sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

ENSINO NO BRASIL

Ontem compareci à solenidade de posse do novo prefeito de Belo Horizonte quando, na chegada ao local da cerimônia, fui abordado por um conhecido jornalista que me passou seu cartão de visitas com a indicação de suas especialidades, dentre elas a de impreção a laser (verifique, por favor, no arquivo acima), pelo que, de imediato, vi-me tomado de péssima IMPRESSÃO. Naturalmente que se me fosse dada a oportunidade de fazer alguma recomendação ou indicação dos serviços daquele profissional, para mim seria essa missão constrangedora a não ser que a exercesse justamente ao contrário, ou seja, pela sua exclusão.
O que ocorre é que tenho essas manias de tudo observar e, sob este aspecto, a mim também não tem passado despercebido o fato de que a maior parte de nossas mazelas sociais decorram dos problemas relacionados ao analfabetismo e, pior ainda, pelo lamentável nível de preparo de grande parte da população economicamente ativa em nosso país. Neste universo de agentes despreparados lanço, infelizmente, os que militam no setor do ensino público, de ordinário cada vez mais deficiente. São lamentáveis os índices de aproveitamento em nossas faculdades e a cada ano são bacharelados milhares de profissionais, todos jogados no mercado à maneira de certos oleiros que despejam nas obras suas perniciosas fornadas de tijolos crus. Em ambos estes casos o resultado será a edificação de prédios fadados à ruína e ao rápido desabamento, além das tristes consequências e seus prejudiciais desdobramentos onde se incluem riscos de vida e de dignidade.

Ilustrando o que afirmo, ocorreu-me o recebimento do texto abaixo, que me foi enviado por minha filha Catarina, que tem por profissão a de enfermeira, mas que não abre mão de seu direito (ou seria dever?) de estar sempre colaborando com a educação e a boa formação intelectual daqueles que a cercam, tanto no convívio doméstico, no seu meio profissional e também no seu vasto círculo de relacionamento social.

EVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL

Relato de uma professora:

- Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58 pelo que dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para facilitar o troco e também evitar receber ainda mais moedas.

A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me devolver 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.

Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou contando isso?

Porque me dei conta de que aquela dificuldade de entendimento estava claramente relacionada aos métodos hoje utilizados, no ensino de matemática, no formato que vem sendo aplicado nas escolas desde 1950, que tem sido assim:

1. Ensino de matemática em 1950:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por CR$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .

Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por NCR$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de

venda ou NCR$ 80,00.

Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por US$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é US$ 80,00.

Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.

Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.

O lucro é de R$ 20,00.

Está certo?

( ) SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2008:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00






geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog