sábado, 11 de fevereiro de 2012

ALERTA AOS BLOGUEIROS (E OUTROS INTERNAUTAS) SOBRE RISCOS DO SEDENTARISMO!!!


HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA BLOGUEIROS
Quem tem profissões que impliquem estar sentado muitas horas por dia, correm o risco de prejudicar o seu corpo e a sua saúde se nada fizerem para que isso não aconteça. Sim, porque estar sentado muitas horas por dia consecutivas, é por si só, prejudicial à saúde e ao corpo. Cabe a cada um de nós fazer algo em prol do seu bem estar. Os blogueiros em geral têm uma vida muito sedentária, e se você é um daqueles que se senta numa cadeira ou mesmo num sofá e passa mais que seis horas consecutivas nessa posição, provavelmente você está prejudicando a sua saúde a vários níveis, que podem ir do muscular ao cardiovascular. E inverter essa situação e passar a ter mais saúde e mais qualidade de vida a curto e longo prazo só depende de si. Ficar sentado durante muitas horas seguidas, independentemente de praticar ou não exercício físico é prejudicial e pode mesmo aumentar o risco de vida.

Estima-se que o limite máximo consecutivo para ficar sentado até o seu corpo começar a refletir efeitos nefastos será de cerca de 4h, mas muitos blogueiros passam 8, 10 e até 12 horas seguidas em frente ao computador, e se contabilizar o tempo que passa no sofá e no carro, então esse número aumenta e muito. Se você se revê neste grupo, então você precisa se conscientizar de  que está fazendo mal a si próprio e ter noção dos efeitos que isso pode causar na sua vida.

PASSAR O DIA SENTADO
Todos os corpos e organismos são diferentes, assim como o estilo de vida de cada um, e generalizar os efeitos negativos na sua globalidade pode ser um erro, pois, alguns deles podem ter maior ou menor incidência consoante o estado da sua saúde, o seu peso, a sua dieta alimentar e outros fatores de risco como o álcool ou o tabaco. No entanto, mesmo que com graus de incidência diferentes, o fato de passar mais que seis horas sentado é prejudicial para qualquer um.

Assim que você se senta, a atividade muscular e a queima de calorias diminuem para cerca de uma caloria por minuto. Tendo em conta que se você estiver caminhado calmamente queima cerca de 3 calorias por minuto, significa que existe uma redução para um terço só na queima de calorias. Além do que, depois de algumas horas sentado, o seu organismo interrompe a produção da enzima usada pelos músculos para queimar gorduras, a lipase. Se você ficar sentado por 24h, então o organismo reduz em 40% a glicose na secreção da insulina e pode até causar diabetes tipo 2.

Na primeira semana em que você permanecer sentado mais que 6 horas por dia, as alterações no seu organismo já são grandes. O organismo diminui a produção da
lípase e a gordura que deveria ser eliminada, fica retida no organismo. Aumentam os níveis de triglicérides, LDL – o colesterol ruim –  e ganha resistência à insulina. Os níveis de gordura no sangue aumentam e começa a correr o risco de aumentar de peso.

Depois da segunda semana os seus músculos começam a ressentir-se e o consumo de oxigênio diminui. Você começa a sentir maior dificuldade em movimentos simples como subir e descer escadas. E se este estilo de vida se mantiver, é provável que ao fim de um ano você já tenha ganho peso a mais e tenha os níveis de colesterol elevados. Se arrastar esta situação por uma década ou mais, os estudos estimam que você reduz cerca de sete anos de vida de qualidade e aumenta em cerca de 64% o risco de morrer de câncer de próstata. No caso das mulheres, os estudos referem ainda que elas perdem 1% de massa óssea por cada ano em que permanecem sentadas mais que seis horas diárias e aumentam em 30% o risco de câncer da mama.

Além de todos estes pontos prejudiciais, temos ainda os problemas mais comuns e habitualmente falados, como problemas na coluna, dores nas costas, ou problemas de circulação sanguínea e o aparecimento de varizes.

MUDE A SUA ATITUDE

Você não precisa deixar o seu trabalho como blogueiro, nem mudar de emprego porque trabalha sentado, mas pode mudar muitas coisas no seu dia-a-dia por forma a reduzir os efeitos negativos que estar sentado seis horas por dia têm no seu corpo.

Obviamente que você precisa de atividade física. Ela será sempre importante para a sua saúde e deve ser praticada com a maior regularidade possível, mas, só por si não é suficiente. Você precisa aliar ao seu desporto diário e a uma alimentação equilibrada pequenas praticas diárias que beneficiarão a sua saúde a longo prazo:

Levante-se pelo menos uma vez de hora a hora

. Este rotina pode ser adquirida com muito mais facilidade do que você imagina. Se você trabalhar num escritório, ou próximo de colegas, pondere levantar-se cada vez que precisa falar com eles ao invés de trocar emails ou ficar falando no chat, assim, você se obriga a fazer pequenos movimentos.
§ 
Se você trabalha em casa e sente dificuldade em arranjar razões que o façam levantar da cadeira ou do sofá, lembre-se da sua saúde, ela é razão mais que suficiente

. Se você quiser ser rigoroso consigo mesmo você pode até ativar um alerta que o avise de hora a hora que você tem que se movimentar. Levante-se, faça pequenas tarefas ou simplesmente vá à janela e volte, mas mexa-se. Obviamente que estes pequenos movimentos não são o suficiente para manter a sua resistência muscular, ou o seu corpo tonificado, mas podem ajudá-lo a manter alguma destreza de movimentos e melhorar o estado geral do seu organismo. E são pequenos gestos que podem diminuir os efeitos nefastos que as horas que passa sentado durante o dia causam ao seu organismo.
§ 
Se você quiser zelar pela sua saúde de forma mais empenhada, então pondere fazer pelo menos 30 minutos de atividade física diária, mesmo que repartida por períodos de tempo mais curtos

. Se você sente dificuldade em gerir esta situação, faça um plano de atividades. Nela pode incluir atividades simples, como caminhar pela casa, fazer limpezas, cuidar do jardim, ou mesmo ir ao café. E se você não conseguir disponibilizar 30 minutos consecutivos para essas atividades, reparta-as por forma a executá-las durante todo o dia. Por exemplo: aproveite a meio da manhã para fazer alguma limpeza na casa, arrumar a sua secretária, ou mesmo fazer a cama. Depois do almoço, saia de casa e vá tomar café na rua. A meio da tarde, vá até ao jardim e caminhe um pouco, ou aproveite para fazer qualquer outra tarefa, como aspirar, cozinhar, etc. Faça pequenos alongamentos que o podem ajudar a aliviar a tensão muscular e as dores nas costas provocadas por manter o corpo muito tempo na mesma posição.
§ 
Se você conseguir se organizar o ideal será ao início da manhã ou ao final da tarde você disponibilizar 15 ou 20 minutos a seu favor e em prol do seu bem-estar e fazer uma pequena caminhada, ou andar um pouco de bicicleta.

. Você pode até ter alguma dificuldade anímica para incluir essa prática na sua rotina diária, mas se você for persistente numa fase inicial, ao fim de muito pouco tempo, você se sentirá tão bem com ela que vai sentir necessidade de fazê-la todos os dias.
POSIÇÃO DE TRABALHO

Não estar bem fisicamente além de ser prejudicial para a saúde, será prejudicial também para a sua produtividade. Algumas queixas, principalmente as mais sentidas e perceptíveis quase no imediato são comuns a praticamente todos os profissionais que passam muitas horas sentados, entre elas está a dor nas costas. Para minimizar estas dores e os efeitos que estar sentado muitas horas tem também na sua coluna, não esqueça os seguintes pontos básicos:

§ 
Cadeira

 – Porque não importa só o estar sentado, mas também a forma como está sentado, a sua cadeira deverá ser adequada. Deve permitir-lhe um ajuste ao corpo tanto em termos de encosto como de altura do chão por forma a que as suas pernas fiquem ambas apoiadas no chão e formem um ângulo de 90 graus.
§ 
Postura

 – Deve manter sempre a postura correta. Costas direitas sem esforço, evitando curvatura para a frente.
§ 
Pescoço

 – Mantenha o pescoço direito com os ombros e antebraços relaxados. Para que isto aconteça, a altura da secretária é muito importante.
Se você é blogueiro, você já sabe que na sua profissão a motivação e persistência são as bases do seu sucesso profissional. Transfira isso para a vida e para a sua saúde, foque-se na sua necessidades física e no objetivo de manter uma vida saudável a longo prazo e encare estas dicas não como uma obrigação mas como um pequeno passo para o seu bem-estar. E não esqueça que o sedentarismo é inimigo da sua saúde e cabe a si combatê-lo.

HÁBITOS SAUDÁVEIS

De forma a resumir alguma da informação de que falei anteriormente, deixo-lhe algumas das práticas mais saudáveis que você poderá aplicar no seu dia-a-dia, por forma a melhorar os índices de performance, energia e capacidade física, para que não se sinta cansado com maior frequência e/ou para que não prejudique de forma tão veemente a sua saúde. Tome nota desta chec-klist e adote-a à sua vida de blogueiro:

§ 
Intervalos regulares

 – Você será tanto ou mais produtivo, se realizar intervalos regulares durante os seus períodos de trabalho enquanto blogueiro. Esqueça o mito de que ficar várias horas sentado em frente de um computador ajuda-o a produzir melhores resultados. Na prática, isso não é verdade. Faça pequenos intervalos de 30 em 30 minutos ou de 60 em 60 minutos, levante-se, caminhe pela casa para beber água, ou faça uma qualquer outra tarefa doméstica que não implique estar sentado.
§ 
Hidratação com 2L de água por dia

 – O nosso corpo é formado por entre 70% a 75% de água, enquanto que o nosso cérebro é constituído igualmente por 75% de água. A juntar a isso, o corpo humano liberta todos os dias algo como 2L de água através da transpiração, urina e respiração, pelo que você tem forçosamente de beber água. O recomendado são 1,5L por dia, mas se beber 2L ou 2,5L, os resultados serão ainda melhores.
§ 
Acabe com os refrigerantes

 – Refrigerantes como a Coca-Cola, em doses de 500ml, podem corresponder ao consumo de 16 pacotes de açúcar seguidos. Você seria capaz de comer 16 pacotinhos de açúcar seguidos? Então porque razão os bebe diluídos num refrigerante? Reduza drasticamente o consumo de refrigerantes como a Coca-Cola, Ice Tea, Guaraná e bebidas semelhantes.
§ 
Coma pelo menos 4 a 5 vezes por dia

 – Este é provavelmente um dos hábitos alimentares mais importantes. Você deverá conseguir comer pelo menos 4 a 5 vezes por dia, em doses moderadas e ajustadas ao seu corpo. Comer muito ao almoço, provavelmente retira-lhe o apetite para o lanche. No entanto, essa é uma má prática alimentar. Você deverá conseguir comer ao pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e ao final da noite, de forma a manter o seu organismo saciado em doses moderadas.
§ 
Alimente-se de forma saudável

 – Uma refeição no McDonald's pode ascender com relativa facilidade às 1000 calorias. Por mais que você desconsidere isso, a verdade é que sempre que você vai ao McDonald's, você ultrapassa largamente o consumo aconselhado de calorias diárias, aumentando progressivamente o seu peso. Crie uma alimentação equilibrada, com base nas carnes brancas (peru, frango, galinha, etc), no peixe e principalmente nos legumes. Substitua as batatas-fritas por saladas, arroz ou massa, e evite ao máximo fazer dos fritos uma rotina.
§ 
Faça exercício físico 2 a 3 vezes por semana

 – Mesmo que você não consiga praticar 30 minutos de exercício físico todos os dias, procure estabelecer objetivos nessa área. Praticar exercício 2 a 3 vezes por semana, poderá ajudá-lo a aumentar consideravelmente os seus níveis de energia, e consequentemente a sua predisposição para o trabalho, especialmente se você é afetado pela preguiça ao fim de semana.
§ 
Deixe de fumar ou reduza drasticamente o consumo

 – Fumar é por todas as razões e mais algumas, prejudicial à sua saúde. Caso você seja um fumador ativo, das duas uma: ou deixa de fumar, ou reduz drasticamente o consumo de tabaco para no máximo 4 a 5 cigarros por dia. Fumar muito é por norma reflexo do facilitismo, tal como fumar junto ao computador enquanto trabalha. Crie estratégias para eliminar esses hábitos enraizados, e criar rotinas mais saudáveis que o possam ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.
§ 
Tenha maior atenção ao consumo de álcool

 - O álcool é caracterizado também por ser uma substância com elevadas calorias, o que significa que em noitadas com amigos e colegas, além das calorias ingeridas nas refeições do dia, você ingere uma grande proporção extra com o álcool. Tenha isso em consideração também, quando o seu objetivo passa por reduzir peso e/ou manter uma alimentação/vida saudável, além obviamente, dos efeitos secundários que o álcool tem.
E VOCÊ, TEM UMA VIDA SAUDÁVEL?

O que é que você faz para manter um estilo de vida saudável, trabalhando como blogueiro e/ou passando várias horas por dia sentado em frente de um computador?

Adota uma alimentação saudável?

Pratica exercício físico regularmente?

APROVEITE O CARNAVAL PARA FAZER UMA REAVALIAÇÃO  PONTO-A-PONTO, DO QUE ACIMA FOI TRATADO.

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog