quinta-feira, 27 de agosto de 2015

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ



---------------------------------------------------------


Para que houvesse essas procissões, que eram recorrentes em Minas Novas, em épocas assim, o saudoso vigário Cônego Barreiros, que era sacerdote culto, piedoso e ardoroso devoto do "Cristo Crucificado",  mandou que se colocassem cruzeiros de madeira, a partir da Igreja de São Francisco, em frente da Igreja do Rosário, na Gruta, na encruzilhada da estrada da Barragem, no Achará, na Cava Funda, no Espanta Moleque, no Tope e, dali em diante, de quilômetro em quilômetro, passando-se pela cabeceira do Bom Sucesso, indo ate uma capela rústica que ficava no Morro Redondo, próxima ao Ribeirão do Meio.
--
Essas cruzes, pelo menos a maioria delas, viraram carvão ou perderam seus braços. E, como nos lembrava nossa saudosa Mãe, sem os braços não há como abraçar, benzer e abençoar.
--
Nesse sentido, seria muito bom que se pensasse em reconstruir esse itinerário de penitência, recompor as cruzes e levarmos, até os pés de cada um desse símbolo cristão do Martírio de Jesus Cristo, as pedras de nosso pedido de perdão e a nossa fervorosa súplica pela bênção que, certamente, virá no formato da benfazeja chuva de que tanto estamos necessitados.
--
Somente para recordar, no Calendário Romano o dia dedicado à Santa Cruz é 14 de setembro e esta data está próxima.
--
Além das pedras, seria bom que se plantassem, ao redor da Cruz, algumas mudas de “saudades” e também de “esperanças” que devem, mesmo faltando água, serem irrigadas com nossas lágrimas.
--
Exaltação da Santa Cruz
------------------------------------------
 

Ícone russo da Festa da Exaltação da Santa Cruz por Gury Nikitin, 1680. Galeria Tretyakov, Moscou,Rússia.

------
Esta festa é chamada em Grego de ψωσις το Τιμίου Σταυρο e em Latim de Exaltatio Sanctae Crucis (literalmente, "Exaltação da Santa Cruz"[nota 1] ). Em algumas partes da Comunhão Anglicana a festa é chamada Santo Dia da Cruz, um nome também utilizado por Luteranos. A celebração é às vezes chamada Festa da Cruz Gloriosa.[1]
No calendário litúrgico cristão há várias Festas relacionadas à Cruz, todas com a intenção de relembrar a crucificação de Jesus Cristo, evento central da fé, como diz o apóstolo São Paulo: "nós pregamos a Cristo crucificado, que é para os judeus, na verdade, uma pedra de tropeço, e para os gentios uma estultícia; mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."[2] Enquanto a Sexta-Feira Santa é dedicada à paixão e Crucificação, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de Setembro, celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.
Santo André de Creta diz: "Celebramos a festa da cruz; por ela as trevas são repelidas e volta a luz. Celebramos a festa da cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro."
Segundo a tradição, a Vera Cruz foi descoberta em 326 por Helena de Constantinopla, mãe do Imperador Constantino I, durante peregrinação à cidade de Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro foi construída no local da descoberta, por ordem de Helena e Constantino. A igreja foi dedicada nove anos após, em 335, com uma parte da cruz em exposição. Em 13 de Setembro ocorreu a dedicação da igreja e a cruz foi posta em exposição no dia 14, para que os fiéis pudessem orar e venerá-la. Em 614 os persas invadiram a cidade e tomaram a cruz, que foi recuperada pelo Imperador Bizantino Heráclio em 628. Após um ano em Constantinopla, a cruz retornou ao Santo Sepulcro.
A Exaltação da Santa Cruz é a festa principal dos Cônegos Regulares da Ordem da Santa Cruz.[3]

 

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog