Jornal da Campanha Eleitoral
Enquanto nas cidades vizinhas os candidatos a  prefeito já estão fazendo arrastão pelos bairros e zona rural, levando suas  propostas e ouvindo os eleitores, em Minas Novas a sensação é que o período  eleitoral ainda não chegou. Com o cobertor curto, ou seja, com pouco dinheiro  na caixa da coligação, a quase totalidade dos candidatos  a prefeito segue fazendo de conta que a campanha eleitoral só começa mesmo no  final de agosto ou começo de setembro, quando faltarão pouco mais de 30 dias  para o pleito. O máximo que se viu, e se ouviu, até o momento, foi a divulgação  do jingle de campanha de FELIPE. um ou outro candidato a vereador e  graças ao Bom Deus, nem mesmo os incômodos  carros de som deram o ar da graça neste final de semana nos bairros da cidade.  A coordenação de campanha da coligação UNIÃO PARA O CAMPO E A CIDADE, que  pretende eleger FELIPE (43) para prefeito e DR. MAGTON (13) para vice, aposta  na estratégia da  "boa e velha conversa  ao pé de ouvido", levando suas propostas de casa em casa e na base da confiança  no taco de quem realmente já tem muita experiência em disputa eleitoral, além  da boa avaliação que tem o candidato, pela sua passagem (muito bem avaliada) na  administração, quando foi o prefeito do município no período de 1993 a 1996. Ao  que parece, os demais candidatos a prefeito terão muita dificuldade na  apresentação de suas propostas, de vez que ambos têm perfis muito comprometidos  com atividades empresariais e não se pode afirmar que em seus programas estejam  em destaque as políticas públicas que tanto esperam os moradores do município,  principalmente aquelas que deverão ter o respaldo do Governo Federal (no caso o  PT, que é aliado de Felipe, nesta eleição)..
Estratégia
É  bem possível que os candidatos a prefeito deixem para colocar seus times em  campo somente após o início do horário eleitoral no rádio e na TV. Como em Minas  Novas a propaganda eleitoral gratuita na TV tem peso zero nas eleições, fica a  expectativa para o material que os candidatos estão preparando para o rádio,  onde o bicho costuma pegar.
Estratégia 2
O  rádio tem sido muito importante na disputa pelo voto. Em Minas Novas,  particularmente, a única emissora da cidade foi a responsável pela eleição de  seu proprietário Murilo Badaró (já falecido), que na época de sua campanha "usou  e abusou" do seu poder econômico e de opinião através desse recurso. Desta  feita, por razões óbvias, essa emissora, certamente, deverá assumir  responsavelmente e estrategicamente uma posição de neutralidade, até porque sua  sobrevivência está diretamente ligada aos interesses do prefeito que for eleito  e, desta forma, o melhor para a atual direção dessa rádio é que fique de bem  com todos os atuais candidatos ou, na hipótese mais provável, que fique na  moita e de olho naquele que tem as melhores condições de se eleger.
Estratégia 3
Será que nesta eleição aparecerá alguém com o  potencial eleitoral do "Dr. Murilo" para incomodar os atuais candidatos a  prefeito? Na dúvida, é melhor cada um  procurar a melhor forma de se comunicar com o eleitor, seja por meio de  material impresso, de jingles criativos, de mídia alternativa ou das redes  sociais. Sob a ótica dessa situação, estão sem padrinho os candidatos que  pertenceram ao grupo dos "Badarós", enquanto que os candidatos indicados pelo  prefeito – de forma ilusória - contam com a ajuda da "máquina pública". Para  quem já se encontra escaldado pela água quente da Polícia Federal, tudo indica  que a prudência, assim como canja de galinha, sempre é salutar para as penugens  de cisnes em seus últimos cantos.
Vereadores
Já  os candidatos a vereador não tem muito o que fazer. A maioria só vai mostrar a  cara em setembro, uma vez que as coligações estão oferecendo pouco, ou quase  nada, para cada um deles. Na coligação que elegeu o prefeito Murilo , por  exemplo, cada candidato teve direito a 100 litros de gasolina por semana; 100  mil santinhos e quatro cabos eleitorais.
Vereadores 2
Com  essa estrutura, hoje não se consegue fazer campanha nem para presidência de  Associação de Moradores. Portanto, os candidatos a vereador precisam rebolar para chegar com fôlego na semana da eleição.  Difícil será saber quem terá melhor articulação e credibilidade para conquistar  um lugar na Câmara Municipal.
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário