quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A SAGA DOS CAMINHÕES

Publico hoje, dando início a uma série de relatos, o texto abaixo que estava até agora engavetado. A intenção é mesmo criar polêmica. Espero sua opinião a respeito.


geraldo mota

MINAS NOVAS

FINAL DO SÉCULO XIX ATÉ INÍCIOS DO SÉCULO XX1

"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer."
Santo Agostinho

Por volta da última década do século XIX foi aberta, entre Minas Novas até o Ribeirão de Todos os Santos, próximo à confluência deste com o Rio Mucuri, uma estrada carroçável que seria o suporte da fundação de uma vila que hoje é a cidade de Teófilo Otoni, sendo que, a partir desta, surgiria os municípios de Carlos Chagas e de Nanuque, hoje núcleos urbanos prósperos e desenvolvidos, em todos os sentidos.

-

Aquela era uma empreitada do pioneiro Theophilo Benedicto Otonni, que vislumbrava sua Filadélfia. Por aquela estrada o idealizador daquela empresa levaria seus inúmeros pertences, por caravanas e várias jornadas, conduzindo sua biblioteca, sua banca de advogado, seu laboratório de pesquisas minerais, seus animais, seus móveis e utensílios e, enfim toda sua imensa e milionária mudança. No meio dela seguiria, camuflada, a Loja Maçônica Nova Philadelphia que por ele fora fundada e organizada durante o seu tempo de degredo na antiga Vila do Fanado, contando para isto com o incentivo das lideranças liberais de então e a proteção dos republicanos, através dos quais havia conseguido secretamente e estrategicamente fazê-la movimentar-se, no mundo hermético dos interesses políticos de um Império cada vez mais desacreditado e em vias de ser derrubado.

-

Aquele caminho passou para a história como a primeira iniciativa de porte, assumida por uma empresa privada, tornando-se a pioneira das rodovias brasileiras - quando não existia ainda veículos motorizados – mas que objetivava cobrir uma distância de mais de 180 quilômetros (30 léguas) a ser vencida no meio de matas fechadas, requerendo a edificação de várias pontes e outras obras de engenharia, possibilitando que através dela fosse levada toda a riqueza de Minas Novas, em direção ao Mucuri, numa travessia, que durou quase dois meses de longas jornadas.

-

Essa "rodovia" representa o marco do progresso para a região do Mucuri, ao mesmo tempo que pode ser considerada como a causa maior do atraso e do regresso sofrido, a partir daquele momento, quando o marasmo, o abandono e o ostracismo passaram a imperar na antiga Vila do Fanado.

-

Teophilo Benedicto, viveu durante 15 anos na vila do Fanado, onde advogava com o nome de Dr. Magalhães, sob a proteção das autoridades locais, de vez que era um degredado da justiça e deveria, por força de sua condenação, permanecer confinado na propriedade de seu tio, João Ottoni, na localidade que depois passou a ser conhecida com o nome de "Degredo do Magalhães", na beira do Rio Fanado, logo depois da Barra do Bonsucesso.

-

A condenação a que fora submetido o futuro fundador da cidade de Teófilo Otoni se deu em decorrência de sua participação no "Levante de Santa Luzia", onde combateu diretamente, à mão armada, contra as tropas comandadas pelo Duque de Caxias, tendo sido por este vencido, derrotado e levado preso – algemado e conduzido a pé – até à cidade de Ouro Preto, de onde, por intercessão do próprio vencedor da batalha -- que nele viu a fidalguia e a capacidade de um homem íntegro e idealista – convenceu-se de sugerir ao Imperador que concedesse ao vencido o real benefício de escolher o local em que deveria cumprir o seu castigo. E isso lhe foi concedido: cumprir a pena de degredo no termo de Minas Novas, decisão política que inovou nessa modalidade de "degredo", constituindo-se numa forma inédita por se tratar de um degredo dentro do mesmo país.

-

A cidade de Minas Novas sediava, então, um dos termos da Comarca do Serro e, em razão dessa vinculação judiciária, era um local bem favorável às pretensões do teimoso liberal, para ali continuar, de forma tranqüila e bem articulada, sua acalentada luta contra o regime imperial. Era ele um liberal convicto e um ardoroso republicano. Foi assim que, através da Maçonaria, conseguiria levar adiante o seu plano e para isto dependeria de levantar capitais. Resolveu, destarte, organizar a expedição do Mucuri, fundando a Cia, de Navegação Santa Clara, estabelecendo-se nas terras que havia adquirido na região onde hoje está a cidade de Teófilo Otoni, para onde foi, paulatinamente, transferindo e aplicando sua fortuna, atraindo investimentos, inclusive os de interesses estrangeiros.

-

Depois de instalada a República, da qual foi um dos grandes entusiastas e articuladores, Teófilo Benedito Otoni conseguiu volumosos financiamentos oficiais e, com o apoio de vários políticos, como Benjamim Constant, seu amigo e que, para sua sorte era influente sobrinho de Floriano Peixoto, via de seu prestígio perante o novo regime, viu-se atendido em suas demandas e se favoreceu de benesses e benefícios fiscais, agregando ao projeto volumosos capitais públicos e mão-de-obra dos imigrantes que se interessavam vir para o Brasil sob o novo sistema de governo.

-

Enquanto a Vila de Philladelphia do Mucuri se expandia, a alquebrada Vila do Fanado se finava.
No final do século 19 e no início do século 20, a pobre da nossa Minas Novas já era uma cidade-fantasma.

* * * * * * * * * *

-AMANHÃ TEM MAIS, com a chegada de um Padre novo na cidade.


http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog