segunda-feira, 23 de julho de 2012

CAMPANHA ELEITORAL EM MINAS NOVAS

Jornal da Campanha Eleitoral
Enquanto nas cidades vizinhas os candidatos a prefeito já estão fazendo arrastão pelos bairros e zona rural, levando suas propostas e ouvindo os eleitores, em Minas Novas a sensação é que o período eleitoral ainda não chegou. Com o cobertor curto, ou seja, com pouco dinheiro na caixa da coligação, a quase totalidade dos candidatos a prefeito segue fazendo de conta que a campanha eleitoral só começa mesmo no final de agosto ou começo de setembro, quando faltarão pouco mais de 30 dias para o pleito. O máximo que se viu, e se ouviu, até o momento, foi a divulgação do jingle de campanha de FELIPE. um ou outro candidato a vereador e  graças ao Bom Deus, nem mesmo os incômodos carros de som deram o ar da graça neste final de semana nos bairros da cidade. A coordenação de campanha da coligação UNIÃO PARA O CAMPO E A CIDADE, que pretende eleger FELIPE (43) para prefeito e DR. MAGTON (13) para vice, aposta na estratégia da  "boa e velha conversa ao pé de ouvido", levando suas propostas de casa em casa e na base da confiança no taco de quem realmente já tem muita experiência em disputa eleitoral, além da boa avaliação que tem o candidato, pela sua passagem (muito bem avaliada) na administração, quando foi o prefeito do município no período de 1993 a 1996. Ao que parece, os demais candidatos a prefeito terão muita dificuldade na apresentação de suas propostas, de vez que ambos têm perfis muito comprometidos com atividades empresariais e não se pode afirmar que em seus programas estejam em destaque as políticas públicas que tanto esperam os moradores do município, principalmente aquelas que deverão ter o respaldo do Governo Federal (no caso o PT, que é aliado de Felipe, nesta eleição)..

Estratégia
É bem possível que os candidatos a prefeito deixem para colocar seus times em campo somente após o início do horário eleitoral no rádio e na TV. Como em Minas Novas a propaganda eleitoral gratuita na TV tem peso zero nas eleições, fica a expectativa para o material que os candidatos estão preparando para o rádio, onde o bicho costuma pegar.
Estratégia 2
O rádio tem sido muito importante na disputa pelo voto. Em Minas Novas, particularmente, a única emissora da cidade foi a responsável pela eleição de seu proprietário Murilo Badaró (já falecido), que na época de sua campanha "usou e abusou" do seu poder econômico e de opinião através desse recurso. Desta feita, por razões óbvias, essa emissora, certamente, deverá assumir responsavelmente e estrategicamente uma posição de neutralidade, até porque sua sobrevivência está diretamente ligada aos interesses do prefeito que for eleito e, desta forma, o melhor para a atual direção dessa rádio é que fique de bem com todos os atuais candidatos ou, na hipótese mais provável, que fique na moita e de olho naquele que tem as melhores condições de se eleger.
Estratégia 3
Será que nesta eleição aparecerá alguém com o potencial eleitoral do "Dr. Murilo" para incomodar os atuais candidatos a prefeito? Na dúvida, é melhor cada um procurar a melhor forma de se comunicar com o eleitor, seja por meio de material impresso, de jingles criativos, de mídia alternativa ou das redes sociais. Sob a ótica dessa situação, estão sem padrinho os candidatos que pertenceram ao grupo dos "Badarós", enquanto que os candidatos indicados pelo prefeito – de forma ilusória - contam com a ajuda da "máquina pública". Para quem já se encontra escaldado pela água quente da Polícia Federal, tudo indica que a prudência, assim como canja de galinha, sempre é salutar para as penugens de cisnes em seus últimos cantos.

Vereadores
Já os candidatos a vereador não tem muito o que fazer. A maioria só vai mostrar a cara em setembro, uma vez que as coligações estão oferecendo pouco, ou quase nada, para cada um deles. Na coligação que elegeu o prefeito Murilo , por exemplo, cada candidato teve direito a 100 litros de gasolina por semana; 100 mil santinhos e quatro cabos eleitorais.
Vereadores 2
Com essa estrutura, hoje não se consegue fazer campanha nem para presidência de Associação de Moradores. Portanto, os candidatos a vereador precisam rebolar para chegar com fôlego na semana da eleição. Difícil será saber quem terá melhor articulação e credibilidade para conquistar um lugar na Câmara Municipal.


Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog