NÃO HÁ - na história da humanidade - um nome de uma mulher importante que seja mais lembrado que o de MARIA, a Santa Mãe de Jesus Cristo. E o que realmente se configura como um maravilhoso fenômeno é o fato de que essa lembrança seja traduzida de forma carinhosa, respeitosa e milagrosa, não somente para o mundo católico, mas também no seio das demais grandes religiões como as Igrejas Ortodoxas e Orientais (Grega, Russa, Turca, Libanesa, Egípicia, Bizantina, Macedônica, Albanesa, Síria, Armênica, Romena, Jordaniana, Hebraica,etc.), na Igreja Anglicana, em diversas igrejas da China e do Japão e, principalmente, fervorosamente admirada pelos irmãos islâmicos e muçulmanos , entre estes que a têm como Medianeira e Grande Profeta. Mesmo nas civilizações do mundo atual, nos mais longínquos recantos, há sempre uma indicação de amor filial à Mãe de Jesus, o que se traduz através da icnografia, das orações, das peregrinações e também pela manifestação artística, na pintura, da música e da arte em geral. Os mais reconhecidos artistas plásticos, de que se tem notícia desde a idade média, passando-se pelos clássicos, do renascimento até a modernidade, todos dedicam especial zelo ao imaginar, em suas obras artísticas, a Divina Figura de Maria. Todos os grandes compositores buscam o que há de mais sublime em suas inspirações na busca de acordes e sinfonias em louvor à Mãe de Deus. São milhares de grandes cidades, estados e nações que homenageiam a Virgem Maria associando-a a seus topônimos, como Fátima, Lourdes, Los Angeles, Paris, Montserrat, Guadalupe, Aparecida, Nazareth, Medjugorje, Assunção, etc.
A "Saudação Angélica" ou a "Ave Maria" é uma curta e simples oração. Entretanto, depois do "Pai Nosso" que foi ensinada rezar pelo próprio Jesus Cristo, é a oração da "Ave Maria" mais conhecida pelo mundo e sua recitação é comum em todos os momentos, seja de dor ou de alegria, tornando-se uma fórmula mágica de conforto, de refrigério, de perdão, de amor, de ternura, de reconciliação e de estado de graça e aproximação ao sagrado coração da Mãe de Deus.
Em todos os momentos de grande comoção e até mesmo de civismo e pompa, nos meios religiosos, laicos, oficiais, escolares e profissionais, sempre há um espaço para lembrar o sublime nome de MARIA, também eternizada pelo apurado gosto da Música Erudita. Vejamos, a seguir, as dversas versões da SAUDAÇÃO ANGÉLICA.
Ao invocar a proteção de MARIA, a Mãe de Deus, rogo-lhe interceder junto a seu Divino Filho no sentido de acolher na Glória Eterna a boníssima alma de minha querida tia FLORINHA que, nesta sexta-feira, consolada pela bênção de Jesus, encerrou sua linda participação neste reino material onde foi exemplo de virtudes, pelo seu trabalho honesto e pela sua vida de dedicação à família e à comunidade que hoje dela se despedem com muita saudade e carinho.
PARA OUVIR E GUARDAR... DEPOIS DE REPASSAR PARA O AMIGOS...
--
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário