domingo, 21 de agosto de 2016

A IMENSA IMPORTÂNCIA DE UM RIO



A IMENSA IMPORTÂNCIA DE UM RIO
==============================

O RIO É NOTA 10... Refiro-me ao Rio de Janeiro, a “Cidade Maravilhosa” onde está acontecendo um dos maiores e mais importantes eventos populares, de nível internacional, que envolve as principais nações do mundo civilizado em atividades esportivas, culturais, artísticas, econômicas e, até mesmo, políticas, de vez que em todos esses segmentos está também evidente o forte componente diplomático.
Os JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, superando todas as expectativas, de fato se revelam um absoluto sucesso que engrandece a capacidade de superação das dificuldades pelas quais passa o país, assim como enaltece a boa índole de um povo que sabe ser cordial, hospitaleiro, alegre, festivo, ordeiro e, acima de tudo, unido e altaneiro quando está em jogo o nosso sentimento maior de Nacionalidade e Patriotismo.
O Rio se fez e vai continuar sendo uma cidade maravilhosa!
Mas, além da cidade do Rio de Janeiro, temos no Brasil uma grande identificação com diversos RIOS, que são rios de verdade.
Nesse sentido, temos o maior deles, que é o rio-mar, o nosso fabuloso RIO AMAZONAS. Temos o Tocantins, o Tapajós, o Paraná, além do Rio Doce, o Jequitinhonha e muitos outros, sem nos esquecermos daquele que é o nosso símbolo de integração nacional, “O VELHO CHICO”, que é o sagrado Rio São Francisco.
E a importância de nossos rios, como fontes de vida, vai muito além do que representam como a garantia hídrica, como potenciais energéticos, como hidrovias, como celeiros da piscicultura, de belezas paisagísticas e, principalmente como inesquecíveis referências da nossa identidade com o lugar em que nascemos. Isto mesmo, pois o rio que corre dentro de nosso peito não precisa ser grande, nem na sua extensão, nem na sua profundidade, nem precisa ser exatamente um rio, bastando ser um riacho, um córrego ou um simples regato.
Os rios são as artérias da NATUREZA que deságuam na infinitude do Oceano, uma pequeníssima porção dentro do Coração de Deus. E assim como as veias principais de um organismo, o corpo necessita dos pequenos vasos e até das varizes e safenas.
Quanto aos demais rios, que são inúmeros, espalhados pelo Brasil, formando suas bacias, sub-bacias, lagoas, brejos e cacimbas, nós os FANADEIROS, além de nosso sagrado Rio Fanado, precisamos cuidar do Bonsucesso, do Bentinho, do Manoel Luiz, do Buriti, do Mumbuca, do Fanha, do Indaiá, do Ouro, do Palmital, sem nos descuidarmos do Ribeirão da Folha, do Ribeirão dos Santos, da Forquilha, do Cansanção, do Imbiruçu, do Ribeirão do Meio, do Córrego da Roda, do Buracão, das Almas, do Córrego da Helena, dos Cupins, da Laranja Brava, do Capão e do grande Setúbal que é garantia de nosso futuro econômico.
Ao cotejarmos, no fundo de nossa memória, os cursos de nossas águas benditas, não podemos esquecer que se não fossem esses rios, não teríamos como aprender a nadar, a sermos remadores, a sermos canoeiros e atletas de saltos ornamentais e daquelas graciosas evoluções aquáticas que encantaram a quantos puderam apreciar aquelas belezuras de nadadoras que causaram inveja nas mais autênticas sereias.
E se não fosse a existência de um riozinho, lá no interior da Bahia, não teríamos hoje o campeoníssimo da canoagem, com três medalhas olímpicas, o jovem .ISAQUIAS QUEIROZ que humildemente dedicou sua vitória a seu querido Rio Ubaitaba. que na língua dos índios pataxós quer dizer Rio das Canoas.
Isaquias Queiroz fez história. A Olimpíada não seria a mesma sem o baiano de Ubaitaba, que na canoagem, se tornou o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas numa mesma edição dos Jogos. Esse mesmo atleta, o maior medalhista do Brasil em uma mesma Olimpíada é escolhido como porta-bandeira da cerimônia de encerramento e agradece a torcida pelo apoio no Rio.
Seu agradecimento maior, porém, foi ao Rio de sua terra natal, onde sempre nadou e praticou natação, canoagem e remo sem nunca ter um professor nessas modalidades.
Portanto, seja como o Campeão ISAQUIAS QUEIRÓZ: se você tiver a felicidade de ter por perto de sua casa um rio, um córrego, um riacho ou até mesmo um regato, agradeça a DEUS por esta grande dádiva do Divino Criador que lhe concedeu a graça de ser FELIZ e poder ser saudável e até mesmo de ter a sorte de chegar a ser um GRANDE CAMPEÃO. Antes, porém, é preciso ter consciência e procurar defender o que é seu, preservando esta sua imensa riqueza que é o seu RIO, lutando e preservando o Rio de sua infância, o Rio de sua terra natal, o RIO DE SUA VIDA.
SEJA NOTA 10 também no quesito de Defesa Ambiental.

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog