sábado, 15 de agosto de 2015

BANDOLIM E ACORDEOM



BANDOLIM.... Já me esquecia deste instrumento que é indispensável numa boa roda de chorinhos e chorões. Em Minas Novas o maior instrumentista que tinha no bandolim o apoio de sua arte, foi o grande CANUTINHO RAMOS e me parece que não surgiu ninguém para imitá-lo ou substituí-lo. Sempre gostei muito desse instrumento, por considerá-lo nobre, tendo adquirido um deles e dado-o de presente a uma de minhas filhas que, no entanto, não se revelou vocacionada para a música instrumental. Contudo, tenho a satisfação de ter propiciado a meu grande amigo e conterrâneo - na época ainda uma criança - PEDRO MORAIS, cantor, compositor e instrumentista de reconhecimento nacional, que iniciou seu aprendizado naquele instrumento que com ele ficou emprestado por algum tempo, até que adquirira o seu, particular. Quando vim de muda para Belo Horizonte, fiz doação dele a meu afilhado PAULO ALEXANDRE que se mostrou motivado a aprender executá-lo. O mesmo aconteceu com um órgão elétrico completo (teclado) que deixei com meu sobrinho Matheus Mota e um acordeom TODESHINNI, de 80 baixos, que ficou com o Felipe da Baixa Quente. Sempre gostei de instrumentos musicais e, quando ainda menino, meu pai comprou para mim um pistom, incentivando-me aprender música com o Maestro Zezinho: não me adaptei com a embocadura desse instrumento de sopro e o repassei, também por doação, ao acervo do Grêmio, tendo servido a vários aprendizes. Violões tive vários deles e todos acabaram em mãos de alguns seresteiros amigos que souberam dar função melhor que a de decorar a parede de minha casa. Estou adquirindo um violino. Não sei quem vai executá-lo. Talvez algum dos meus netinhos.

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog