quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SUCOS DE VERÃO


Sucos de verão
·         Ingredientes

o    2 Fatia de melancia gelada
o    1 Colher de café de gengibre ralado
o    gelo a gosto
o    1 Xícara de água, se necessário

·         Modo de Preparo
o    1. Bata bem no liquidificador a melancia, o gengibre e o gelo. Se for preciso, adicione um pouco de água. Não é necessário adoçar, ja que a melancia costuma ser bastante doce.

Suco de fruta, a pedida do verão....



O verão traz com ele a necessidade de beber muito líquido para manter o corpo hidratado. Para se refrescar de verdade e garantir muita saúde, nada melhor que água e sucos naturais. Além disto eles desintoxicam o organismo, dissolvem e expelem os venenos; além de repôr as vitaminas necessárias e os sais indispensáveis.


Os  sucos, além de refrescarem, hidratam e fornecem muitos nutrientes ao organismo e precisam ser feitos a partir de frutas frescas. 



Não é aconselhado o uso de sucos artificiais que contém de alto valor calórico e o consumo excessivo dessas bebidas coloridas e doces, mesmo sendo dietéticas, por terem um sabor acentuado, acabam educando erroneamente o nosso paladar a aceitar apenas esse tipo de sabor. Se você cai nessa "pegadinha", vai acabar achando a alimentação à base de frutas, verduras e legumes sem graça e sem gosto.

Quando 100% naturais, os sucos são boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados. A utilização integral dos componentes das frutas pode garantir o acesso a minerais e vitaminas.
Bebê-los 30 minutos antes das refeições é uma ótima opção, pois isso ajuda na absorção dos nutrientes que você estará ingerindo. 
Além disso, é importante que os sucos naturais sejam consumidos em até 30 minutos depois de serem preparados para não perderem suas propriedades nutritivas.
Propriedades dos sucos das variadas frutas
Abacaxi: é digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e ajuda a curar laringites. 
Açaí: trata-se de um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C. 
Acerola: ajuda a combater a debilidade, a fadiga do organismo, a perda do apetite, e também as gripes e infecções pulmonares. 
Goiaba: contém ferro, tanino, vitamina A e muita vitamina C. Esta fruta promove o metabolismo das proteínas e ajuda a prevenir a acidez e fermentação dos carboidratos durante a digestão. 
Laranja: fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.
Limão: é rico em vitaminas A, B1 e C e sais minerais, por isso ajuda a curar gripes e resfriados.
Maçã: auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e facilitam a digestão. 
Mamão: estimula e tonifica o organismo. É ótimo para a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas. Também protege as mucosas dos intestinos. 
Manga: tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue.
Maracujá: tem propriedades antissépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e pode ser utilizado como calmante natural. 
Melão e melancia: os dois têm propriedades diuréticas, auxiliando o funcionamento dos rins. 
Morango: é indicado em casos de diarréia. Também ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.
Pêssego: ajuda a tratar desde inflamação dos rins, erupções da pele, fungos, intestino preguiçoso e ácido úrico a problemas respiratórios e doenças do coração. 
Tangerina: os bagos são repletos de suco rico em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C. A tangerina ajuda a tratar a febre, elimina toxinas, gripes, ácido úrico, retenção de líquidos, tensão nervosa e verminoses. 
Além de suco de frutas, você pode optar pelo suco de clorofila (ver http://coisadeboticario.blogspot.com/2010/09/suco-da-luz-do-sol-passo-passo.html ), que tem ação desintoxicante e antibactericida. Isto porque a clorofila limpa o organismo das impurezas e toxinas, o que é perfeito para remediar um dia de excessos. 
Fonte: Anotações pessoais e http://www.minhavida.com.br

Vitamina de fruta para hidratar nos dias de calor


MAMÃO É A MELHOR PEDIDA NO VERÃO
COMBINA BEM COM TODA E QUALQUER OUTRA FRUTA
 


Com a temperatura dos termômetros chegando às alturas, a melhor maneira de se refrescar é buscar aliados no combate ao calor. As vitaminas de frutas são práticas de fazer, nutritivas e bastante saborosas. A vitamina de fruta, à base de leite, ganha força no cardápio da dieta, além de ser uma ótima combinação para hidratar. 
No verão perdemos água, vitaminas e sais minerais através do suor, o leite contém grande quantidade de água que somado ao líquido da fruta o volume de líquido fica ainda maior. Com as vitaminas temos uma reposição de líquidos "turbinada", enriquecida com vitaminas e saís minerais e muito saborosa. Quem fala isto é a nutricionista Cibele Crispim. 




1.O leite precisa estar no cardápio

Com o calor, bebidas quentes, que normalmente levam o leite, como o achocolatado e o cappuccino, são deixadas de lado para darem lugar a líquidos mais refrescantes. Porém, como salienta a nutricionista, é necessário buscar formas de repor o consumo do leite, que acaba caindo durante o verão. "O leite possui o cálcio, que beneficia os ossos, e estudos recentes mostram que previne a obesidade e doenças do coração", explica. 



2. Versatilidade e inúmeras combinações
Maçã, morango, abacaxi, manga ou maracujá, as vitaminas variam de acordo com o gosto de freguês. E, de acordo com a nutricionista, o ideal é colocar três frutas de cores diferentes na vitamina para ampliar a variedade de nutrientes. "Uma vitamina de morango, banana e maçã possui licopeno e potássio", explica. 




3.Não precisa se concentrar somente nas frutas
Vá além delas. A nutricionista explica que é possível combinar a bebida com gengibre, castanha do Pará e até com verduras. A nutricionista sugere as seguintes combinações: leite, manga e gengibre ou leite, morango e castanha do Pará. 

A nutricionista lembra que não existem muitas frutas verdes, que são ricas em flavonoides (Vitamina K e Vitamina E). Para equilibrar as vitaminas, use salsinha, rúcula e mostarda nas combinações. "Porém, vale lembrar que a quantidade deve ser pequena, apenas uma folha", recomenda a nutricionista.  



4.Perfeita para quem tem pressa
As vitaminas também são aliadas deste momento. A nutricionista afirma que é perfeita para quem tem uma rotina corrida. "É a chance de colocar vários nutrientes em uma mesma preparação", afirma Cibele.  




5.Combinações de verão
Com o suor aparecendo a cada segundo, a perda de água e sódio aumenta. Como lembra a nutricionista, o leite é um dos alimentos que diminui esta perda. Além disso, vale apostar em determinadas frutas, mais refrescantes, para combinar com a vitamina. "Frutas cítricas, como abacaxi, laranja e tangerina, são fortes aliadas do verão", completa. 



Algumas ideias: 
1. Vitamina de banana e maçã

Calorias:118,2 calorias



Ingredientes
- 1,5 copo (requeijão) de leite desnatado 

- 1 unidade de banana prata picada

- 1 maçã picada
- Canela em pó a gosto
- 1 colher (sobremesa) de me



lModo de Preparo
Bata o leite desnatado, a banana, a maçã e o mel no liquidificador. Coloque em um copo e polvilhe canela em pó. 



2. Vitamina de ameixa e coco
Calorias: 240 calorias 



Ingredientes
- 1,5 copo (requeijão) de leite desnatado
- 1 pote de iogurte de coco 
- 2 ameixas secas sem caroço
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos 

- Adoçante a gosto


Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar homogênea. Sirva em seguida. 



3. Vitamina de mamão e maçã
Calorias: 257 calorias 



Ingredientes
- 1 xícara (chá) de leite de soja 
- 1 fatia fina de mamão papaya
- 1/4 da unidade de maçã 
- 1 banana maçã
- 1 colher (sobremesa) de aveia em flocos 
- 2 unidades de castanha de caju 
- 1 unidade de castanha de caju picada 

-Adoçante a gosto


Modo de Preparo
Bata no liquidificador o leite de soja, o mamão, a maçã, a banana maçã, a aveia e as 2 unidades de castanha de caju. Coloque em um copo grande e polvilhe a castanha picada.


Linhaça, um alimento funcional

A flor de linhaça é uma gentileza da 
@NilceBravo

Composição:

18% de proteína,
34% de ácidos graxos essenciais,
37% de CHO, Cálcio, alto teor de vitaminas do complexo B e Ferro (4,5mg/100g).

18% Gorduras Monoinsaturadas

Gorduras Polinsaturadas

57% Ômega-3 
16% Ômega-6


Valor calórico:

 1 colher de sopa (8g) – 39 calorias
¼ xícara de chá (32g) – 156 calorias
½ xícara de chá (65g) – 318 calorias
1 xícara de chá (130g) – 637 calorias


Cientistas canadenses e norte-americanos têm enfocado um rol de propriedades medicinais da semente da linhaça moída que auxiliam na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.
As investigações e as experiências clínicas têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça previne as seguintes doenças:
-Câncer de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, pois a semente contém 27 componentes anticancerígenos, entre eles a LIGNINA
-Diabete, porque o seu consumo regular favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
-Previnem os divertículos nas paredes do intestino, prisão de ventre e a acidez estomacal, porque lubrifica e regenera a flora intestinal, eliminando toxinas e gases gástricos.
-É um laxante por excelência, pois contém mais fibras dietéticas solúveis e insolúveis que a maioria dos grãos.
-Diminui as condições inflamatórias de doenças, tais como a artrite, colite, amidalite, gastrite e hepatite.
-Combate o LUPUS, a anemia e alivia alergias, tendo em vista que a semente contém os azeites essenciais Omega 3, 6 e 9, além de um grande conteúdo de nutrientes necessários para que o organismo fique sadio e resistente.
-Diminuição da tensão nervosa, ideal para as pessoas que trabalham sob estresse, contribuindo no tratamento da pressão nervosa, proporcionando uma sensação de calma.
-A linhaça também energiza o cérebro, porque contém nutrientes que estimulam neurotransmissores, melhorando as funções mentais dos idosos. –
-Auxilia no tratamento do sistema cardiovascular, pois combate a arteriosclerose, eliminando o colesterol aderido nas artérias, a esclerose múltipla, a trombose coronária, a alta pressão arterial, a arritmia cardíaca, e incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
-A linhaça moída regula o colesterol ruim, diminuindo o risco de padecer de doenças cardiovasculares. –
-O consumo regular de linhaça moída, ajuda a função renal, atuando contra a retenção de água (EDEMA) que provoca a inflamação dos tornozelos, algumas formas de obesidade, a síndrome pré-menstrual,
-Ao consumir regularmente as sementes moídas de linhaça você notará como sua pele ficará mais suave. É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol.
-Recomenda-se, também, como máscara facial para limpeza profunda da pele e auxilia na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. Também é útil no tratamento da caspa e perda de cabelo.
-Proporciona incremento progressivo na vitalidade e na energia, pois a linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular, ajudando os músculos a se recuperarem da fadiga do exercício.

Importante: A linhaça pode ser consumida moida (no liquidificador ou processador) da seguinte forma: duas colheres de sopa por dia misturadas em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Como ela é muito dura, acaba não sendo digerida corretamente e pode passar direto pelo organismo, reduzindo suas vantagens nutricionais. 
A linhaça quando moída ou quebrada, pode oxidar rapidamente por causa de sua gordura. Assim, é melhor moê-la quando for utilizar. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Use um cabo de plástico para mexer quando necessário durante a trituração.

*Pessoas de todas as idades podem consumir, inclusive mulheres grávidas. 

Por todas essas razões, a linhaça está conquistando espaço entre os chamados alimentos funcionais, aqueles que, além dos nutrientes clássicos, contêm elementos capazes de prevenir doenças.

Curiosidades: A apresentadora Xuxa, toma no café da manhã uma vitamina de linhaça: "Misturo duas colheres (sopa) de sementes moídas em um copo de diet shake batido com água", descreve a cozinheira Maria Ferreira. A receita é do clínico geral e homeopata carioca Márcio Bontempo, que é também especialista em Nutrição Natural.

"Por possuir componentes semelhantes ao estrógeno, a semente de linhaça também funciona como uma reposição hormonal natural", explica o médico. Ela atua de forma parecida à da soja, que possui a isoflavona, outro fitoesteróide que imita o hormônio feminino. A Universidade de Monash, na Austrália, comprovou essa característica numa pesquisa com pacientes que consumiram um complemento diário de farinha de linhaça. O resultado foi inequívoco: diminuição dos sintomas da menopausa, como suores, dores de cabeça e insônia, em 80% das mulheres. Houve ainda redução no colesterol e no peso.


Para regularizar o intestino, a atriz Claudia Alencar, 50 anos, incorporou a semente (rica em fibras) em sua alimentação por recomendação do nutricionista carioca João Curvo. "Coloco uma colher (sopa) de sementes de molho em um copo de água à noite e, no outro dia pela manhã, bebo a água com as sementes."


Sementes de linhaça foram achadas em tumbas egípcias. Na Idade Média, elas chegaram a ser usadas como amuleto contra a feitiçaria. Atualmente, seus poderes vêm sendo cada vez mais divulgados, em breve se tornará um grão tão popular quanto a soja.


O óleo de linhaça

Nos últimos anos, a linhaça (Linum usitatissimun – LINACEAE) vem ganhando um espaço cada vez maior graças aos benefícios que ela pode promover para nossa saúde. O óleo de linhaça é a principal fonte de ácido alfa-linolênico, lignana, ácido linoléico e vitamina E, e é extraído de suas sementes por compressão a frio, fato que preserva sua atividade funcional.

O ácido alfa-linolênico é uma gordura pertencente à família dos ácidos graxos ômega-3 e há algumas décadas vem sendo extensivamente pesquisado e seus benefícios comprovados. As pesquisas relacionaram a deficiência do ômega-3 a várias patologias, tais como câncer, doenças cardiovasculares, processos inflamatórios e doenças auto-imune, obesidades, diabetes mellitus, desordens da pele, desconforto mamário, tensão pré-menstrual, depressão, osteoporose e esclerose múltipla. Estudos demonstram que o óleo de linhaça reduz o colesterol total e o mau colesterol, conferindo proteção cardiovascular além de agir como antiinflamatório ao lupus-eritematoso e como antialérgico.
A lignana é o fitoestrógeno mais pesquisado recentemente pelos cientistas e oferece proteção contra doenças sensíveis aos hormônios sexuais, como o câncer de mama, endométrio e da próstata (no caso do homem) e problemas do cólon, além de ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. Estes benefícios estão relacionados ao fato da lignina ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio.
O ácido linoléico ou ômega-6 é utilizado como fonte de energia e matéria-prima do tecido nervoso e de substâncias que regulam a pressão arterial, coagulação, freqüência cardíaca, dilatação vascular, resposta imune, quebra de gorduras, tensão pré-menstrual e mastalgia (dor na mama).

1- Mais do trabalho da Nilce Bravo em: http://picasaweb.google.com.br/nilcebravo/Linhaca#


-- 

ACESSE o BLOG DE GERALDO MOTA


Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog