sábado, 11 de fevereiro de 2012

A BARREIRA DA LINGUA E DAS CULTURAS ORIENTAIS

A dificuldade que temos de entender culturas diferentes, principalmente as orientais, deixa-nos incríveis barreiras - algumas delas impostas pelo preconceito, outras pelo tabu. Na realidade, temos imaginado, desde criança, que o oriente é terra misteriosa de piratas, espiões, dragões, ninjas, serpentes e figuras assustadoras incapazes de amar, de cantar, de sonhar e de conviver com a paz. Somente há pouco tempo, com o advento da internet, os mistérios do oriente têm sido relativizados - mais amplamente - trazendo para nosso cotidiano a beleza, a poesia e o encantamento dessas culturas. Conciliando a tradição milenar do seu povo, com seus usos e costumes bem característicos, mesmo na adversidade de eventos naturais e de enfrentamentos históricos de grandes proporções, conseguiram os japoneses atingir um estágio avançado, tanto no progresso sócio-econômico, na conquista tecnológica como na qualidade de vida da população. A escrita e a língua japonesa, sem dúvida, sempre foram fatores muito fortes a acentuar as distâncias que existem entre nossas culturas.Contudo, mesmo que diante de uma forte migração nipônica que faz da cidade de São Paulo uma imensa comunidade japonesa, pela sua importante contribuição econômica ao país, pela acentuada influência na culinária e nas artes marciais, tem sido negligenciado o ensino do seu idioma, pequena a divulgação das demais artes - com ênfase à música e à pintura - segmentos culturais onde se destacam grandes mestres, de todas as épocas, sempre valorizados e admirados nos demais países civilizados. Ao que me parece, com o incremento dos laços comerciais entre o Brasil e a China, em relação aos chineses, esse erro está sendo revisto, de vez que já se observa um aumento na oferta de cursos de mandarim. Nesse sentido, deveria estar havendo - também - idêntico cuidado em relação às culturas japonesa, coreana e indiana que muito têm a contribuir, não só no contexto material do lucro, da expansão industrial e financeira,  mas de forma mais ampliada, pelos valores tradicionais, da maior importância, os quais precisam ser considerados e absorvidos pelo o mundo ocidental. 


Os japoneses têm uma especial sabedoria no lidar com a Natureza, com o Tempo, com o Sagrado e com a Vida. A capacidade de superação desse povo é invejável e tudo se encaminha, culturalmente, para colocá-los num estágio cultural que se torna - cada vez mais - não somente invejável, mas de fato merecedor de ser copiado pelo povo ocidental, principalmente pelos brasileiros que ficaram, na perspectiva de diversos sentidos, diametralmente distantes do Sol Nascente.

Para ilustrar o que acima identificamos, apreciemos a beleza e a importância refletida nesse vídeo acessível com o link:  


歩き続けよう。歌た歌手わ。佐野愛美。かわいそうなかたです.

  

Tradução da Música
Com duas pernas, eu quero caminhar, quero correr.
Com dois braços, eu quero ficar de mãos dadas e abraçar.
São coisas simples, que qualquer um consegue fazer.
São coisas tão pequenas, mas que eu não consigo fazer.
Mas tudo bem se eu acreditar que a felicidade um dia
Certamente baterá à porta daqueles que se esforçam....
Com meu coração, continuarei a caminhar.
Colocarei minha alma nesta caminhada.
Eu vou me esforçar, então, por favor, não desista também.
E vamos continuar a caminhar.
Com duas pernas, eu quero caminhar, quero correr.
Com dois braços, eu quero ficar de mãos dadas e abraçar.
Sinto-me mortificada, meus sentimentos úmidos pelas lágrimas.
Não consigo aceitar e sinto-me mortificada com isso.
Mas tudo bem se eu acreditar que aqueles que mantêm um sorriso,
Com certeza chegará um dia em que irão perceber
Que apenas o fato de estar vivo já é maravilhoso.
Com meu coração, continuarei a caminhar.
Colocarei minha alma nesta caminhada.
Eu vou me esforçar, então, por favor, não desista também.
E vamos continuar a caminhar.
Eu sou grata simplesmente por estar viva...

Cantora: Manami Sano
Que lição de vida! Para qualquer um, seria um drama. Mas ela ainda tem uma voz suave, um rosto meigo e alegria...



Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog