---------- Forwarded message ----------
From: MANOEL RAMIRO ´JUNIOR RAMIRO <casadorabico@yahoo.com.br>
Date: 2009/3/20
Subject: DOIS PARAGUAIS NO MAPA DE SÃO PAULO E A CONFUSÃO QUE SE DEVE EVITAR AO DEPARARMOS, LOGO À FRENTE, COM SERRA, COM DILMAS E COM MORROS.
To: GERALDO MOTA <geraldomotacoelho@gmail.com>
From: MANOEL RAMIRO ´JUNIOR RAMIRO <casadorabico@yahoo.com.br>
Date: 2009/3/20
Subject: DOIS PARAGUAIS NO MAPA DE SÃO PAULO E A CONFUSÃO QUE SE DEVE EVITAR AO DEPARARMOS, LOGO À FRENTE, COM SERRA, COM DILMAS E COM MORROS.
To: GERALDO MOTA <geraldomotacoelho@gmail.com>
Caro conterrâneo,
Sei da sua preferência pela Mãe do PAC, respeito suas convicções, mas o tema do momento é outro. Minha preocupação, no momento, é com a geografia politica, ou melhor, a corografia mais exatamente, pois Minas, sendo nascentes dos principais rios que formam, inexoravelmente à jusante, as bacias brasileiras, até as sulinas mais distantes, é preciso que se convençam todos de que também somos a caixa d'água - mineral, radioativa, salutífera, cristalina e necessária --, de que todo o Brasil carece e se beneficia Veja o comentário anexo.
Livro traz o Paraguai duas vezes em mapa e inverte o Uruguai
-
Para Serra, o fato de o material didático distribuído em escolas públicas de todo o Estado mostrar duas vezes o Paraguai em um mapa da América do Sul "não é um erro grave".Serra atribuiu a informação equivocada a um possível "erro de impressão". "Ninguém acha que existam dois 'Paraguais'. Não é um erro que alguém possa ignorar", explicou.O governador admitiu responsabilidade da Secretaria da Educação na falha, porém repartiu a culpa com a Fundação Vanzolini, contratada para fazer a publicação."Houve duas falhas: da empresa contratada e da secretaria, que deveria ter revisado o material", afirmou o governador. Segundo Serra, o recolhimento e a reposição dos livros didáticos serão pagos pela Fundação Vanzolini, sem custos para o Estado.Para o governador Serra, trata-se de um errinho de nada, que poucos estudiosos iram observar, até porque, para estar correto, o Paraguai não ficaria bem se fosse legítimo pois, segundo a tradição já firmada, desde o tempo de Solano Lopes, tudo ali tem que continuar mesmo é falsificado. O Duque de Caxias tinha lá suas razões!
Geografia é coisa que o governador de S. Paulo não entende muito bem, como também nada entende de história e seria importante, no momento, que os paulistas ficassem atentos a esse fato e pudessem diferenciar, no mapa do bom senso, o que seja serra e o que seja morro, para não seguirem na rota incerta na hora de escolher o nome do novo presidente do Brasil. Afinal, atrás e na frente de Serra, de norte a sul, de leste a oeste, tem também morros atrás de morros, sendo que as estradas melhores e mais seguras, sem muitas subidas e descidas, são as que passam pelas minas e pelas gerais até chegarem no Planalto Central que foi construído por um mineiro. E aquele mineiro, por sua vez, fez muito mais para São Paulo do que fez para Minas Gerais, sendo que agora, um outro mineiro, mais clarividente, contornando as sinuosidades e escarpas da política paulista, editará um livro com a geografia correta, para todo o Brasil, ficando os nortes e demais pontos cardeais muito bem delineados e visíveis a partir do mapa mediterrâneo, altaneiro e dadivoso de Minas.
Professor Manoel Ramiro.
--
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário