sexta-feira, 28 de agosto de 2015

FIGUEIREDOS EM SERESTAS


POR FALAR EM GRANDES SERESTEIROS, quando morei em Itambacuri fiquei conhecendo dois dos melhores violonistas e cantores de modinhas, com os quais tive oportunidade de conviver, até hoje nesses meus anos de vida. E, para minha agradável surpresa e felicidade, ambos são naturais de MINAS NOVAS, embora poucos conterrâneos certamente haverão de se lembrar deles. Eram eles primos e nasceram, ambos, na zona rural, na região do Setúbal, na Fazenda do Riacho, sendo eles da tradicional família Figueiredo que, ainda nas décadas de 1950-1960 abandonaram esta região e se mudaram para a região naquela época conhecida como "Mata do Mucuri", boa parte deles fixando-se como fazendeiros nos municípios de Itambacuri, Teófilo Otoni, Carlos Chagas e Nanuque. Refiro-me ao excelente dentista JOSÉ JOÃO GONÇALVES DE FIGUEIREDO (fIlho de Dona Virgínia Niza Figueiredo) e ao grande advogado e pecuarista DR. JOSÉ TRANSFIGURAÇÃO FIGUEIREDO (filho de Inhô Figueiredo) dos quais tenho as mais ternas lembranças, das diversas serenatas em que delas participei como admirador e "carregador do litro", inclusive em excursões inesquecíveis que fizemos à Vitória (ES) e à Conceição da Barra. Guardo, com muito carinho, gravações em fita K-7, de um desses eventos, ocorrido há mais de 40 anos e não me canso de ouvir e me embevecer pela beleza e pela qualidade artística daqueles dois artistas. Do meu amigo José João não sei por onde anda, pois sei que o mesmo havia se mudado para Brasília. Quanto ao Dr. José, com quem frequentemente me encontrava, sempre que ia a Itambacuri visitar amigos e parentes que lá residem, não deixava de ir até a sua casa para abraçá-lo e relembrarmos daqueles felizes tempos. Infelizmente esse ilustre e iluminado conterrâneo faleceu no ano passado. Escreveu vários livros e deles tenho um especialmente autografado, "CAMINHANTE", uma preciosidade de obra literária, fruto de sua imensa cultura e inspiração, em que relata com riquezas de detalhes e muita nostalgia a sua vida no Setúbal de Minas Novas, na Baixa Quente, nas Fazendas do Campestre e do Riacho e, também das Festas do Rosário e das serenatas que em Minas Novas tomou gosto pelo violão, na companhia de seus amigos de infância e juventude, Juvenato e Rodolfinho (filhos de Rodolfo Gomes) e do primo Agnaldo Neiva (pai de Getúlio Neiva, atual prefeito de Teófilo Otoni), e também do colega de pândegas e de escola, Lourival César (filho de Agenor Santos), todos que, por sinal, foram também grandes músicos e seresteiros. Como se vê, MINAS NOVAS é, portanto, berço de grandes nomes da literatura e da arte musical, um abençoado celeiro de artistas que se espalharam por todos os cantos de nosso país.

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog