sábado, 14 de julho de 2012

ENTREVISTA DE FELIPE MOTA, CANDIDATO A PREFEITO DE MINAS NOVAS


 

PERGUNTAS FEITAS AO CANDIDATO FELIPE MOTA (43) E SUAS RESPOSTAS QUE PRECISAM SER CONHECIDAS PELO POVO DE MINAS NOVAS


P. O que o senhor entende por política?

R- Desde muito cedo aprendi que política é uma ciência social da maior importância e somente através dela, com seus instrumentos poderosos da Inteligência, da solidariedade e da determinação, poderá uma sociedade democrática se tornar pujante, justa e progressista. O homem é um ser social e a política é a vivência diária daqueles que se preocupam, de fato, com a vida comunitária harmoniosa, produtiva e saudável. Quem se diz avesso à política é porque não tem instrução e conhecimento suficientes para entender a grande importância do voto e da militância partidária. A política é que regula a vida do cidadão dentro do meio em que cada um vive, trabalha e cuida de seus deveres.


P. Como pretende desenvolver sua campanha política?

R-  A campanha não é de picuinha, mas de propostas. Tenho, constantemente, concitado meus companheiros da coligação UNIÃO PARA O CAMPO E PARA A CIDADE, primeiramente para respeitarmos integralmente os ditames da LEI, levarmos com seriedade e clareza as nossas propostas, enfatizando que nosso objetivo é um pleito humilde, limpo, honrado e produtivo, sem agressividades e com boas propostas, todas objetivas e factíveis, pois já temos experiência e maturidade – neste sentido já comprovadas – não sendo necessário recorrermos aos expedientes lamentáveis que têm sido utilizados por politiqueiros, elementos  irresponsáveis, como nas  eleições passadas, por parte de alguns antigos adversários, cujas atitudes acreditamos que desta feita não se repetirão, tendo-se em vista a dignidade que reconhecemos existir nas pessoas dos atuais candidatos que também pleiteiam democraticamente os cargos em disputa.

Vocês sabem que político disputa até rolo de barbante usado. E isto é normal, desde que seja de forma racional e respeitosa. Agora, na hora da eleição, nós temos de estar todos unidos, sabendo quem é aliado e quem é adversário. Quem amola aliados está sabotando a coligação. Traição, indisposição, preguiça e medo são palavras que não existem em meu dicionário e que espero não valerem nessa nossa empreitada.


P - Quais serão as origens dos recursos de sua campanha?

R-  O Planejamento de nossa campanha eleitoral está completamente esboçado em documento já oficializado, com as diversas comissões temáticas já delineadas e em plena articulação tendo-se em vista a organização, a harmonia operacional e os bons resultados almejados. Nossa coligação foi a primeira a ser registrada, sem qualquer pendência e sem o uso de artimanhas e indicação de "laranjas", tudo em respeito à lei eleitoral e também em consideração com o eleitor minasnovense que não pode ficar à mercê do coronelismo e dos métodos arcaicos de protelação, de engodo e de tapeação, como já ocorrido. Naturalmente que não somos novatos e conhecemos muito bem o que seja um pleito eleitoral em que tudo deve estar de conformidade com a Legalidade. Mesmo assim contamos com bons assessores em todos os setores de nosso comitê eleitoral, para os recursos judiciais que se fizerem necessários. Como deve ser do conhecimento geral, as campanhas devem utilizar dos recursos oriundos do Fundo Partidário e dos financiamentos públicos legais e, neste sentido, temos assegurados os potenciais doadores, cujos valares serão transitados pelas contas próprias, de forma transparente e abertas em nome de cada candidato, conforme o que determina a Lei. Podemos garantir, entretanto, que estaremos vigilantes e em constante auxilio aos agentes da lei,  quanto à possibilidade de uso indevido de recursos e não admitiremos, em hipótese alguma, que se repitam os graves acontecimentos de compra de votos e de corrupções eleitorais de toda ordem, como aconteceu no pleito passado, contando agora com um bom número de colaboradores habilitados e devidamente atentos para qualquer sinal de situações que possam colocar em risco o equilíbrio eleitoral. De nossa parte, como das vezes anteriores, podemos garantir que jamais recorreremos aos artifícios desrespeitosos aos nossos eleitores.


P- Caso seja eleito, o senhor acredita que haverá mais investimentos do governo federal em Minas Novas? 

 R-  É claro que sim!  Se for eleito prefeito, os investimentos virão porque eu jamais vou negar as parcerias que a União (o Governo da Preesidenta Dilma, que é do PT, partido que integra a nossa coligação) quer fazer com o município de Minas Novas, por exemplo, com as creches, as universidades federais e as escolas técnicas, para citar exemplos da área no Ministério da Educação. Se um determinado prefeito recusa um recurso federal, ele não está agredindo a União, está agredindo um direito do povo de Minas Novas. 

 

P - Como ficará a parceria com o governo estadual, comandado pelo tucano Antônio Anastasia? 

 R-  Não vou abrir mãos do que já temos construído, junto do Palácio da Liberdade, pois o nosso deputado estadual majoritário, que é o Dep. Délio Malheiros, que é da base aliada do nosso Governador, muito poderá nos ajudar, muito mais agora como candidato a vice-prefeito na chapa do atual prefeito Márcio Lacerda (PSB), político respeitado que tem a preferência popular em Belo Horizonte, o qual parte agora para uma tranquila reeleição através da coligação formada por nosso partido (O Partido Verde, PV, 43) com o PSDB, o PSB e mais 15 partidos de grande representabilidade política na Capital e em todo o Estado de Minas Gerais. Minas Novas é um município histórico, de grande importância no cenário mineiro, não somente pelo seu considerável colégio eleitoral, mas, principalmente, pelas suas potencialidades econômicas que até hoje estão no compasso de espera por uma boa oportunidade de se transformarem em benefícios em prol de sua população.

 

P - No ato em que foi oficializada sua candidatura, o senhor falou sobre o combate ao uso inadequado da coisa pública, como se tem observado claramente, na atual administração, fato que tem levado o povo a uma justificada revolta, principalmente os moradores da cidade que assistem de perto todo o descalabro no serviço público de nosso município. Desta forma, como a sua campanha vai lidar com o apoio dos políticos do PT e da atual administração comandada pela Presidente DILMA?

R-  De fato, esta é uma infeliz realidade, a qual vemos com muita preocupação, pois jamais poderia imaginar que o nosso município pudesse chegar ao ponto de passar por tantos vexames como foi o caso da Operação Pasárgada, em que o prefeito foi preso e, mais recentemente, com casos já comprovados de desvios na Câmara, também com a prisão do presidente daquela casa legislativa, fatos  que agridem a nossa história tri-centenária, entristecem a nossa alma e a tradição o senso comum do minasnovense, por índole ordeiro,  trabalhador e honesto, que não compactua com o malfeito e com a corrupção. Por outro lado, o Governo da Presidenta Dilma tem demonstrado competência, lisura e determinação, principalmente em relação à ética e à retidão administrativa, haja visto o rigor com o qual têm sido apuradas as denúncias contra quem quer que seja, a exemplo de prefeitos, governadores. senadores, deputados federais e agentes públicos dos mais altos escalões da República, todos passando pelos procedimentos legais de investigação e punição, alguns com perda de seus mandados eletivos e de suas funções nas diversas esferas do poder. Votei e apoiei o nosso líder maior, o ex-presidente LULA, em todas as oportunidades em que ele se apresentou como candidato, o mesmo acontecendo com a candidatura da atual presidente, DILMA RUSSELF, que tem merecido todo o nosso respeito e reconhecimento. O PT é um partido forte, que participará ativamente do meu eventual governo municipal e, através de suas lideranças partidárias, como o Deputado Federal Gilmar Machado, temos a mais absoluta certeza de que não faltarão esforços, parcerias e recurso  no sentido de implantação das medidas necessárias para tornar realidade o nosso Plano de Governo, já entregue e registrado no TRE.

 

P - O senhor incluiu, em suas propostas no Plano de Governo, as demandas apresentados ou sugeridas pelos outros partidos, incluindo o PSB, o PT e o PHS?

R-  Naturalmente que sim, pois nossa coligação, como seu próprio nome indica, é de UNIÃO PARA O CAMPO E PARA A CIDADE. Há muito que temos conversado e debatido com líderes de todas as regiões da cidade e zona rural, de  todos os matizes ideológicos e econômicos, como também as Igrejas, católica e evangélica, professores, estudantes, Sindicato dos Trabalhadores, líderes comunitários, lavradores, operários e, principalmente, com os jovens que estão amplamente ansiosos e não querem ser decepcionados nesta oportunidade se seu primeiro voto) e todas as propostas que tiverem afinidade com as nossas poderão ser incorporadas, inclusive as vindas de outros municípios vizinhos, administrados por outros partidos, mas que esperam ser nossos parceiros em diversos programas comunitários da maior importância para toda a região, como é o caso do asfaltamento de nossas estradas, da construção do nosso moderno aeroporto, da construção da Barragem de Santa Rita, da vinda das Escolas Técnicas Federais e dos Cursos Superiores da UFVJM , do preparo de diversas ações que precisam ser urgentemente implantadas para resolver – de vez- com a questão dos migrantes, agora acentuada pela ameaça de desemprego em razão da mecanização dos canaviais paulistas, já a partir do ano de 2014, sendo necessária a criação de oportunidades de aproveitamento da grande massa de mão de obra destes conterrâneos que serão forçados a voltar para suas antigas propriedades e, neste sentido, a Barragem e a Usina de Santa Rita serão importantíssimas como fonte geradora de energia para os projetos de irrigação e de produção de cana-de-açucar, de milho, de soja, de feijão e de tantos outros alimentos que farão impulsionar toda a região, em todos os sentidos e segmentos. Para isto estão previstas as parcerias, em nosso plano de governo, assim como tudo faremos no sentido de viabilizar as cooperativas, os postos de beneficiamento da produção agropecuária, da circulação dessas riquezas através da malha vicinal (Projeto Feirante), da facilitação do crédito, da assistência técnica e uso de insumos e tecnologia para a assegurar o progresso dos agricultores e de suas famílias.. Não tenho preconceitos. Todos serão ouvidos, mas quem determina o caminho sou eu. O prefeito tem que se posicionar a respeito de todas as áreas.

 

P - Qual será a participação do Dr. Alcides Guedes (PIDA) que ocupa o importante cargo de Coordenador Estadual do Ministério de Desenvolvimento Agrário?

R- Temos um leque de alianças inspirado no governo federal. São partidos que compõem a base de sustentação dos governos e que já demonstraram, pelo resultado do trabalho que já vem desenvolvendo desde 2004. A participação de cada um desses partidos será definida ao longo da campanha. Entretanto, em relação ao companheiro PIDA, cuja participação na coordenação de nossa campanha muito nos honra e que engrandece a nossa coligação pela sua militância exemplar e admirável no PT local, mas também reconhecida a níveis estadual e federal, temos como certa a sua força no sentido de implantarmos o que, a quatro mãos, escrevemos em nosso Plano de Governo, que não é apenas um conjunto retórico de promessas, mas um verdadeiro Plano de Ação que vai garantir e sustentar nosso Governo Municipal, desde o primeiro dia e no decorrer dos trabalhos que esperamos desenvolver no prazo de quatro anos, findo os quais, teremos um município saneado e que servirá de exemplo para todo o Vale do Jequitinhonha.

 

P - O senhor se emocionou bastante no ato que oficializou a sua candidatura, no salão do SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS (literalmente lotado) tendo como vice o jovem e brilhante advogado MAGTON, que além de seu engajamento nas causas sociais da juventude, como a ARPA, como a ASCOPI e tantos outros projetos da maior importância para a região, vem de uma tradicional família que tem membros militantes nos partidos adversários. Qual a sua expectativa em relação ao peso político de seu vice?

R- Tanto a minha candidatura, como cabeça de chapa, como a candidatura do Dr. Magton, como vice-prefeito, são frutos de um longo processo democrático, que transcorreu sem atropelos e imposições. Em momento algum nossos nomes foram colocados como empecilhos para uma possível aliança das forças de oposição ao atual prefeito, como aliás sempre desejávamos que assim fosse, o que, infelizmente restou impossível diante do posicionamento intransigente de um grupo que entendeu partir para uma candidatura identificada com o coronelismo e o conservadorismo político que vem dominando o município nos últimos tempos.  Tenho o maior respeito pelo Dr. Magton e a liderança inconteste que ele exerce, não somente no meio familiar, mas, de resto em todos os segmentos de nossa sociedade, principalmente dos jovens de nossa querida cidade, com quem tanto se identifica pelas suas acertadas ações e exemplos, e não tenho qualquer dúvida em relação a seu peso moral e político, sendo ele um filho exemplar, trabalhador, sincero, de profissional competente e de cidadão merecedor do apreço e da consideração que a ele todos minasnovenses tanto devemos. Sendo ele um aguerrido militante do PT, há muito abraçamos a causa do Presidente Lula, em quem sempre votamos e apoiamos e nas minhas candidaturas, anteriormente, sempre contei seu voto em mim publicamente por ele declaro. Ele, antes de comparecer à convenção, já havia manifestado todo o seu apreço pelo nosso programa de governo. Há, portanto, além da política, uma relação de fraterna amizade e companheirismo. Fico feliz por ele ter se disposto a caminhar conosco nessa campanha e sei da importância e valor que terá o seu trabalho em nosso governo.

 

P - Se o senhor tivesse que escolher um único projeto para realizar na cidade, por qual optaria? 

 R - Um único é impossível citar, porque Minas Novas tem muitas demandas. Mas a organização administrativa, o reaparelhamento social e comunitário dos setores de saúde, educação, lazer e do transporte são especialmente preocupantes. Entre os que, finalmente, terão o maior impacto, sem dúvida serão os projetos de geração de riquezas, emprego e renda que serão determinantes para o progresso de nosso município e para o bem estar geral de nossa gente. Naturalmente que, para produzir riquezas e bem estar, antes temos que cuidar da saúde, da alimentação e da educação temas mais comentados em qualquer roda de pessoas bem intencionadas. Precisamos organizar e dar melhor direcionamento a nossos serviços urbanos, implantar melhores condições de atendimento aos trabalhadores, como instalação de uma Agência do INSS, uma agência da Caixa Econômica Federal, criação de Cursos Técnicos Profissionalizantes (em convênios com o CEFET, com o SENAI, com o SESC, com o SENAR e muitos outros). Sabemos não ser possível continuar o estado de descalabro administrativo e o completo abandono de nossos jovens que aí estão desamparados e sem qualquer perspectiva de um futuro mais abençoado. Minas Novas merece uma nova chance de ser governada por homens de bem.

--
ACESSE o BLOG DE GERALDO MOTA
 


Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog