sexta-feira, 25 de abril de 2008

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO



///-----------NESTE PRÓXIMO DOMINGO, dia 27 de abril, será o início das comemorações do SANTO PARÁCLITO na região de Minas Novas. A devoção ao Divino Espírito Santo, cuja festa culmina no DIA DE PENTECOSTES, (domingo, 11 de maio de 2008) é uma das mais antigas tradições de nossa terra e aí foi introduzida, ainda nos áureos tempos da mineração, pelos garimpeiros de origem judaica (sefarditas) cujo culto religioso era um misto de judaísmo com o cristianismo, resultante da obrigação (imposta pela Santa Inquisição) desses judeus de origens portuguesa e espanhola assumirem a condição de "cristãos-novos".

Essas celebrações antecedem o DIA DE PENTECOSTES, que na liturgia é celebrado no domingo, cinquenta dias após a Páscoa, lembrando quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo, sob a forma de línguas de fogo, segundo contas do Novo Testamento. Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos.

A devoção ao Divino encontrou solo fértil para florescer nas colônias portuguesas, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, como a Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América, e diversas partes do Brasil, através dos bandeirantes e mineradores que comemoravam o êxito de suas bandeiras e lavras, quando faziam doações, distribuiam roupas e alimentos e concediam favores aos escravos e índios catequisados.

A Festa do Divino (dia 11 de maio) é uma festa da Igreja Católica em que se celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria, reunidos no cenáculo (local da última ceia), marcando o nascimento da Igreja.

“Quando chegou o dia de pentecostes, eles se achavam reunidos todos juntos. De repente, veio do céu um ruído como o de um violento vendaval que encheu toda a casa onde eles estavam; então lhes apareceu algo como línguas de fogo, que se repartiram, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e se puseram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia exprimirem-se”. Relato bíblico (At 2,1-4)

É a festa de Pentecostes, que quer dizer qüinquagésimo dia depois da Páscoa, ou seja, é uma festa móvel. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Portanto, é uma festa de louvor a Deus, muito bonita e muito alegre.

As festividades começavam numa quinta-feira, quando era comemorada a Festa da Ascensão do Senhor, atualmente transferida para o domingo. Essa fase, que chamamos de preparatória, dura dez dias. Pela liturgia da Igreja, a festa propriamente dita é só no Domingo de Pentecostes.

Neste domingo, que será o início do GIRO DAS BANDEIRAS, haverá missa na comunidade de BANDEIRA GRANDE, de onde sairão as "folias" anunciando os festejos e solicitando donativos para os "imperadores".

O organizador dos "giros", neste ano, é ADÃO DOMINGOS que conta com a presença e a colaboração de todos os moradores das imediações da Bandeira Grande, Gravatá. Bandeirinha, Pau d'Óleo, São Benedito do Capivari, Quilombo do Mata Dois, Quilombo do Macuco, Morro Branco, Magalhães, Bau, Papagaio, Ribeirão do Meio, Bom Sucesso, Morro Redondo e outros, para que todos compareçam com suas bandeiras, fitas, flores, tambores, pífanos, pandeiros, caixas, sanfonas e reco-recos.

PROGRAMAÇÃO:

1. Inauguração do retrato de DURVAL FERREIRA COELHO, fundador da Bandeira Grande;
2. A partir das seis horas da manhã será servido o "CAFÉ" e logo após será iniciado o Terço Cantado, com a participação dos Congadeiros, em homenagem aos saudosos JOVELINO, ROSA, ZÉ ALVES, CHICO FÉLIX, MARIA MENÃ e familiares.
3. 09 HORAS:- Chegada dos patrocinadores da "Bandeira", DRA. SALETE SOARES, DONA ELISA MOTA e JOÃO MAGAL, cumprindo suas respectivas promessas por graças alcançadas.
4. 11 HORAS - Missa solene concelebrada pelos Padres FERNANDO, JÚLIO e LUCIANO;
5. 12:30 - ALMOÇO FESTIVO
6. 14 HORAS - Grande "FORRÓ" animado por CATUEIRO e seu grupo quente de forrozeiros.

Pede-se a todos muita ordem, com muita fé e alegria, e avisa que não será permitida a distribuição de bebidas alcoólicas, de qualquer natureza.

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog