quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

SEBASTIÃO FERNANDES BARBOSA, um ícone na política do município de Minas Novas



Sebastião Fernandes Barbosa sempre foi, e muito felizmente continua sendo, uma figura exemplar como chefe de família, como serventuário da justiça cumpridor de suas obrigações durante o longo tempo em que exerceu suas funções como notário do Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais e também como homem do povo, sempre muito amigo e companheiro em todas as horas.


Sendo ele, também, muito popular e assíduo integrante de todas as congregações religiosas e entidades sociais do município, nas quais ainda exerce sua admirável vocação de homem caridoso, solidário e cidadão participativo que jamais se negou ajudar a quantos o procurassem para dele receberem algum benefício, suas valorosas qualidades o credenciaram a participar da vida pública, eleito que foi, por mais de uma vez, com o justo galardão do reconhecimento de seu prestígio nas urnas, para ser o prefeito do município, múnus importante em que comprovou seu legítimo apreço pelo bom nome, no zelo de seu mandato, pelo respeito ao erário público, no constante compromisso com o progresso e com o melhor destino da coletividade, pelo exemplo de sua honestidade. 

Mesmo sendo apaixonado pela política, defendendo ardorosamente suas convicções partidárias e prestigiando seus correligionários, sempre o fez de forma criterioso, justa e respeitosa, dentro dos princípios democráticos que sempre nortearam sua vida publica, sem apelar aos métodos reprováveis do nepotismo, do aparelhamento administrativo ou de quaisquer práticas abusivas e reprováveis que são características dos governantes tiranos e corruptos. 

Desse seu louvável comportamento é de se ressaltar a inexistência de qualquer fato desabonador à sua conduta, sendo completamente nulo o registro de qualquer desafeto que lhe possa atribuir alguma acusação, mesmo que seja por simples suspeita ou por motivação de vingança. De fato sua integridade é algo incontestável e seus méritos se comprovam através do apreço e da amizade de que goza em todos os segmentos sociais e em todos os recantos do município, por onde pode transitar livremente, de cabeça erguida e com a tranquilidade de ser acolhido e admirado como um amigo, como um benemérito e como um homem público merecedor do sincero respeito até mesmo por parte de seus mais ferrenhos adversários partidários, em razão de sua irrepreensível trajetória sempre no sentido do engrandecimento de nosso histórico município de Minas Novas.

Em que pesem favoravelmente todas suas qualidades, sendo pessoa de origem humilde e que não teve oportunidades de se ilustrar além de uma formação primária e incompleta, foi muito difícil e sofrida sua infância e adolescência, enfrentando as agruras da pobreza material, naquele tempo distante de grande carência de recursos de toda ordem, fazendo-se desenvolver pelos esforços próprios, numa época em que as dificuldades de todas as espécies obrigavam-no ao trabalho árduo, para poder sobreviver como arrimo de família desde a mais tenra idade. 

Ainda assim, procurando superar todas as adversidades, teve ele a boa sorte e a felicidade de aprender ler e escrever e até mesmo de se aventurar na luta cotidiana em defesa de sua cidadania, buscando desenvolver e sustentar seus ímpetos que, paulatinamente, iriam moldar uma condição natural de liderança comunitária que se foi solidificando e se consolidando através da boa convivência social, da observação inteligente dos bons costumes, da constante consulta à experiência, do aconselhamento à sua consciência cristã e na observação das nossas melhores tradições. 

Dessa forma, trilhando com otimismo e determinação os caminhos que se abriam com o vigor de sua fé e sob a luz bondosa dos sábios ensinamentos maternos que lhe encorajavam avançar na direção do bem, foi contemplado com a venturosa constituição de uma família digna e que se transformou na sua fortaleza, no seu porto seguro e, acima de tudo, no seu inalienável tesouro que, sem dúvida, representa um invejável prêmio a compensar-lhe, como bênçãos, por tanto trabalho, tanto benefício e tantos favores produzidos a favor de uma comunidade que não se cansa de lhe agradecer e lhe homenagear.

O registro público destas considerações se torna importante em razão de duas motivações: a primeira delas é a de que é preciso, cada vez mais, que se reconheçam os méritos pessoais dos indivíduos enquanto eles estejam ainda vivos, lúcidos e capazes de ver o reconhecimento de seus valores, para poderem usufruir das honrarias e das congratulações de que são dignos. 

A segunda razão é pedagógica e seu objetivo é estimular, principalmente nos jovens eleitores, a prática da cidadania e da saudável política, neste momento histórico pelo qual estamos atravessando na vida de nosso município, quando assistimos amargurados e indignados a má condução administrativa que segue desenfreadamente na direção do caos, com as marcas profundas e dolorosas que agridem a nossa consciência cidadã e patriótica, as quais estão a despertar em nós os mais lamentáveis sentimentos de repulsa e inconformismo, ao mesmo tempo em que estão, também, exigindo um urgente e rigoroso posicionamento das verdadeiras lideranças locais, no sentido de uma imediata correção dos rumos de nossa política, com a volta do engajamento das pessoas de bem e merecedoras de nosso respeito ao comando dos destinos de nossa terra, de nosso povo e de toda essa sociedade minas-novense que não merece mais continuar sob o comando da incompetência e da irresponsabilidade. 

A evocação do nome do ex-prefeito Tião Barbosa tem o simbolismo que é a primazia do decanato, por ser ele o político mais longevo, mas tendo na consciência o sentido do bom exemplo que também se constituem as demais figuras de ex-prefeitos de nosso município, felizmente vivos, ativos e gozando de boa saúde, que também foram muito importantes e merecedores de nosso apreço, respeito e consideração, mas que, como ocorre com todos eles, deveriam estar mais engajados na vida pública, não como coadjuvantes, mas como verdadeiros protagonistas do processo político, contribuindo de forma ativa e exemplar, em razão da comprovada experiência, da capacidade de liderar e de impor respeito, principalmente neste momento tão delicado e que precisa ser imediatamente corrigido.

Sendo assim, na expectativa de um VENTUROSO ANO DE 2016, gostaria que meus conterrâneos entendessem essa minha mensagem como um convite à reflexão, com o espírito desarmado de ódios, de desprezo ou de revanchismos, mas com a possibilidade de uma grande aliança a ser feita com o objetivo de salvar a nossa terra, livrando-a das amarras da inconsequência, da falta de compromisso com a honestidade e da irresponsabilidade de um grupo cujo único compromisso é a corrupção.

==============================================

Dainha Mota Barbosa Caro primo, obrigada pela bela homenagem ao meu pai. Li o seu texto para ele, ouviu emocionado cada palavra. Você fez aumentar mais em mim e em meus irmãos, o orgulho de termos um pai que nos ensinou de maneira simples, a importância do trabalho e o respeito ao próximo. Grande abraço.
CurtirResponder12 h
Geraldo Magela Mota Coelho DAINHA: Foi uma coincidência, alias uma agradável coincidência, pois somente depois de publicar o texto neste espaço foi que me dei conta de que estávamos na véspera do aniversário de seu pai. Lembrei-me, então, que era uma tradição adotada por minha saudosa mãe (que era cunhada, comadre e colega de fórum dele) de sempre, neste dia, preparar dois deliciosos e graúdos pudins de queijo, muito especiais, para esta data: Um era para o saudoso Durval (meu irmão que também aniversariava) e o outro era para mandar para a sua casa, a ser servido no café da manhã, um presente com o qual se fazia uma festa muito significada da grande amizade que havia entre nós. A vida é assim. O tempo passa e muita coisa vai ficando para trás, mas a experiência nos ensina que devemos valorizar as boas coisas do passado e reavivar, sempre, a nossa esperança, a nossa fé e a nossa união, na busca de uma convivência mais harmoniosa e feliz. Dê a ele um grande abraço de PARABÉNS, em meu nome, de Nilda, de minhas filhas ESTEFÂNIA e CATARINA, assim como de meus dois netinhos, principalmente da BEATRIZ que não se esquece da linda acolhida que teve em sua casa, quando aí foi brincar no quintal e conhecer as belezas de seu jardim maravilhoso, frequentado pelos animaizinhos do Becã. Beijos para a Tia Terezinha.
==============================================

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog