sábado, 6 de agosto de 2016

PREFEITO, PARA SER BOM, TEM QUE SER HONESTO.


UM PREFEITO TEM A OBRIGAÇÃO DE SER HONESTO?
=============================================
HONESTIDADE: como palavra é um substantivo abstrato; como conceito é um valor concreto e absoluto, pois com referência a ele não há meio termo.
SER HONESTO é algo que é, ou deixar de ser. E, em alguns casos não se exige apenas que a pessoa, de fato, seja honesta. Antes, é preciso inspirar confiança, ter credibilidade, ser confiável, agir de forma correta e até no seu jeito de falar, de andar e de conversar, inspire confiança junto às demais pessoas. Enfim, é preciso, além de ser – de fato- uma pessoa honesta, haverá de ter a devida aparência de ser uma pessoa honesta e que mereça o crédito de confiança e de ser considerada HONESTA.
Parece ser um exagero e até uma REDUNDÂNCIA ao assim afirmarmos esta grande verdade. Não custa, porém, repetir-se sempre e indefinidamente o que vem sendo objeto de análise, desde os mais remotos tempos. Antes pecar-se pelo excesso, do que falhar por omissão ou desleixo.
“À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”.
Como todos os bons provérbios, este tem um suporte histórico. Refere-se à segunda mulher de Júlio César, Pompeia, de quem ele se divorciou por suspeitar que ela o traíra, mesmo sem ter provas. Este provérbio parte do princípio de que o HOMEM PÚBLICO não pode, em hipótese alguma, ter a sua honra colocada sob dúvidas e, em razão desse princípio inquestionável, deve cercar-se de pessoas confiáveis e contra as quais, igualmente, não exista qualquer suspeita.
Portanto, num grupo de pessoas acreditadas só devem participar pessoas corretas, confiáveis e dignas de crédito. Quem for “ficha suja” deve ficar de fora.
No primeiro mandato do meu amigo DR. GERALDO COELHO DE JESUS, eu fui convidado por ele para participar do seu grupo, no que eu aceitei na condição de que não exerceria qualquer cargo – remunerado ou não – de vez que eu preferi continuar como funcionário do banco em que eu trabalhava, naquela oportunidade. Mas, mesmo não pertencendo ao quadro de funcionários da prefeitura, o prefeito me honrava com seu convite de participar das reuniões de trabalho e também de todos os eventos públicos, o que para mim era motivo de muita satisfação e orgulho, no que eu o retribuía com meu humilde e despretensioso apoio à sua administração, a qual, como até hoje é reconhecida, sempre foi exemplar e que deixou os mais valiosos legados de progresso e de bons exemplos. Naquelas reuniões, lembro-me perfeitamente que as primeiras palavras do prefeito eram, justamente, alertando todos sobre a necessidade de serem honestos, de agirem com honestidade e, sobretudo, de tudo fazerem no sentido de não serem considerados desonestos, em qualquer situação e momento.
Minas Novas teve a felicidade de ser governada, em vários momentos diferentes, por políticos competentes, homens de valor e cidadãos de fato confiáveis e que, no exercício de suas funções, demonstraram nas atitudes que de fato eram pessoas honestas.
Alguns de nossos ex-prefeitos ainda estão vivos e alguns continuam atuantes na política e também continuam sendo merecedores de todo respeito e gratidão. Estão ai, além do Dr. Geraldo, as figuras exemplares de ZÉ CAMARGOS, TIÃO BARBOSA, ALTAMIRO, JAIR FERREIRA e FELIPE MOTA, sobre os quais posso atestar positivamente e em relação a eles "botar a mão no fogo", pois durante o tempo em que governaram Minas Novas eu residia e trabalhava no município. Em relação aos demais nada posso afirmar, pois com eles não convivi.
E seria muito bom para Minas Novas se os BONS PREFEITOS DE ANTIGAMENTE se dispusessem a se colocar novamente como candidatos a qualquer cargo público, pois têm experiência e credibilidade. Nesse sentido, já tive a oportunidade de conversar sobre este assunto com o Dr. Geraldo, o qual logo me desestimulou a continuar nessa “prosa”, enveredando-nos a assuntos mais agradáveis, levando-me a concordar com ele de que tudo tem o seu tempo e a sua vez. Contudo, além do que ele deixou de CONCRETO em nossa cidade, fica aí o exemplo concreto do que seja HONESTIDADE, uma palavra que tanto pode ser considerada como adjetivo (qualidade) ou como substantivo de uma concretude inabalável e indissolúvel, com a qual podemos APALPAR, TATEAR, MEDIR, SONDAR, AVALIAR E ACREDITAR no que seja a PALAVRA DO HOMEM CORRETO E MOLDADO PARA EXERCER UM CARGO PÚBLICO.
GostoMostrar mais reações
Comentar
21 comentários
Comentários
Edson Geraldo Pinto Esta foto matou-me a saudade do vizinho e colega de várias pescarias : Zezé Muriçoca.
Zé Júlio Meu pai conta com orgulho que fez parte do grupo de Dr Geraldo e enfatiza, foi o marco histórico/político de Minas Novas onde o Dr, diante da falácia que "o município não tem dinheiro", provou como 1+1 =2 que o dinheiro dava pra fazer tudo que o municí...Ver mais
Carlos Antonio Cacau Cacau Aih sim...tem minha Admiracao.
Ilsa Primo Este eu admiro, e muito!!! Está difícil fazer escolhas ultimamente para administrar nossa querida MInas Novas. LAMENTÁVEL...
Geraldo Henrique CARO ESCRITOR.permita me dar uma opinião em seu blogMinas Novas pudesse ter como candidato e com certeza eleito seria Geraldo Coelho para prefeito muita coisa mudaria para melhor inclusive na região não vejo aí no momento ninguém melhor do que ele para o cargo.
Geraldo Henrique VOU MAIS ALEM HONESTIDADE E UMA VIRTUDE MUITO DIFICIL EM UM PAIS CAPITALISTA ONDE O TER VALE MAIS DO QUE O SER POR ISSO HOMENS JA REALIZADOS NA VIDA SAO MAIS HONESTOS E DR GERALDO E UM DELES
Helena Almeida Dr Geraldo mostrou que era possível, eu era criança e lembro bem das mudanças. E foram tantas que até hoje é admirado por todos. Sou suspeita a falar sobre ele, o devo muito, cuidou da nossa cidade como prefeito e como Médico cuidou para que eu viesse ao mundo, amo Dr Geraldo! Homem, exemplo a ser seguido!
Veronica Almeida Concordo com vcs em tudo ,sou até suspeita de falar dele meu querido patrão ,pessoa sem igual ,bom coração ,honesto e sábio con suas palavras,adoro muito ele .
Paulo Cesar Barreto Tavares Parabéns, amigo Lalau, pelas explanações tão claras e convincentes.
Amilton Luiz de Oliveira Lá pras bandas do ano de 1969, no mês de agosto, que pra mim é sem gosto, ele cuidou do meu pai que sofreu um acidente e vei a falecer no dia 19 do decorrente mês, ele já era médico em Minas Novas. Pessoa exemplar...
Demósthenes César Mendes Santos E o título que foi outorgado a ele como melhor prefeito do Brasil por uma organização ou empresa lá do Recife?
Fernando Fernandes ao fundo meu pai
Glícia Tavarez Foi ótimo prefeito!!!👏👏👏
Geraldo Henrique Minas tem um exemplo idêntico em Uberlandia segunda maior cidade do estado o ex prefeito Dep Odelmo que quando prefeito ostentou índices insuperáveis naquela cidade hoje volta para salvar a triste administração do PT com Gilmar Machado... Foi o pov...Ver mais
Geraldo Henrique Digo povo de bem
Cleuson Marconi Quando mais novo com os resquícios herdados de familia de "pé de cabra" e com pouca maturidade para saber quem era o melhor prefeito para Minas Novas muito colocavam o Dr. Geraldo como um monstro, hj reconheço o grande homem político que foi.
Com quas...Ver mais
Dalvina Maria Da Conceição Ou Me Deus Que Saudade,! MAS ME SINTO MUITO FELIZ DE TER PARTICIPADO DE TÃO BRILHANTE ADMINISTRAÇÃO. QUE DEUS O PROTEJA SEMPRE,
Magton Sousa Sem sombra de dúvidas um homem exemplar que nos brindou com uma brilhante gestão quando prefeito. Nos dias de hoje onde a crise de caráter é evidente, graças a raridade de pessoas honestas, principalmente entre os homens públicos, a obrigação de ser honesto hoje é um grande elogio.
Deuzani Santos Ei Lalau deu saudade desse tempo!!!
Denise Messias Também sinto saudades, Dalvina!
Heraldo Wilton Grande exemplo de homem, amigo e administrador. Sentimo saudades.

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog