Extraído de: Agência Brasil  - 23 de Julho  de 2012
Redes sociais são trunfo para campanha na INTERNET,  dizem senadores
Marcos Chagas - Repórter da Agência Brasil
Brasília - O uso de ferramentas da  internet, em especial das redes sociais, como um canal permanente de  interatividade com o cidadão tem feito parte da rotina de parlamentares e pode  ser um trunfo nas eleições municipais de outubro, de acordo com senadores ouvidos pela Agência Brasil. Independentemente de ser ano  eleitoral é senso comum que esse é um instrumento capaz de dar objetividade e  foco ao trabalho do político, seja no comando de prefeituras  ou no Parlamento.
O líder do PT no Senado, Walter  Pinheiro (PT-BA), disse que incorporou ao exercício parlamentar várias  propostas de integrantes de sua rede social. Como exemplo, citou o direito de  acesso a informações de órgãos públicos e a prestação de contas do trabalho  desenvolvido como itens agregados à plataforma de campanha ao Senado em 2010.
Os candidatos ao cargo de prefeito  devem estar atentos a esses posicionamentos manifestados pelos cidadãos na  rede, diz o petista. Ao contrário da TV e do rádio, a internet é uma  qualificadora do caminho de volta. Nela, há interatividade imediata entre o eleitor  e o candidato.
O presidente do Democratas (DEM),  José Agripino Maia (RN), também destaca o poder instantâneo da rede mundial de  computadores. É uma ferramenta que deve ser usada como um instrumento de  comunicação e debate de ideias, disse. Veterano no uso das mídias sociais, ele  ressalta a importância que os comitês das campanhas devem dar à internet, assim  como a TV e o rádio, na formação da opinião do eleitorado. Para ele, o custo  praticamente zero nas campanhas eleitorais na rede é outro ponto positivo.
O líder do PSDB no Senado, Álvaro  Dias (PR), defende o uso contínuo da ferramenta e não apenas em ano eleitoral.  Só acredito em um bom retorno da campanha pela internet para quem já a utiliza  no seu dia a dia para conversar diretamente com o cidadão.
Na semana passada o PMDB, partido que  hoje detém o maior número de prefeituras no país, mostrou a importância que  dará na campanha de 2012 a essa ferramenta. O presidente do partido, Valdir  Raupp (RO), apresentou aos parlamentares a integração de suas mídias sociais site, blogs, Facebook, Twitter e Youtube.
O senador e membro da Executiva  Nacional do partido, Eunício Oliveira (CE), por exemplo, já mantém uma equipe  só para divulgar sua atividade parlamentar e o manter informado das demandas de  seu eleitorado. Somando as minhas redes sociais tenho mais de 60 mil  seguidores. No meu estado, o jornal de maior circulação tem tiragem diária de  18 mil exemplares, disse à Agência Brasil.
Desde o dia 5 de julho, os candidatos  às eleições municipais de outubro estão autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fazer campanha na internet. Pela  resolução do TSE, poderão ser usados sites dos candidatos, do partido ou da coligação com o endereço eletrônico  registrado no tribunal. A resolução veda a veiculação de qualquer propaganda  paga nesses portais. Também está aberta a propaganda nas ferramentas das redes  sociais desde que geridas pelo candidato, partido ou coligação.
Edição: Talita Cavalcante
 
 
 
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