TD 150 Master Colour) em conjunto com reator de uso interno de alto fator de potência (VTI 150A26 IG 40) instalados em luminárias embutidas no passeio ao redor de toda a edificação (Maxi Truck).
 
"Além de garantir o efeito visual desejado, valorizando ainda mais, a arquitetura do local, este projeto é importante por sua inovação. O sistema LED Modules Philips se destaca pela flexibilidade, o que facilita a instalação e garante a segurança em ambientes externos", diz Sandra Borba gerente de marketing e produtos LEDs da Divisão de Iluminação da Philips do Brasil.
 
No local, que já foi sede do Fórum da Comarca de Minas Novas, funciona hoje a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, além da exposição de artesanato popular em cerâmica que reúne vários artesãos do Vale do Jequitinhonha.
 
A execução da obra de instalação da iluminação de fachadas ficou a cargo da também mineira JPC Instalações Elétricas Ltda.
 
"A Philips, que já iluminou monumentos históricos e patrimônios tombados em todo o mundo, acredita que este seja um dos projetos mais importantes realizados no Brasil, por ser o primeiro a utilizar módulos de LEDs em fachadas", finaliza Sandra Borba.
 
Histórico do Sobradão
 
Construído em 1821, no período colonial, para abrigar a sede do governo, o Sobradão está localizado na praça da Rodoviária, entrada do município de Minas Novas, MG. Sua arquitetura colonial, formada por um único bloco em quatro pavimentos, possui estrutura em mourões e taipa, sistema pouco usual para construção de edificações de grandes proporções na época. 
 
Com 59 janelas e 8 portas o Sobradão foi considerado por historiadores o primeiro "arranha-céu" construído no estado. Em 1959, foi tombando pela União por se tratar, segundo publicação da Fundação João Pinheiro, de um dos mais interessantes exemplares da arquitetura de linha coloniais de Minas. 
 
Serviço 
Philips - Comunicação Corporativa
Tatiana Ramos / tatiana.ramos@philips.com
Luiz Francisco Cegato/ luiz.francisco.cegato@philips.com 
Thiara Ney / thiara.ney@philips.com
11 - 2125-0248
Outras informações sobre a Philips podem ser encontradas no sitewww.philips.com/newscenter.

 

--
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog